20 setembro 2006

Campanha da Fraternidade 2007


"Vida e missão neste chão"
Fraternidade e Amazônia

Na parte superior do cartaz, a terra seca e rachada representa a realidade de algumas partes da Amazônia durante a estiagem e adverte que, sem o devido cuidado, toda a região pode ser destruída.

A abundante presença da água lembra que a Amazônia é uma importante reserva de água doce no planeta, além de transmitir uma sensação de transparência, força e vitalidade.

O elemento principal do cartaz é a vitória-régia, conhecida pelos índios como “panela de espíritos”. Considerada um dos símbolos da Amazônia, essa planta é forte e tem raízes profundas que tocam o leito do rio; ao mesmo tempo, é sensível, assim como o povo nativo da região, que sobrevive com muita garra, mas precisa do apoio fraterno de toda a sociedade brasileira.

As três flores brancas e amarelas têm extrema relevância no cartaz, uma vez que representam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Essas flores lembram que a Amazônia é obra de Deus Criador e Providente entregue aos nossos cuidados.

A criança representa os índios e toda a comunidade da região, suas crenças, sonhos e esperanças. Seu olhar inocente e o sorriso sutil são um convite à superação das dificuldades e à construção de um futuro melhor para a Amazônia.

Ao mostrar o contraste entre a terra seca e a exuberância da água, o cartaz chama a atenção para a devastação da Amazônia e o descaso com a vida. Representa a esperança de encontrar uma solução para os conflitos da região com base na solidariedade e no respeito às diferenças.

Leia mais sobre a CF 2007 - clique aqui

Fonte: CNBB

8 comentários:

Anônimo disse...

Acho que c depois disso o povo ainda nao acordar que a Amazonia tem q ser salva, nós estamos mesmo perdidos. Espero q essa concientização dê bons frutos, pois c nós mesmos de hj (algumas pessoas neh) jah nos sentimos ameaçados, imagine o povo do futuro como estará. Como dizem, antes tarde d q nunca.
Vamos!!!!

Anônimo disse...

Bem eu como catequista de Crisma tenho como missão alertar os jovens sobre nosso planeta e sobre o que Deus espera que façamos para ajudar a casa d'Ele que abriga bilhões de pessoas, e a Amazônia não é só importante para os brasileiros mas sim para todos os povos também e temos que divulgar o que está acontecendo com ela e dar as mãos para salvar esta floresta que é o maior patrimônio que o Brasil tem.

luana disse...

eu acho isso uma ideia fassinante eu tenho 10 anos eu concordo em vcs vazerem isso eu queria saber se vcs tem orkut bem que seria muito bom vcs terem uma comunidade e tbm um msn para se comunicar com as pessoass

luana disse...

pe tam muitas pesasoas q querem participar desse projeto eu to fazendo um trabalho para escola e ta falando disso por isso eu me enteresei by

Anônimo disse...

pe tam muitas pesasoas q querem participar desse projeto eu to fazendo um trabalho para escola e ta falando disso por isso eu me enteresei by

Anônimo disse...

acho que esse tema foi muito importante, mas mesmo assim acho que vai ser dificil concientizar as pessoas

Anônimo disse...

Gente prescisamos defender o que é nosso e a Amazonia faz parte de nosso Brasil, faz parte de nos

Anônimo disse...

Achei muito bom. Tinha que fazer um trabalho sobre isso..