A Regional Recife da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realizou entre os dias 03 e 15 de janeiro no Juvenato Maria Auxiliadora na cidade de Carpina-PE a IV Etapa da Escola para Formadores e Formadoras com o tema "Liberdade para assumir a missão". Iniciada em julho de 2007, a Escola desenvolveu-se em quatro etapas que buscaram aprofundar temáticas que ofereceram aos participantes uma base para o trabalho com os formandos e as formandas em suas respectivas congregações. Participaram desta Escola diversos religiosos e religiosas de congregações presentes no Norte, Nordeste e no Sudeste do Brasil. A Província BS esteve presente através do Pe. Pedro Silva e do Pe. Gimesson Eduardo que aceitaram o convite feito pelo governo provincial para aderirem ao itinerário de capacitação na área da formação oferecido pela CRB. Pe. Pedro atualmente é formador no Centro Vocacional SCJ Norte em Paulista-PE e o Pe. Gimesson é vigário paroquial da Paróquia de São Pio X em Camaragibe-PE.
"A Escola foi para mim e para o grupo uma vivência da intercongregacionalidade! Partilhamos os carismas, as espiritualidades, o modo de encarar a missão, o jeito de trabalhar na formação e os desafios para atualizarmos nosso ser profético. Creio que crescemos como pessoa, como consagrados e nos modelamos melhor para assumirmos o serviço da formação! Todos os membros desta Escola, na particularidade de seu carisma e de sua missão, foram convidados a viver a sua consagração e o serviço na formação a partir da tríplice dinâmica da prontidão, disponibilidade e liberdade!" (Pe. Gimesson Eduardo, SCJ)
"A Escola de Formadores fui um momento de graça para mim, pois pude aprofundar meus conhecimentos e partilhar com os outros minhas experiências. Também tive a oportunidade de me conhecer melhor para poder colaborar melhor com o processo fomativo dos formandos que acompanho. Foi uma grande dádiva de Deus, pois nos enriquecemos com tantas experiências partilhadas pelos demais, criando assim um clima de amizade e de fraternidade em nosso grupo. Estou consciente da grande missão que tenho e dos desafios que preciso vencer, pois a Escola de Formadores me fez entender que estamos em um processo de crescimento e conhecimento, não estamos acabados, é preciso caminhar." (Pe. Pedro Silva, SCJ)