30 janeiro 2008

Nota da CNBB sobre "pílula do dia seguinte"

Nota à imprensa
A intervenção do Arcebispo de Recife e Olinda, Dom José Cardoso Sobrinho, na questão da distribuição da pílula do dia seguinte pelo poder público no âmbito de sua Arquidiocese tem suscitado uma polêmica em nível nacional, e merece um adequado esclarecimento.
Em primeiro lugar, qualquer tipo de pílula anticoncepcional é um fármaco, que pode ter efeitos colaterais prejudiciais ao organismo da mulher, e seu uso deve ser acompanhado com adequados critérios clínicos, e mediante receita médica.

Dentre os anticoncepcionais, a assim chamada pílula do dia seguinte – também denominada contracepção de emergência – apresenta o agravante de ser abortiva. De fato, trata-se de um recurso usado para interceptar o desenvolvimento do concepto após uma relação sexual dita “desprotegida”, isto é, quando não foi usado um método anticoncepcional e se supõe que houve uma fecundação e o início de uma gravidez.

Para interceptar o concepto, essa pílula deveria ser ingerida dentro das primeiras 72 horas após a relação sexual que se presume tenha sido durante o período fértil da mulher e que tenha ocorrido a fecundação.

Na composição dessa pílula estão presentes os hormônios femininos estrogênio e progesterona em altas doses, segundo o protocolo de Iuzpe, e eles têm a função de alterar as fases do desenvolvimento da parede uterina (endométrio), impedindo assim a nidação (ou seja, a fixação no útero materno) da pessoa recém-concebida. O uso desses hormônios em alta dose pode acarretar sérias complicações à saúde da mulher, como os tromboembolismos. Além disso, sua ingestão nas primeiras 72 horas após a concepção provoca, na verdade, um aborto químico, tão gravemente imoral quanto o aborto cirúrgico. Por tudo isso, o uso da pílula do dia seguinte é moralmente inaceitável, ainda mais quando sua distribuição é feita de maneira indiscriminada e com o uso do dinheiro público.

Dom José Cardoso Sobrinho é movido por zelo pastoral e por fundamentadas motivações éticas, e sua iniciativa merece todo o nosso apoio.

Brasília – DF, 30 de janeiro de 2008.
Dom Antonio Augusto Dias Duarte
Médico, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e membro da
Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB

18 janeiro 2008

Primeira profissão religiosa

No dia 15/01, em Jaraguá do Sul SC, professaram seus primeiros votos de castidade, pobreza e obediência os seguintes fratres:

Da Província BM:
1. Fernando L. dos Santos
2. Geferson Schmitz
3. Gilberto Moises B. Mittelstaed
4. Renato Vicente Pohl

Da Província Chile:
1. Jaime Mori Diaz

No dia 16/01. em Barreiros SP, também professaram:

Da Província BC:
1. Ademir Joel Pedroso
2. Bruno Costa Ribeiro
3. Delion Kleber Soares
4. Leandro Rodrigues Lima
5. Lucas Luís Matheus de Mello
6. Marcos Rodrigues de Oliveira
7. Sérgio Shoiti Matumoto
8. Fábio Soares Raposo (MAR)
9. José Henrique Lima Borges (MAR)
10.José Marinho Sobrinho (MAR)
11.Washington Silva Costa (MAR)

Da Província BS:
1. Carlos Eduardo de Oliveira Pereira
2. Ramilson Raimundo de Moura

Vão professar os primeiros votos depois da Páscoa, para completar a formação e o tempo canônico exigido, os ainda noviços:
1. Diogo Antônio Manoel
2. Hugo Pereira de Souza
3. Jonathan Luiz Schneiders
4. Cleuber Alves da Silva

Ordenação sacerdotal na BM


Dia 12 de janeiro de 2008 o Diácono Jairson Hellmann, da Província Brasileira Meridional, foi ordenado sacerdote na cidade de Joinville, onde residem seus pais. Foi ordenante o dehoniano D. Wilson Tadeu Jönk, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. Padre Jairson é sobrinho de outro padre Dehoniano, P. Leonardo Hellmann, e terá como primeiro trabalho a formação dos seminaristas menores em Rio Negrinho.

10 janeiro 2008

Preparação aos votos perpétuos

Acontece em Brusque SC, na Casa Padre Dehon, o retiro latino-americano de preparação aos votos perpétuos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. São 13 fratres que participam, de cinco províncias. O encontro iniciou no último dia 03 de janeiro e encerra-se no dia 31 de janeiro.



clique na imagem para ampliar

Participam do retiro: fratres Bruno Roque dos Santos, Reginaldo José de Souza, João Batista Máximo, Luiz Cláudio Casarim e Emerson Pereira Vieira, da província BC; fratres Luciano José Toller, Magnos José Baron Caneppele e o irmão Ademir Jacó Pohl, da província BM; frater José Egito Freire, da província BS; fratres Moisés Mendonza e Hugo Salas, da província AR; e fratres José Gregório Gonzaléz Benitez e Ángel Antonio Volcán Lara, da província VEN.

Novo CD de pe. Joãozinho


"O povo será amigo do padre e da Igreja quando o padre se tornar amigo do povo". (Pe. João Leão Dehon)

Inspirado no grande lema da vida do francês João Leão Dehon, fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Padre Joãozinho, quinze anos de sacerdócio, lança o 11º CD por Paulinas-Comep: Ecce Venio - Sacerdote para sempre. Mais uma vez, deixa explícito o lema que permanece inspirando todos os que, como ele, Pe. Anísio José e Pe Zezinho, participam da Família Dehoniana: Ecce Venio (em latim, 'eis-me aqui')."Se você prestar bem atenção, nossos livros e canções têm esta marca registrada: somos padres do coração", avisa. "Faz algum tempo que este fogo queimava novas canções em meu interior", diz, apresentando o trabalho, também um resgate dos quinze anos dedicados à vida sacerdotal e à comunicação.

Leia mais - clique aqui