27 agosto 2010
Estágio pastoral de confrades indianos no Brasil
Os fratres indianos Christy Peter e Bala Jojappa estão no Brasil desde o dia 04 de setembro de 2009. Estes fratres, tendo terminado o curso de Teologia na Índia, aceitaram fazer um estágio pastoral, de dois anos, no Brasil. O estágio pastoral realizado fora da Índia está em conformidade com o espírito missionário da Congregação dos Padres SCJ. E, quem sabe, futuramente, eles poderão se tornar missionários atuando em terras brasileiras ou em regiões de língua portuguesa.
Assim que Fr. Chrity e Fr. Jojappa chegaram ao Brasil eles se dirigiram a Taubaté e se instalaram no Convívio Teológico. Foi-lhes designado o P. Sebastião Pitz, ex-missionário na Índia, como o tutor deles durante a estadia no Brasil.
Logo nos primeiros dias, eles foram matriculados no curso de Português. Frequentaram o curso até agosto de 2009.
Nas férias de dezembro de 2009, eles estiveram no Noviciado N. Sra. De Fátima em Jaraguá do Sul, SC e conheceram também parte da Província BM.
Depois disto voltaram a Taubaté, e passaram a morar no Conventinho, dedicando-se mais ao convívio com os fratres e padres, e à prática da língua portuguesa.
Durante todo o mês de Julho de 2010, eles passaram na Argentina, onde professaram os votos perpétuos, no dia 24 de Julho, após três semanas de preparação, incluindo a semana de retiro, que foi orientado pelo P. Sebastião Pitz. Uma vez professado os votos, eles retornaram a Taubaté.
Devido às dificuldades com a língua portuguesa, sentiam-se ainda incapazes de assumir uma atividade pastoral. Entretanto, visitaram as paróquias dehonianas da região; foram apresentados ao povo; e fizeram os primeiros contatos com o modo de ser Igreja no Brasil e no Vale do Paraíba.
No próximo dia 27 de agosto de 2010, eles deixarão Taubaté para iniciar uma nova etapa do estágio, nas paróquias de Bom Jesus da Penha, Rio de Janeiro, RJ (Jojappa) e paróquia Santa Ana em Lavras, MG (Christy).
Eles receberão a Ordem do Diaconato no dia 10 de Outubro de 2010, na Paróquia Bom Jesus da Penha, RJ. Pretende-se, ali, fazer uma celebração vocacional e missionária em preparação ao Diaconato.
Depois do Diaconato cada qual permanecerá na sua Paróquia até o final de junho de 2011, quando deverão retornar à Índia.
Encontro de Discernimento Vocacional no Seminário de Lavras
Encontro de Lideranças da Província BC
24 agosto 2010
Canais de TV com inspiração católica realizam debate entre candidatos à presidência
Os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) participaram na noite desta segunda-feira (23), em São Paulo, de debate promovido pelas emissoras católicas de TV Canção Nova e Rede Aparecida.
A campanha de Dilma Rousseff (PT) justificou a ausência, em nota aos organizadores, pela "necessidade de equilíbrio entre diversas atividades de campanha" da candidata. Durante o debate, Plínio foi quem mais criticou a candidata petista pela ausência.
O debate foi estruturado em quatro blocos. No primeiro, candidatos responderam a uma pergunta comum e sobre temas sorteados ao vivo. O segundo bloco incluiu questões de três jornalistas convidados sobre assuntos de livre escolha.
No terceiro, representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica fizeram as perguntas. No quarto e último bloco, os candidatos responderam sobre temas sorteados ao vivo e apontaram soluções para problemas sugeridos pelo mediador. Os candidatos tiveram ainda tempo para considerações finais.
Cada candidato teve entre 1 minuto e meio e 2 minutos para resposta. Nos blocos 2 e 3, as respostas foram comentadas por outro candidato sorteado. Houve réplica de 1 minuto para o candidato que respondeu e tréplica de 1 minuto para o candidato que comentou.
Temas e embates O debate, de duas horas de duração, abordou os seguintes temas: crença dos candidatos em Deus, reforma agrária, uso de símbolos religiosos em locais públicos, economia, homofobia, aborto, castidade para solteiros e fidelidade como formas de combate à Aids, controle social dos meios de comunicação, pesquisas eleitorais, violência, trem-bala, socialismo, alianças políticas, maioridade penal, Programa Nacional de Direitos Humanos, sistema carcerário, habitação, agricultura e ensino religioso na rede pública. O tema pesquisas eleitorais motivou alfinetadas entre Serra e Marina. Questionado sobre o avanço de Dilma, Serra disse ter "um pé atrás" com pesquisas. "Vamos continuar nossa batalha com muita confiança." Marina disse que, para ela, vencer "não é questão de vida ou morte" e afirmou querer ganhar "sem velhas alianças". Para o tucano comentar em seguida: "Não é questão de vida ou morte para mim ganhar a eleição, mas é muito importante para o Brasil."
Também houve fricção entre Plinio e Marina. Ao defender "visão que integre meio ambiente e desenvolvimento", a candidata motivou críticas irônicas de Plinio. "O discurso da Marina é de conciliação, não tem conflito. É tudo bem, é o amor, Jesus entra e resolve tudo", disse o candidato do PSOL, instando a adversária a "explicar essa contradição entre luta ecológica que para no capitalismo". Marina rebateu: "Não vou pautar minha atitude por aquilo que o Plínio quer que eu faça. Respeito o estilo dele, vocês estão o tempo todo rindo das piadas que ele conta."
Sobre temas valóricos, houve poucas divergências entre os candidatos. Todos se manifestaram, por exemplo, contrários à pratica do aborto. Marina reafirmou, contudo, sua proposta de um plebiscito sobre o tema, enquanto Serra disse que não o faria "de jeito nenhum". Em relação ao ensino religioso na rede pública, outro tópico abordado, os três defenderam que deva ser opcional.
Considerações finais Em sua última participação, Marina afirmou que o "Brasil que elegeu um sociólogo e um operário está cada vez mais pronto para surpreender a si mesmo". Defendeu "visão nova" sobre meio ambiente. "Como estamos aqui em um público de fé, é incoerente dizer que ama à Deus e não respeita a criação."
Plínio reafirmou sua defesa do socialismo. "Se não rompermos com o capitalismo, não se resolve nenhum problema do país", disse. Afirmou que a Igreja deve ter coragem para "romper sua aliança com a burguesia", citou a justiça social como fundamento do cristianismo e criticou a ausência de Dilma.
Serra utilizou seu tempo para agradecer pelo debate. Também condenou o não comparecimento da candidata do PT. "A não vinda não é por agenda, apenas por dificuldade e resistência em se explicar." Terminou citando lideranças ligadas à Igreja que influenciaram sua formação, como Zilda Arns.
15 agosto 2010
Eleições Limpas
As eleições estão marcadas para o dia 3 de outubro de 2010. Neste dia, o povo brasileiro retornará às urnas para eleger, na seguinte ordem, os ocupantes dos cargos de deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador (primeira vaga), senador (segunda vaga), governador e presidente da República.
Eleitor, não se esqueça, o seu voto pode mudar o futuro do país. Por isso, não vote por votar. Procure saber quem são seus candidatos, busque informações sobre cada um deles, compare se o que eles dizem realmente se reflete no que fazem. E mais: não venda seu voto. A tentativa de compra de voto por alguns candidatos pode ocorrer, às vezes, de forma muito sutil, com o oferecimento de um presente, a prestação de um serviço ou mesmo de um favor. Fique atento!
Mais informações no site www.fichalimpa.org.br
DEBATE COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA NAS EMISSORAS CATÓLICAS
As emissoras de televisão de inspiração católica, TV Canção Nova e a Rede Aparecida, promovem, nesta segunda-feira (23/8), o primeiro debate com temas pertinentes àIgreja Católica como o aborto, o uso de células tronco embrionárias e a utilização de símbolos religiosos em locais públicos. O debate será realizado no auditório da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e será transmitido ao vivo para todo o Brasil, a partir das 22h, pela TV Canção Nova, Rede Aparecida e outras emissoras de rádio e televisão ligadas à Igreja. Brasileiros residentes em outros países poderão assistir no portal da Canção Nova (www.cancaonova.com) e também nas emissoras da TV Canção Nova no exterior.
Os candidatos José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSOL) confirmaram presença. Dilma Roussef comunicou oficialmente, na quarta-feira, 18/8, a impossibilidade de sua participação.
Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que apóia a iniciativa, o debate certamente vai ampliar a participação do povo e o fortalecimento da democracia. “Fazemos votos de que seja um debate esclarecedor para que as pessoas votem com consciência e responsabilidade”, afirma o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha.
08 agosto 2010
Inundações no Paquistão: papa pede solidariedade
Uma mulher e seu filho esperam por socorro com outras vítimas refugiadas das chuvas
A fonte disse que o número de vítimas "está aumentando" e situou o número de falecidos nos últimos dias em 1.100, apesar de a ONU ter calculado na quinta-feira, 5, que o número passaria de 1.600.
"Outra vez teremos inundações nas províncias do Punjab (leste) e Khyber-Pakhtunkhwa (noroeste), e os trabalhos de resgate estão sendo intensificados", explicou o porta-voz.
Kamal alertou que o serviço meteorológico previu chuvas até este domingo, 8, o que poderia agravar uma catástrofe "que não tem precedentes".
As autoridades temem agora que as inundações se estendam mais ainda na província sulina de Sindh, e o porta-voz se mostrou especialmente preocupado pela possibilidade de a represa de Guddu transbordar, já que durante as últimas 24 horas cresceu significativamente o nível das águas, e ela já está no limite de sua capacidade.
De Sindh foram evacuadas cerca de 500 mil pessoas das margens do rio Indo, segundo a ONU e fontes oficiais, embora Kamal tenha dito que não pode confirmar se este número aumentou.