16 janeiro 2009

Bispos pedem paz na Terra Santa

"Parem a violência! Parem os assassinatos! Comecem a construir a paz!", é o pedido feito por bispos estadunidenses e europeus, durante visita à Terra Santa.
"Várias vezes escutamos esses gritos durante a nona visita da Coordenadoria de Conferências Episcopais à Igreja Mãe de Jerusalém, nesta terra dividida e doente. A violência em Gaza estava na boca e na mente de todos. Escutamos falar diretamente desta tragédia humana o pároco de Gaza, padre Manuel Musallam", iniciam os bispos na carta.
"Não pode haver paz a menos que as pessoas acreditem na paz. Não pode haver segurança a menos que haja segurança para todos. Não pode haver justiça a menos que haja justiça para todos nesta terra. A fé nos dá a esperança de que a justiça, a paz e o perdão são possíveis –uma convicção compartilhada por nossos anfitriões, o patriarca de Jerusalém, Sua Beatitude Fouad Twal, e a Assembléia dos Ordinários Católicos da Terra Santa. "
"Nós somos pastores, não líderes políticos, mas a voz dos crentes é vital para a busca da paz. A realidade de que cada pessoa humana é criada à imagem de Deus exige a dignidade para todos. A mensagem do Príncipe da Paz, nascido nesta Terra, nos recorda que a paz é possível. O povo que caminhava entre as trevas viu uma grande luz. A escuridão deste tempo dará passagem à luz", continuam.
Dirigindo-se aos líderes da comunidade internacional, pedem os bispos que os mesmos "trabalhem com os israelenses e palestinos para pôr fim à violência em Gaza e proporcionar com urgência a assistência humanitária necessária" pressionando "os israelenses e palestinos para que construam uma paz justa, com segurança para Israel e um Estado viável para os palestinos."

Encerrando a carta, concluem se dirigindo aos fiéis americanos e europeus: "intensifiquem sua oração pelo bem-estar da Igreja Mãe e pela paz em Jerusalém. Não tenham medo. Venham como peregrinos à Terra Santa e se encontrem com as comunidades cristãs vivas daqui. Unam-se a nós para convencer nossos governos de que alcançar a paz entre israelenses e palestinos é uma prioridade. Apoiem projetos concretos e a proximidade com as comunidades cristãs locais que estão lutando para sobreviver."
"Aos cristãos da Igreja Mãe na Terra Santa, dizemos: vemos em vocês o rosto marcado de Cristo, que perdoou tudo por nossa salvação. Não estão sós. Somos uma família, uma comunhão universal com Cristo. Escutamos seus gritos, como sofrem junto aos irmãos e irmãs de toda a comunidade. Asseguramos nosso amor, nossa oração e nossa contínua solidariedade. Pedimos que também vocês orem por nós", encerra a carta.

Nenhum comentário: