31 julho 2010

Religiosos do distrito do Maranhão em encontro e retiro

Encontro dos Fratres Tirocinantes no Maranhão

Os fratres tirocinantes que estão fazendo o seu estágio pastoral no Distrito MAR estiveram reunidos, durante os dias09 a 11 de julho, no Seminário Propedêutico Centro Vocacional Dehoniano, em São Luís (MA). O P. Eli Lobato dos Santos e o P. Vítor de Jesus Nascimento receberam a incumbência de acompanhar os tirocinantes no período do estágio pastoral e coordenar esta reunião. O grupo de tirocinantes é formado por 5 fratres: Fr. Cristiano Martins Borges, Fr. Eduardo José Fonseca, Fr. João Luis Mesquita da Luz, Fr. Joelson Gomes Castro, e Fr. José Ronaldo de Castro Gouvêa.


Na verdade, os fratres já estavam reunidos desde o dia 5 de julho, na Casa de Encontro de Santa Inês (MA), junto com os padres do Distrito MAR. Ali eles participaram do Retiro dos religiosos do Distrito MAR (do dia 05 a 08 de julho). Durante os dias de Retiro, o P. Eli aproveitou para conversar com o P. Vítor a respeito dos fratres (pois ele tinha a incumbência de acompanhá-los pessoalmente no tirocínio). Bem como, procurou obter informações dos párocos a respeito dos torocinantes que atuaram nas suas paróquias.

Terminado o Retiro, os tirocinantes se deslocaram para São Luis (MA) e se hospedaram no Seminário Propedêutico Centro Vocacional Dehoniano, onde aconteceu a reunião de três dias.

Este encontro consistiu num momento de convivência, de oração, e de partilha das experiências de vida e das atividades pastorais realizadas no tirocínio.

Os fratres tirocinantes agradecem aos padres que os acompanharam e à Província BC que lhes proporcionou um tirocínio tão interessante. Muito Obrigado!

Retiro dos religiosos e padres Dehonianos do Distrito Mar

De 05 a 08 de julho de 2010, em Santa Inês, Maranhão estiveram congregados os religiosos SCJ do Distrito MAR, realizando o seu Retiro Anual. O Pregador foi o P. Alírio Pedrini, SCJ.

O padre Alírio convidou os religiosos recolhidos em retiro a experimentarem o amor de Deus na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Pregador do Retiro, antes de tudo, se pos a anunciar a todos o querigma do amor de Deus. De um Deus que ama de forma pessoal e incondicional. A seguir ele fez uma breve síntese da História da Salvação, desde a criação até os nossos dias.

Em cada dia do retiro, levados pelas reflexões do pregador, todos foram provocados a dar respostas deste amor no quotidiano da vida de cada um, seja na oração pessoal ou na oração comunitária; seja na celebração eucarística ou na adoração; seja no diálogo sincero e de verdade com o irmão; seja no perdão dado e recebido; seja no apostolado paroquial e no acolhimento de cada pessoa que nos procura.

No momento conclusivo do Retiro, o Pregador fez uma reflexão inspirada no texto de Jo 2, 1-12, das bodas de Caná.

Todos os participantes saíram muito satisfeitos com este momento de revitalização da fé e da vida espiritual. Muito Obrigado P. Alírio!

Nenhum comentário: