14 fevereiro 2008

Notícias da Filipinas

Noviciado Pe. Dehon, Dumalinao, 13 de Fevereiro de 2008

Estes meses vividos aqui no noviciado foram tempo especial de oração, leitura, meditação, serviço, fé... que seja feita a Sua vontade. Obrigado pelas orações.
Na Assembléia do Distrito SCJ das Filipinas, devido aos acontecimentos do ano passado, ficou decidido que não retorno à Paróquia de Kumalarang para trabalhar. Ficou também decidido que por 2 ou 3 anos serão colocados padres das Filipinas e da Indonésia para trabalhar nesta paróquia. Não serão colocados padres da Europa e da América até que a situação melhore. Ficou também decido nesta Assembléia que se a situação não melhorar em 2 ou 3 anos então deveremos entregar a paróquia de Kumalarang e assumir trabalho pastoral em outro lugar.
Quanto a mim, fui transferido para Cagayan de Oro. O nome é meio estranho, mas é isso mesmo...hahahá. Fica a 250 km da paróquia onde eu estava trabalhando. Cagayan de Oro é uma cidade com mais de meio milhão de habitantes.
Em Cagayan estão nossas casas de formação: Propedêutico, Filosofia e Postulantado e temos uma paróquia. E também a sede do Distrito SCJ das Filipinas, onde moram o Superior e o Tesoureiro/Secretário do Distrito SCJ das Filipinas. As três casas de formação estão construídas no mesmo terreno, mas são separadas umas das outras.
Eu vou ser pároco e formador ao mesmo tempo. Vou ser o formador responsável pelo Propedêutico e pároco de Dansolihon, uma capelania que fica na área rural, nas montanhas, e que tem 25 comunidades. Esta é uma área que os Dehonianos atendem há vários anos e que virou capelania no ano passado. É o lugar onde nossos seminaristas e padres têm oportunidade de trabalho pastoral nos finais de semana.
Em fevereiro e março vou estar ajudando aqui no noviciado. Em abril vou para a cidade de Cagayan de Oro e começo a visitar as comunidades. O Propedêutico começaa em junho. O ano letivo aqui nas Filipinas é diferente daí. O ano letivo aqui começa em junho e termina em março. Abril e maio é ferias nas escolas.
Em julho, de 2 a 21, acontece o curso de formação permanente para SCJ que trabalham em paróquia e vai ser aqui em Manila, capital das Filipinas. O primeiro curso foi no ano passado na Argentina, em espanhol, e agora será aqui, em inglês. Virão SCJ da América, África, Europa e Ásia. Somos um grupo de SCJ preparando este evento e me colocaram como coordenador deste curso de formação permanente. Estamos tendo várias reuniões para organizar o encontro.
Vai ser um primeiro semestre com várias atividades acontecendo ao mesmo tempo, mas há tempo suficiente e a graça de Deus não vai faltar, com certeza.

Estou bem, estou em paz. Estou feliz por poder continuar servindo com alegria. Deus seja louvado. Conto com suas preces. Conte com a minha também. Continuemos unidos na oração e na missão. Com simplicidade,
Pe. Vilsom Basso,SCJ

Nenhum comentário: