Mensagem pelo Dia dos/as Religiosos/as
Irmãs e irmãos caríssimos!
Em sintonia com todas e todos vocês, celebramos o dia da vocação a vida religiosa consagrada. Fazemos memória da aliança que o Deus da vida selou conosco e que se realiza através do testemunho profético suscitado pelo Espírito.
O encontro entre as mulheres, Maria e Isabel, visibiliza o pacto de amor solidário, o sonho de libertação, a paixão pela vida, entrelaçando mística e mistério, promessa e espera. Ambas, no silêncio de seu ventre, trazem o filho prometido, voz que toma forma e se faz Corpo, anunciando um tempo novo para a história da humanidade.
Atitude de acolhida das duas mulheres, fecunda e recria a sensibilidade humana, coloca-nos em movimento de ir e vir ao encontro da outro/a, gerando histórias partilhadas na cumplicidade da fé e da esperança.
Celebrar é recordar que a vida religiosa consagrada é um constante caminhar, uma história feita de buscas e de encontros. Ao viver criativamente o seu hoje, ela é chamada a mobilizar as melhores de suas reservas, a desbloquear os dinamismos interiores, sacudir situações de conformismo e atitudes paralisantes de acomodação, para dar vida a boa notícia de Jesus de Nazaré.
O mistério da encarnação atualiza-se sempre que o carisma recebido se encontra com a realidade carregada de contradição e aceita ser re-traduzido nos novos contextos e espaços. Como Maria, arca da aliança, se faz próxima e oferece a si mesma, a VRC é chamada a ser presença, serviço e cuidado para dignificar a vida dos pobres e excluídos.
Parabéns para você, religiosa e religioso, que celebra com ousada alegria os caminhos do encontro, recriando relações feridas, numa cultura planetária.
Que a presença amorosa do Espírito que nos habita, rompa com as forças desintegradoras de ‘Babel’ presentes em nosso meio e continue soprando o hálito vital do diálogo que nos faz entrar na dinâmica transcendente das novas relações.
Ir. Maris Bolzan, SDS
Presidente da CRB Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário