27 agosto 2010
Estágio pastoral de confrades indianos no Brasil
Os fratres indianos Christy Peter e Bala Jojappa estão no Brasil desde o dia 04 de setembro de 2009. Estes fratres, tendo terminado o curso de Teologia na Índia, aceitaram fazer um estágio pastoral, de dois anos, no Brasil. O estágio pastoral realizado fora da Índia está em conformidade com o espírito missionário da Congregação dos Padres SCJ. E, quem sabe, futuramente, eles poderão se tornar missionários atuando em terras brasileiras ou em regiões de língua portuguesa.
Assim que Fr. Chrity e Fr. Jojappa chegaram ao Brasil eles se dirigiram a Taubaté e se instalaram no Convívio Teológico. Foi-lhes designado o P. Sebastião Pitz, ex-missionário na Índia, como o tutor deles durante a estadia no Brasil.
Logo nos primeiros dias, eles foram matriculados no curso de Português. Frequentaram o curso até agosto de 2009.
Nas férias de dezembro de 2009, eles estiveram no Noviciado N. Sra. De Fátima em Jaraguá do Sul, SC e conheceram também parte da Província BM.
Depois disto voltaram a Taubaté, e passaram a morar no Conventinho, dedicando-se mais ao convívio com os fratres e padres, e à prática da língua portuguesa.
Durante todo o mês de Julho de 2010, eles passaram na Argentina, onde professaram os votos perpétuos, no dia 24 de Julho, após três semanas de preparação, incluindo a semana de retiro, que foi orientado pelo P. Sebastião Pitz. Uma vez professado os votos, eles retornaram a Taubaté.
Devido às dificuldades com a língua portuguesa, sentiam-se ainda incapazes de assumir uma atividade pastoral. Entretanto, visitaram as paróquias dehonianas da região; foram apresentados ao povo; e fizeram os primeiros contatos com o modo de ser Igreja no Brasil e no Vale do Paraíba.
No próximo dia 27 de agosto de 2010, eles deixarão Taubaté para iniciar uma nova etapa do estágio, nas paróquias de Bom Jesus da Penha, Rio de Janeiro, RJ (Jojappa) e paróquia Santa Ana em Lavras, MG (Christy).
Eles receberão a Ordem do Diaconato no dia 10 de Outubro de 2010, na Paróquia Bom Jesus da Penha, RJ. Pretende-se, ali, fazer uma celebração vocacional e missionária em preparação ao Diaconato.
Depois do Diaconato cada qual permanecerá na sua Paróquia até o final de junho de 2011, quando deverão retornar à Índia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário