A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o alerta na escala de risco de pandemia por causa do aumento de confirmações de casos de gripe suína pelo mundo. O alerta, que estava no nível três, subiu para fase 4, caracterizado pela transmissão de humano a humano espalhada em nível de comunidades.
Mais cedo, a OMS havia revisado sua escala de alerta de pandemia, dividida em seis pontos, e divulgado um relatório explicando cada fase. Segundo a OMS, a fase 5 do alerta corresponderia a um forte sinal de que uma pandemia é “iminente”. A fase cinco incluiria a transmissão em pelo menos dois países de uma mesma região. E a fase seis seria caracterizada por uma pandemia global, pelo espalhamento da doença em mais de uma região.
O surto de gripe suína iniciado no México já atinge outros seis países, segundo balanços divulgados pelas autoridades sanitárias locais. No México, 20 mortes provocadas pela doença foram confirmadas. O ministro da Saúde do país, José Angel Córdova, informou que o número de mortes pode chegar a 152.
O primeiro caso de contágio, segundo o ministro, teria surgido no estado de Oaxaca, no sul do país.
Informações sobre a gripe suína disponíveis no BLOG do Portal DEHON Brasil - www.dehonbrasil.com/blogs
Com informações das agências Efe, AFP e Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário