Noviciado Pe. Dehon, Dumalinao, 13 de Fevereiro de 2008
Estes meses vividos aqui no noviciado foram tempo especial de oração, leitura, meditação, serviço, fé... que seja feita a Sua vontade. Obrigado pelas orações.
Na Assembléia do Distrito SCJ das Filipinas, devido aos acontecimentos do ano passado, ficou decidido que não retorno à Paróquia de Kumalarang para trabalhar. Ficou também decidido que por 2 ou 3 anos serão colocados padres das Filipinas e da Indonésia para trabalhar nesta paróquia. Não serão colocados padres da Europa e da América até que a situação melhore. Ficou também decido nesta Assembléia que se a situação não melhorar em 2 ou 3 anos então deveremos entregar a paróquia de Kumalarang e assumir trabalho pastoral em outro lugar.
Quanto a mim, fui transferido para Cagayan de Oro. O nome é meio estranho, mas é isso mesmo...hahahá. Fica a 250 km da paróquia onde eu estava trabalhando. Cagayan de Oro é uma cidade com mais de meio milhão de habitantes.
Em Cagayan estão nossas casas de formação: Propedêutico, Filosofia e Postulantado e temos uma paróquia. E também a sede do Distrito SCJ das Filipinas, onde moram o Superior e o Tesoureiro/Secretário do Distrito SCJ das Filipinas. As três casas de formação estão construídas no mesmo terreno, mas são separadas umas das outras.
Eu vou ser pároco e formador ao mesmo tempo. Vou ser o formador responsável pelo Propedêutico e pároco de Dansolihon, uma capelania que fica na área rural, nas montanhas, e que tem 25 comunidades. Esta é uma área que os Dehonianos atendem há vários anos e que virou capelania no ano passado. É o lugar onde nossos seminaristas e padres têm oportunidade de trabalho pastoral nos finais de semana.
Em fevereiro e março vou estar ajudando aqui no noviciado. Em abril vou para a cidade de Cagayan de Oro e começo a visitar as comunidades. O Propedêutico começaa em junho. O ano letivo aqui nas Filipinas é diferente daí. O ano letivo aqui começa em junho e termina em março. Abril e maio é ferias nas escolas.
Em julho, de 2 a 21, acontece o curso de formação permanente para SCJ que trabalham em paróquia e vai ser aqui em Manila, capital das Filipinas. O primeiro curso foi no ano passado na Argentina, em espanhol, e agora será aqui, em inglês. Virão SCJ da América, África, Europa e Ásia. Somos um grupo de SCJ preparando este evento e me colocaram como coordenador deste curso de formação permanente. Estamos tendo várias reuniões para organizar o encontro.
Vai ser um primeiro semestre com várias atividades acontecendo ao mesmo tempo, mas há tempo suficiente e a graça de Deus não vai faltar, com certeza.
Estou bem, estou em paz. Estou feliz por poder continuar servindo com alegria. Deus seja louvado. Conto com suas preces. Conte com a minha também. Continuemos unidos na oração e na missão. Com simplicidade,
Pe. Vilsom Basso,SCJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário