27 agosto 2010

Encontro de Lideranças da Província BC

Aconteceu, nos dias 16 e 17 de agosto, o 2º Encontro de Lideranças da Província BC, no Convento SCJ (Conventinho), em Taubaté. Os encontros de lideranças foram criados pelo atual Superior Provincial, P. Mariano, para compartilhar com os diversos líderes da Província BC o exercício e o ministério da autoridade na grande comunidade provincial. Estas reuniões de lideranças demonstraram-se úteis para estabelecer uma relação mais próxima e imediata com o Superior Provincial; para facilitar a partilha de informações sobre a vida da Província; e para despertar a solicitude e co-responsabilidade dos religiosos dehonianos que fazem parte desta Província. Por isso, foram convocados a este encontro, pelo Superior Provincial, os membros do Conselho Provincial, os Diretores e Ecônomos das Casas de Formação, os Coordenadores dos Setores e das Comissões. Ao todo eram umas 30 pessoas que marcaram presença.

Neste 2º Encontro de Lideranças da Província BC tivemos dois momentos formativos muito interessantes. O primeiro se deu à tarde do dia 16, que foi conduzido pelo P. Mariano, Superior Provincial. Ali, ele apresentou dois líderes eminentes e excelentes: P. João Leão Dehon, nosso fundador, e o P. João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes. Cada qual ao seu modo, deu um testemunho de vida e de solicitude pelos irmãos. Ambos são modelos para nós de pastores e imitadores do Bom Pastor, Jesus Cristo.

No dia seguinte, de manhã, o P. Zezinho fez ampla exposição sobre sua experiência nos aos Meios de Comunicação Social. Apresentou também uma série de livros interessantes para se conhecer este “mundo” da Mídia. Fez, ainda, uma palestra sobre o tema: Líderes que suscitam líderes. E, nesta sua preleção, ele disse que, hoje em dia, existem muitos líderes e pregadores cristãos e católicos que arrastam multidões através dos meios de comunicação, mas, infelizmente, carecem dos elementos próprios de uma verdadeira, honesta e saudável liderança que arraste as pessoas para Deus, para Cristo, o Bom Pastor.
Finalmente ele apresentou P. Dehon (cf. em seu livro: O Profeta do Verbo Ir. História de um Catequista Social) como o líder exemplar, que falava e agia. Segundo P. Zezinho: Ele pode ser nosso modelo de liderança amorosa, forte e serena.

À tarde do dia 17, as lideranças se dedicaram ao estudo do projeto de revitalização das Comunidades Locais, que são as verdadeiras células base da nossa Vida Religiosa, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

Nenhum comentário: