23 abril 2009

47ª Assembleia da CNBB


O episcopado brasileiro reúne-se de 22 de abril até o dia 1º de maio para discutir o processo formativo dos futuros padres no país.

O tema “Formação Presbiteral: desafios e diretrizes” congrega 330 bispos em Itaici (Indaiatuba, São Paulo), na 47ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, apresentou o evento a jornalistas e destacou que “são muitos os assuntos que entram na formação do padre”.

Dom Orani elogiou a busca por uma boa formação intelectual, com muitos sacerdotes procurando se formar “com mestrado, doutorado, para se capacitar como professores e pessoas com certa autoridade para os diversos campos. Isso é uma retomada muito boa”.

Mas, segundo o arcebispo, “não basta o aspecto intelectual”. Não se pode esquecer do aspecto “vivencial, pastoral, de santidade, de busca de Deus e também de inculturação junto ao povo”. “É um trabalho muito ambivalente”, disse.

Dom Orani recordou que a CNBB já tem um documento sobre a formação presbiteral, mas que o tempo de vigência expirou, e um novo texto será discutido e aprovado pela Assembleia.

O secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara, sublinhou no site do organismo episcopal alguns desafios da formação dos seminaristas hoje. “Os seminaristas não são jovens de outro mundo, são jovens provenientes das famílias que nós temos, com todas as crises a que estão submetidas em nossa sociedade.”

“Eles vêm de um mundo pluricultural, globalizado, individualista, violento, marcado pela desvalorização da dignidade da pessoa humana, pelas tecnologias da informação, pela internet”, disse.

Além da formação presbiteral, a 47ª Assembleia da CNBB discutirá outros dois temas prioritários: “O Brasil na missão continental” e “Iniciação à vida cristã”.

Também estão em pauta o Ano Catequético no país (iniciado domingo passado, segue até o dia de Cristo Rei), assuntos de liturgia, mobilidade humana e Campanha da Fraternidade.

No domingo, dia 26, os bispos peregrinam à Catedral da Sé, em São Paulo, conduzidos pelo cardeal Odilo Scherer, para uma peregrinação em comemoração do Ano Paulino.

Nenhum comentário: