25 julho 2008

3º dia do Capítulo Provincial da BC

Os temas tratados neste dia (23 de julho) foram sobretudo dois: Projeto missionário da Província e caixa comum.
Na parte da manhã, P. Renato Kuhnen apresentou a realidade do setor 6 (Mato Grosso). P. Ademir V. de Paula projetou o audiovisual sobre os 25 anos da presença dehoniana, retomando assim a história e as atividades aí desenvolvidas. Um banner com a cruz dehoniana dentro do mapa do Estado do Mato Grosso diz:
NESTA TERRA, NESTE CHÃO... DEHONIANOS EM MISSÃO: 25 ANOS NO MATO GROSSO.
Cogita-se na criação do Distrito do Mato Grosso, o que a assembléia capitular vê com bons olhos. Neste setor temos atualmente 1 bispo dehoniano (prelazia de Paranatinga), 15 padres e 5 fratres (em tirocínio), 14 seminaristas, 2 casas de formação (Propedêutico e Filosofia) e 8 paróquias.
Projetos missionários da Congregação. P. Cláudio Weber, assistente geral, fez um retrospecto do nosso empenho missionário nos últimos anos e expôs o projeto "Missão em Angola" na África, iniciado em 2004, e o projeto do Equador, que foi a primeira missão ad extra da Congregação e de onde foram expulsos em 1896. Os dehonianos da Prov. Espanhola retornaram para lá 100 anos depois (1997). Foi apresentado um pedido do superior da Província da Espanha à BC para ajudar na missão do Equador.
O projeto Alemanha é outro projeto no qual estão presentes as Províncias BM e BC. O superior provincial, P. Paulo Hülse, leu a carta do superior da Província Alemã; manifesta alegria e gratidão pela presença dos nossos, que é muito positiva, e pede mais missionários. O P. Cláudio Weber também ressaltou quanto está sendo benéfica essa presença dos confrades brasileiros na Alemanha, como também em outros países onde temos missionários como República Democrática do Congo, Filipinas e Índia (onde estava o P. Pitz).
Os capitulares foram chamados a se pronunciar sobre esses e outros assuntos ligados ao projeto missionário da BC.
À tarde, caixa comum foi o tema principal, apresentado com uma apropriada reflexão do P. Mariano Weizenmann. Enfim, foram escolhidos os dois primeiros delegados da Província ao Capítulo Geral. Amanhã escolheremos o 3º representante e então comunicaremos os nomes.
No fim da tarde, Eucaristia com os jubilares de 2008, que foram todos lembrados. Estiveram presentes e deram o seu testemunho: P. Darci A. Hermes (25 anos de vida consagrada), P. Nicolau Kohler e P. Aloísio Knob (50 anos de vida consagrada), P. Augusto César Pereira e P. Oscar Longen (50 anos de ord. presbiteral).
A confraternização continuou no refeitório. É uma das mesas (?), que P. Augusto menciona no seu livro "As Três Mesas", escrito para comemorar o seu jubileu e que recebemos como brinde, muito significativo. A vida, o testemunho e a presença fraterna de todos os capitulares nos enriquece e fortalece. Obrigado a todos!

Nenhum comentário: