17 maio 2011

Dehoniano no Congresso Internacional "Justiça e Globalização", em Roma



Nos dias 16-18 de maio de 2011 o Pontifício Conselho de Justiça e Paz promove, em Roma, um Congresso Internacional sobre “Justiça e Globalização”, para comemorar os 50 anos da Mater et magistra, de João XXIII, e estudar o itinerário da Doutrina Social da Igreja (DSI) até a Caritas in veritate, de Bento XVI. Foram convidados Pe. João Carlos Almeida, scj – diretor geral da Faculdade Dehoniana e a Professora Rosana Manzini, diretora do CELDE (Centro de Estudos Léon Dehon), que se dedica ao estudo e difusão da DSI e participa da REDLAPSI (Rede Latino-americana do Pensamento Social da Igreja).
O primeiro dia foi dedicado a uma introdução geral, em plenário, no Centro de Congressos da Conferência Episcopal Italiana, e audiência privada com o papa, no Vaticano. Bento XVI pronunciou uma mensagem ao grupo de 200 participantes, dos cinco continentes.
Na jornada do segundo dia os participantes se reuniram por continentes e debateram “justiça e política” à luz da DSI. No último dia, novamente em plenário, cada continente teve a oportunidade de relatar algumas experiências concretas de aplicação da DSI.

Nenhum comentário: