30 abril 2009
Dia do Trabalhador: mensagem da CNBB
Em mensagem para o Dia do Trabalhador, 1º de maio, divulgada hoje, o episcopado “confirma seu compromisso em favor dos direitos sociais do povo” e expressa “a solidariedade com todos os desempregados, vítimas da crise ou dos que se aproveitam dela”.
“Os princípios da Doutrina Social da Igreja - a dignidade da pessoa humana, a destinação universal dos bens da terra e a prioridade do trabalho sobre o capital - inspiram alternativas para uma nova ordem econômica, em vista de um mundo justo e solidário”, afirma a mensagem. A CNBB destaca que a crise “mostra a sua face mais cruel ao se deslocar do capital financeiro para o setor produtivo, dizimando milhares de postos de trabalho, na cidade e no campo”.
“A crise financeira e econômica é apenas uma parte da crise mais profunda que é social, política, cultural, ambiental, ética e espiritual. Todas essas dimensões devem ser consideradas com coragem e lucidez, na busca de uma saída sustentável.”
A CNBB “convida trabalhadoras e trabalhadores a manterem viva a fé, a esperança e a alegria em Jesus Cristo Ressuscitado”, encerra a nota.
29 abril 2009
Retiro dos Leigos Dehonianos - BM
Para participar, é preciso confirmar até dia 11 de maio a presença, através do e-mail leigosd@gmail.com
Pelo mesmo e-mail é possível obter maiores informações.
O leigo dehoniano é chamado a viver, no ambiente familiar, escolar, profissional, a vida de cristão e sua vocação batismal, de acordo com o carisma dehoniano do amor e reparação.
Informações sobre os Leigos Dehonianos, no site www.dehonbrasil.com/leigos
Declaração da CNBB contra redução da maioridade penal
O Brasil enfrenta uma onda generalizada de violências sob os mais variados aspectos e pontos de vista. São violências que vão desde a negação ou privação dos direitos básicos à vida até àquelas que geram insegurança, apreensão, medo.
Campanhas equivocadas criminalizam crianças, adolescentes e jovens como principais responsáveis dessas ações violentas, quando na verdade, frequentemente, os maiores culpados ficam totalmente impunes.
Os atos violentos, os crimes, o narcotráfico, envolvendo-os, a cada dia, em sua perversa trama, tiram-lhes as possibilidades de plena realização e os afastam de sua cidadania.
Neste contexto, o Senado volta a discutir a redução da maioridade penal com argumentos que poderiam ser usados também para idades menores ainda, como se esta fosse a solução para a diminuição da violência e da impunidade. A realidade revela que crianças, adolescentes e jovens são vítimas da violência. Muitas vezes são conduzidos aos caminhos da criminalidade por adultos inescrupulosos.
A CNBB entende que a proposta de redução da maioridade penal não soluciona o problema.
Importa ir a suas verdadeiras causas, que se encontram, sobretudo, na desagregação familiar, na falta de oportunidades, nas desigualdades sociais, na insuficiência de políticas públicas sociais, na perda dos valores éticos e religiosos, na banalização da vida e no recrutamento feito pelo narcotráfico.
Reafirma a CNBB que a redução da maioridade penal violenta e penaliza ainda mais adolescentes, sobretudo os mais pobres, negros, moradores de periferias.
Persistir nesse caminho seria ignorar o contexto da cláusula pétrea constitucional - Constituição Federal, art. 228 - além de confrontar a Convenção dos Direitos da Criança e do Adolescente, as regras Mínimas de Beijing, as Diretrizes para Prevenção da Delinquência Juvenil, as Regras Mínimas para Proteção dos Menores Privados de Liberdade (Regras de Riad), o Pacto de San José da Costa Rica e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instrumentos que demandam proteção especial para menores de 18 anos.
Crianças, adolescentes e jovens precisam ser reconhecidos como sujeitos na sociedade e, portanto, merecedores de cuidado, respeito, acolhida e principalmente oportunidades.
A Igreja no Brasil conclama os poderes públicos – Executivo, Legislativo e Judiciário – bem como a sociedade civil a debater o assunto. Urge a busca de soluções focadas nas políticas públicas que efetivem melhores condições de vida para todos, na implementação de medidas sócio-educativas previstas no ECA e no desenvolvimento de uma política nacional de combate ao narcotráfico, penalizando com maior rigor a manipulação e o aliciamento de crianças, adolescentes e jovens pelo crime organizado.
A Igreja Católica, através de suas comunidades eclesiais, pastorais, movimentos e entidades sociais, desenvolve projetos sócio-educativos, profissionalizantes, de recuperação de dependentes químicos e de atendimento a adolescentes autores de ato infracional, obtendo resultados que indicam à sociedade caminhos a partir de ações educativas e não punitivas.
A CNBB se une a todos os brasileiros que trabalham para que se cumpra a premissa básica da Constituição Federal, art. 227: “CRIANÇA E ADOLESCENTE PRIORIDADE ABSOLUTA” e reafirma sua posição contrária à redução da maioridade penal.
Indaiatuba, São Paulo, 24 de abril de 2009
28 abril 2009
Encontro Nacional dos Leigos Dehonianos
É com muita alegria que os Leigos Dehonianos do Nordeste convidam todos para o I Encontro Nacional dos Leigos Dehonianos que acontecerá nos dias 09 a 12 de outubro de 2009 na cidade de Fortaleza - Ceará.
E para dar visibilidade a essa comunidade de amor, que é a Família Dehoniana, é preciso fortalecer a nossa comunicação, integração, nossos laços de amizade, nossa comunhão com a mística.
Todos esses motivos nos levam a "Avançar para as águas mais profunda da justiça e do amor" e assim nos encontrarmos com muita alegria, disposição e entusiasmo, através de uma grande troca de experiências e convivência, para nos fortalecer mutuamente, nesta construção da Civilização do Amor tão idealizada por Pe. Dehon.
Orientações :
Local do Encontro: Centro Inaciano de Espiritualidade
Rua : Noguiera Acioly, 863 - Aldeota -Fortaleza-Ceará
Fone: 085 3231.04.25
Ponto de referência: Paróquia Cristo Rei
Inscrições via internet e programação : site http://sites.google.com/site/enaldce
Valor / Periodo das inscrições : R$ 50,00 - ( 01/05 à 15/07)
Valor Hospedagem : R$ 30,00 ( para os quatro dias)
OBS: Confirmar o horário de chegada antecipadamente ( até o dia 30/09/09 ).
Haverá uma equipe de recepção nos pontos de chegada: aeroporto e terminal de ônibus. O empenho de todos na concretização deste evento é mostra do fortalecimento de nossa comunhão e certamente se converterá em grande experiência deespiritualidade. Que o bom Deus e Pe Dehon abençoe todos.
Qualquer dúvida, favor entrar em contato com a Equipe de comunicação do ENALD/CE - ldehonianos@gmail.com
Leigos Dehonianos no Portal: www.dehonbrasil.com/leigos
Gripe suína assusta o mundo
Mais cedo, a OMS havia revisado sua escala de alerta de pandemia, dividida em seis pontos, e divulgado um relatório explicando cada fase. Segundo a OMS, a fase 5 do alerta corresponderia a um forte sinal de que uma pandemia é “iminente”. A fase cinco incluiria a transmissão em pelo menos dois países de uma mesma região. E a fase seis seria caracterizada por uma pandemia global, pelo espalhamento da doença em mais de uma região.
O surto de gripe suína iniciado no México já atinge outros seis países, segundo balanços divulgados pelas autoridades sanitárias locais. No México, 20 mortes provocadas pela doença foram confirmadas. O ministro da Saúde do país, José Angel Córdova, informou que o número de mortes pode chegar a 152.
O primeiro caso de contágio, segundo o ministro, teria surgido no estado de Oaxaca, no sul do país.
Informações sobre a gripe suína disponíveis no BLOG do Portal DEHON Brasil - www.dehonbrasil.com/blogs
Com informações das agências Efe, AFP e Reuters
Todos pela educação
Neste dia, apresenta a reflexão "O futuro do país depende das crianças; o futuro das crianças depende da educação; e o futuro da educação depende de cada um de nós".
O maior objetivo da campanha é garantir que todas as crianças até oito anos sejam alfabetizadas.
Entre as ações propostas está o convite para que cada pessoa ou entidade seja participante deste processo.
O Portal DEHON Brasil é parceiro do instituto desde 2007, e divulga suas atividades.
Para saber mais, acesse a página especial clicando aqui.
23 abril 2009
47ª Assembleia da CNBB
O tema “Formação Presbiteral: desafios e diretrizes” congrega 330 bispos em Itaici (Indaiatuba, São Paulo), na 47ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, apresentou o evento a jornalistas e destacou que “são muitos os assuntos que entram na formação do padre”.
Dom Orani elogiou a busca por uma boa formação intelectual, com muitos sacerdotes procurando se formar “com mestrado, doutorado, para se capacitar como professores e pessoas com certa autoridade para os diversos campos. Isso é uma retomada muito boa”.
Mas, segundo o arcebispo, “não basta o aspecto intelectual”. Não se pode esquecer do aspecto “vivencial, pastoral, de santidade, de busca de Deus e também de inculturação junto ao povo”. “É um trabalho muito ambivalente”, disse.
Dom Orani recordou que a CNBB já tem um documento sobre a formação presbiteral, mas que o tempo de vigência expirou, e um novo texto será discutido e aprovado pela Assembleia.
O secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara, sublinhou no site do organismo episcopal alguns desafios da formação dos seminaristas hoje. “Os seminaristas não são jovens de outro mundo, são jovens provenientes das famílias que nós temos, com todas as crises a que estão submetidas em nossa sociedade.”
“Eles vêm de um mundo pluricultural, globalizado, individualista, violento, marcado pela desvalorização da dignidade da pessoa humana, pelas tecnologias da informação, pela internet”, disse.
Além da formação presbiteral, a 47ª Assembleia da CNBB discutirá outros dois temas prioritários: “O Brasil na missão continental” e “Iniciação à vida cristã”.
Também estão em pauta o Ano Catequético no país (iniciado domingo passado, segue até o dia de Cristo Rei), assuntos de liturgia, mobilidade humana e Campanha da Fraternidade.
No domingo, dia 26, os bispos peregrinam à Catedral da Sé, em São Paulo, conduzidos pelo cardeal Odilo Scherer, para uma peregrinação em comemoração do Ano Paulino.
21 abril 2009
Nomeação do Superior Provincial da BM
Nomeado Superior Provincial da BC
da Província Brasileira Central para um primeiro mandato de três anos, com início no dia 8 de agosto de 2009.
Implora ainda a assistência do Espírito Santo sobre o novo Superior, para que, com fidelidade atenta e caridade fraterna, possa exercer este serviço aos irmãos, no respeito pelas nossas Constituições e segundo o exemplo de Cristo, manso e humilde de Coração.
O novo Superior Provincial farà a profissão de fé no início do seu mandato perante o Rev.do Pe. Paulo Hülse, para esse efeito constituído delegado do Superior Geral.
85 anos do Instituto Teológico em Taubaté
14 abril 2009
Juventude contra a violência
O objetivo é mostrar que os diversos fatores sociais contribuem para a criminalização da juventude e, com isso, fomentar a discussão e ação em vista da construção de um país mais justo.
A juventude é criminalizada todos os dias e em todos os lugares. Ela morre diariamente neste imenso Brasil. É responsabilidade de todos/as, organizados/as em mutirão, como pessoas que sonham com um mundo melhor, não permitir que isso ocorra.
O desejo é que esta discussão ecoe por todos os cantos do país, se misturando ao grito do povo negro por igualdade racial, do povo indígena por justas demarcações da terra, dos pequenos agricultores/as por reforma agrária, dos/as moradores/as de rua por reforma urbana e de todo povo oprimido por justiça social.
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e Segurança Pública”, e com a Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens, as Pastorais da Juventude convidam a todos/as a discutir e aprofundar estas temáticas através das atividades permanentes:
Semana da Cidadania (14 a 21 de abril)
Semana do Estudante (9 a 15 de agosto)
Dia Nacional da Juventude (25 de outubro)
Mais informações: Setor Juventude – CNBB – (61) 2103-8300,
juventude@cnbb.org.br ou www.cnbb.org.br/
12 abril 2009
"Cristo é a verdadeira Paz do mundo", afirma Bento XVI
Na homilia, comentando a segunda leitura, o Papa explicou a exclamação de São Paulo "Cristo, o nosso Cordeiro Pascal, foi imolado" (1 Cor 5, 7). Esta frase, disse o Pontífice, encerra a plena consciência da novidade cristã. "O símbolo central da história da salvação – o cordeiro pascal – é identificado em Jesus, chamado precisamente 'o nosso cordeiro pascal'".
A Páscoa hebraica, continuou, previa anualmente o rito da imolação do cordeiro. Na sua paixão e morte, Jesus revela-Se como o Cordeiro de Deus "imolado" na cruz para tirar os pecados do mundo. Assim, Jesus levou a cumprimento a tradição da antiga Páscoa e transformou-a na sua Páscoa.
A partir deste novo significado da festa pascal, compreende-se também a interpretação dos "ázimos" dada por São Paulo. O Apóstolo refere-se a um antigo costume hebraico, segundo o qual, por ocasião da Páscoa, era preciso eliminar de casa todo e qualquer resto de pão fermentado. Por um lado, isto constituía uma recordação do que tinha acontecido aos seus antepassados no momento da fuga do Egito: saindo às pressas do país, levaram apenas pães não fermentados.
Mas, por outro, os ázimos eram símbolo de purificação: eliminar o que era velho para dar espaço ao novo. Agora, explica São Paulo, esta antiga tradição adquire um sentido novo, precisamente a partir do novo "êxodo", que é a passagem de Jesus da morte à vida eterna.
Também nós, seus discípulos, disse o papa, podemos e devemos ser "nova massa", "pães ázimos", livres de qualquer resíduo do velho fermento do pecado: nada de malícia ou perversidade no nosso coração.
"Celebremos, pois, a festa (…) com os pães ázimos da pureza e da verdade." Citando a exortação S. Paulo, Bento XVI pediu aos fiéis que acolham o convite do Apóstolo, abrindo o espírito a Cristo morto e ressuscitado para que nos renove, para que elimine do nosso coração o veneno do pecado e da morte e nele infunda a seiva vital do Espírito Santo: a vida divina e eterna.
"Em tempos de escassez de comida no mundo, de turbulência financeira, de novas e velhas formas de pobreza... é urgente redescobrir as bases da esperança," disse o pontífice.
O papa celebrou a missa da Páscoa para milhares de pessoas na praça de São Pedro, na celebração cristã da ressurreição de Cristo.
Em sua mensagem bianual, 'Urbi et Orbi' (para a cidade e para o mundo), o papa disse que gostaria de levar a mensagem da reconciliação em sua viagem de 8 a 15 de maio à Terra Santa.
"Reconciliação - difícil, mas indispensável - é uma pré-condição para uma coexistência pacífica e segura no futuro," disse o papa.
"O Ressuscitado precede-nos e acompanha-nos pelas estradas do mundo. Ele é a nossa esperança, Ele é a verdadeira paz do mundo" – concluiu o Pontífice.
Leia também: Mensagem do Papa para a Páscoa - 2009
08 abril 2009
Pe. Joãozinho Almeida disponibiliza livros na internet
Para obter o conteúdo completo da obra basta acessar o blog do Pe. Joãozinho (blog.cancaonova.com/padrejoaozinho) ou os links:
Livres para Amar - clique aqui
Amar o Amor - clique aqui
Cantar em espírito e verdade - clique aqui
Nova Era e Fé Cristã - clique aqui
07 abril 2009
BM - Mensagem de Páscoa do superior provincial
Celebrando a Semana Maior já estamos celebrando o Mistério Pascal, memorial da nossa salvação.
Somos muitos. Estamos espalhados pelos quatro cantos deste imenso país, e pelo mundo afora...
Embora celebrando o mesmo Mistério, cada um de nós colhe o todo ou algum aspecto, em particuar, a sua maneira.
São vivências que nos fazem crescer na vida pessoal, na vocação e em nosso ministério.
É meu sincero desejo e minha prece, que a Festa Maior da nossa fé renove toda a nossa vida e consagração. Ele, o Mestre e Senhor, inunda com a sua luz todo o nosso ser, para que possamos trilhar o caminho da vida.
Inspirados pelo carisma de nosso Fundador, P. Dehon, desafiados que somos a nos deixar impregnar cada vez mais do amor do Coração de Jesus, queremos nos unir à oblação de Cristo ao Pai, pelos homens, renovando nossa especial consagração e colocando nossa vida à seviço da missão.
UMA FELIZ E SANTA PÁSCOA PARA TODOS!
QUE DEUS VOS ILUMINE E INSPIRE CADA AÇÃO DE VOSSAS VIDAS.
QUE ELE DERRAME COPIOSAS BÊNÇÃOS SOBRE TODOS.
CARITAS CHRISTI URGET NOS!
Cordial Abraço,
P. Léo Heck, scj
06 abril 2009
Terremoto no centro da Itália
O tremor atingiu a região de Áquila, área montanhosa a leste de Roma.
A procura por sobreviventes sob os escombros prossegue, e as autoridades temem que mais vítimas sejam encontradas. Mais de 200 réplicas do terremoto foram sentidas, e os moradores temem voltar para suas casas .
O presidente do Parlamento, Gianfranco Fini, disse que cidades inteiras foram destruídas pelo tremor.
Cerca de 50 mil pessoas estão desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil. O número de feridos passa de 1.500. Ainda há muitos desaparecidos, segundo as autoridades.
A pequena Áquila, cidade de 60 mil habitantes do estado de Abruzzo, foi a mais atingida. O tremor ocorreu de madrugada, quando a maioria dos habitantes dormia.
Os danos atingiram a maior parte do município. Pelo menos 10 mil imóveis foram danificados. Um albergue de estudantes e algumas igrejas históricas ruíram . Carros foram soterrados pelos escombros, e motoristas demoraram horas para serem resgatados.
O papa Bento XVI rezou pelas vítimas, em particular pelas crianças, informou o escritório de imprensa do Vaticano. "O Papa expressa sua dor à população afetada e oferece forações pela vítimas, em particular pelas crianças", diz a nota.
04 abril 2009
Santa Sé reconhece virtudes heróicas de Irmã Dulce
A Santa Sé reconheceu oficialmente as virtudes heróicas de Irmã Dulce, etapa fundamental no processo de beatificação da madre brasileira que viveu de 1914 a 1992.
Segundo informou a Sala de Imprensa vaticana, Bento XVI recebeu em audiência privada Dom Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, e autorizou a promulgação dos decretos que reconhecem as virtudes heróicas de Irmã Dulce e de outras nove pessoas.
O reconhecimento das virtudes heróicas permite que a causa da beatificação cumpra sua última etapa: a confirmação de um milagre, que deve passar por análise até o final deste ano.
02 abril 2009
Nota de falecimento: Christian Domingos
A seus familiares e amigos nossas orações e sentimentos.
01 abril 2009
Eleição do Governo da Província Brasileira Setentrional
Nesta Conferência foi eleito Superior Provincial o Pe. Dagnaldo Alexandre de Oliveira (2º triênio) e conselheiros provinciais o Pe. Francisco Sales de Morais, o Pe. Francisco Belarmino Gomes, o Pe. Geraldo van Geel e o Pe. João Meijners. A posse do novo Diretivo Provincial acontecerá no dia 02 de maio com a Celebração Eucarística às 10:00h na capela da Casa Provincial.
.
Pe. Dagnaldo Alexandre, SCJ
SUPERIOR PROVINCIAL
Pe. Francisco Sales, SCJ
CONSELHEIRO PROVINCIAL
Pe. Francisco Belarmino, SCJ
CONSELHEIRO PROVINCIAL
Pe. Geraldo van Geel, SCJ
CONSELHEIRO PROVINCIAL
Pe. João Meijners, SCJ
CONSELHEIRO PROVINCIAL