Os inícios da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) remontam a 13 de Julho de 1877, quando, no meio de uma intensa vida espiritual o Pe. Dehon, com a autorização do seu bispo, inicia o noviciado. Um ano depois, no dia 28 de Junho de 1878, emite os votos religiosos. Nasce assim, à sombra do Colégio S. João, o Instituto dos Oblatos do Coração de Jesus.
A intenção inicial e original de Pe. Dehon, ao fundar a Congregação é que ela fosse chamada de "Oblatos do Coração de Jesus" A "oblação" é o cerne da espiritualidade dehoniana e a sua mística. Oblato é aquele que se oferece sem reservas a Deus, buscando fazer sempre sua vontade. É aquele que abre mão da própria vontade, para fazer a vontade de Deus.
O dehoniano deve ser reconhecido por atitudes que nascem de sua união à oblação de Cristo e que marcam todo o seu ser: disponibilidade, amor à Eucaristia, obediência, espírito de comunhão (sint unum), coragem de arriscar a vida pelo evangelho em favor dos irmãos (sacrifício), solidariedade e gratuidade.
Celebremos com alegria e esperança este dia da fundação, rogando a Deus pela vida congregacional que, inserida na Igreja, responde ao chamado do Senhor.
Leia mais:
Leia mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário