30 setembro 2008

Semana Nacional da Vida


Para celebrar a vida e ressaltar aspectos positivos da vida e dignidade humana acontecerá nos dias 1º a 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida
Promovida pela CNBB e articulada pela Pastoral Familiar acontece entre os dias 1º e 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida, cujo tema é “A Inviolabilidade do Direito à Vida”. O evento é fruto do compromisso assumido pelos bispos do Brasil reunidos na 43ª Assembléia Geral da CNBB, que aconteceu em 2005, em Itaici (SP).
“O objetivo da Semana é celebrar anualmente o dia do Nascituro com a Semana de Defesa e Promoção da Vida, por meio de mobilização nas paróquias e dioceses de todo o país”, diz o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, padre Luiz Antônio Bento.
A primeira mobilização para a Semana da Vida aconteceu no 12º Congresso da Pastoral Familiar, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), no início do mês, de 5 a 7. Padre Bento lembra, também, que o evento vai ser divulgado em todas as comunidades do país, por meio de cartazes e folders. “O evento deve atingir todas as regiões para colocar em evidência o valor da vida e da dignidade humana que são bens inegáveis e inestimáveis”, diz o assessor.

Informações no site da Pastoral Familiar: www.cnpf.org.br.

Retiro de párocos e vigários dehonianos da BM


Com o tema: "Carisma Dehoniano vivenciado nas Paróquias," acontece no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul, de 30/09 a 1º/10, o Encontro de Párocos Dehonianos da Província Brasil Meridional, assessorado pelo Pe. Joãozinho,scj. Participam do encontro os párocos e vigários das paróquias da Província BM.

29 setembro 2008

Bispos da Índia exigem fim dos ataques contra cristãos

Os bispos católicos da Índia exigiram formalmente do governo que faça todo o possível para deter a onda de violência contra os cristãos, que já dura mais de um mês e que causou dezenas de vítimas fatais.
Em um comunicado difundido pela agência AsiaNews na sexta-feira passada, 26 de setembro, o cardeal Varkey Vithayathil, presidente da Conferência Episcopal da Índia, em nome de todos os prelados do país, acusa formalmente os grupos radicais hindus pela tragédia, e pede que estes grupos sejam ilegalizados.
"Pessoas inocentes foram assassinadas, mulheres violentadas, igrejas e lugares religiosos profanados, casas de cristãos foram destruídas em Kandhamal e em outros distritos de Orissa", acusa o cardeal.
O comunicado pede "uma ação forte e urgente" contra os violentos, assim como "a proibição de todos os grupos fundamentalistas que treinam terroristas sob a insígnia de ‘Hindutva’ ou outros nomes".
Para os bispos, é "evidente que os autores destas ações malvadas são agentes treinados do ativismo radical ‘Hindutva’, que se movem com instruções e seguindo um plano pré-concebido de destruição".
O cardeal Vithayathil lamenta especialmente a atitude de «apatia e inação» do governo central e das autoridades locais dos Estados afetados.
"O governo continuou assegurando que tudo está dentro da normalidade e que a segurança era perfeita. Mas quando foi criticado, desculpou-se dizendo que era incapaz de controlar as gangues que destruíam as propriedades eclesiais e atacavam os religiosos e a população cristã."
Esta violência descontrolada "está humilhando a antiga civilização indiana e valores como a Ahimsa (não-violência), Verdade, Tolerância e respeito pelas religiões que a Índia havia conservado zelosamente durante séculos", acrescenta o comunicado.
Os bispos recordam que a Constituição indiana reconhece "o direito à liberdade de consciência e à liberdade religiosa", assim como "direito de professar uma religião livremente, de praticá-la e propagá-la".
Também, acrescentam, a Igreja Católica "desempenhou sempre um papel ativo na hora de promover o diálogo inter-religioso e a harmonia".
"Se alguém considera os sofrimentos dos cristãos como uma fraqueza, equivoca-se. Queremos recordar a todos que somos cidadãos desta grande nação e que continuamos contribuindo muito para o crescimento e o desenvolvimento deste país."
Rejeição do proselitismo
Os bispos rejeitam rotundamente as acusações de proselitismo e de promover conversões forçadas, acusações lançadas pelos grupos extremistas para justificar os atos violentos.
"A conversão forçada, mediante recompensas ou com engano está contra os ensinamentos da Igreja Católica", afirmam os bispos, citando a constituição Ad Gentes do Concílio Vaticano II.
Ao contrário, muitos convertidos ao cristianismo "perdem muitos benefícios garantidos pela Constituição, e alguns inclusive sacrificaram suas vidas por rejeitar converter-se ao hinduísmo", agrega a nota.
Os prelados mostram sua convicção de que "as acusações de promover conversões forçadas são uma estratégia que esconde o interesse de negar os serviços cristãos de saúde, educação, emancipação da pobreza e desenvolvimento aos grupos mais abandonados".
"Cremos que a oposição do ‘Hindutva’ às atividades cristãs deriva do medo a que muitas destas comunidades marginalizadas se reforcem em seus direitos e resistam à exploração", acrescentam.

Fonte: Zenit.org

27 setembro 2008

Índia: notícias dramáticas

Violência em Orissa na Índia continua


P. Martin, superior dehoniano do Distrito da Índia, enviou e-mail dizendo: "A violência em Kandhamal/Orissa continua". Uma pessoa foi morta e mais de 50 casas incendiadas. P. Martin faz um apelo: "Caros confrades, por favor partilhem estas notícias durante a liturgia dominical. Os acontecimentos são muito mais numerosos e terríveis do que consta nesta reportagem. Não há como contactar os refugiados e as vítimas".


Que todo esse sofrimento contribua para o fortalecimento da fé dos cristãos, católicos e evangélicos, e a vivência do amor para com todos.


Se desejar entrar em contato com o P. Martin, poderá fazê-lo através do e-mail martinscj@eth.net




Testemunho do Padre Pedro Coutinho


Índia, 20 de Setembro de 2008.
Ontem, aqui na nossa cidade de Guntur, os cristãos de diferentes confissões reuniram-se numa manifestação pública chamada marcha da paz, que era um protesto contra a discriminação e a perseguição.
Os cristãos são martirizados por grupos fanáticos xenófobos hindus. Os números estão sempre em crescimento, porque a actividade não cessa: mais de 50 mortos, milhares de casas queimadas, centenas de veículos, escolas, casas de religiosos paróquias e lugares de culto queimados e vandalizados. Orissa foi o começo, actualmente cinco Estados estão em pé de alarme e pensamos que está a formar-se uma vaga que vai chegar um pouco a toda a parte.
Damos graças a Deus por termos sido poupados até agora, mas a possibilidade de sermos atingidos é bastante alta, se nada mudar o curso dos acontecimentos.
Uma boa notícia foi dada ontem, quando a Presidência declarou o “estado de sítio” e fez passar a segurança para o Governo Central. Uma esperança que o Governo xenófobo dos Estados que protegem os fanáticos se retire. Altas autoridades locais protegem estes fanáticos que se deslocam em camiões durante a noite, chegam às centenas, e por onde passam semeiam o terror e a confusão sem oposição. A polícia recusa-se a intervir e só prendem os cristãos que revoltados manifestam o seu descontentamento.
O objectivo destas perseguições é a criação de estados hindus sob o lema: um só povo, uma religião, uma nação.
As pessoas que abandonaram o hinduísmo têm de se reconverter a custo da própria vida. Os que não aceitam são espancados sem piedade, ou mortos. Milhares de pessoas fogem para as florestas para não serem surpreendidos por estes bandidos que obrigam os cristãos a deixar as localidades e mudar de poiso. “Neste estado não há lugar para vocês”. Milhares de pessoas deixaram tudo e partiram, porque eles não brincam: queimam, violam, destroem e matam. Há um relato de um jovem seminarista que foi enterrado vivo e de irmãs violadas na rua. Cenas da selva instigadas por um fanatismo que cresce…
Segundo um dos chefes do BJP, tudo começou quando o Papa João Paulo II, em visita à Índia, disse que “ a colheita tem que ser abundante”.
Eles interpretaram esta frase como um slogan de proselitismo. Sem distinguir católicos de protestantes ou de seitas evangélicas, tudo o que é cristão é um alvo e o máximo destes sentimentos explodiu em Orissa, quando um pastor protestante australiano foi queimado vivo com os seus dois filhos. A actividade das igrejas cristãs causa inúmeros ciúmes aos hindus. Não suportam a caridade, as escolas, os hospitais e o cuidado dos pobres. O grande mentor dos fanáticos (o Papa dos Hindus) foi assassinado em 23 de Agosto passado pela guerrilha maoista, que reivindicou o acto. Foi a desculpa que faltava para o começo de uma perseguição terrível e bem orquestrada dirigida contra os cristãos.
Ontem, um amigo padre de Goa a trabalhar na fronteira com o nosso Estado, a 100 km daqui, telefonou-me a pedir união de orações, porque os fanáticos anunciaram que iriam atacar a sua igreja durante a noite. Hoje o telefone não responde e não sei o que pode ter acontecido.
Aqui, no nosso Estado de Andhra Pradesh, o partido no poder herdeiro de Gandhi é muito respeitador de todas as religiões e, mesmo nas famílias, há diferenças religiosas sem qualquer tipo de conflitos religiosos. Nós podemos circular livremente e trajar hábito religioso em púbico sem problemas. As Missionárias da Caridade – Irmãs da Madre Teresa, como lhes chamam aqui – são muito apreciadas e os hindus competem para pagar as refeições do hospício para idosos e meninos da rua, que fazem como presente de aniversário. Diga-se de passagem que os hindus não são propensos à violência, praticam a caridade que, para eles, é indispensável para conseguir a vida eterna (mokza) e estima os cristãos.
Portanto, o problema vem dos fanáticos radicais que também são poderosos, porque estiveram no poder até 2003 e saíram porque tudo o que sabiam fazer era construir templos. Continuam a acusar os missionários estrangeiros de fazerem conversões forçadas do hinduísmo a troco de dinheiro.
Ontem, estivemos numa marcha pela paz e hoje a polícia anda à procura de informações sobre nós… na hora em que estou a escrever, eles foram ao nosso Noviciado perguntar por missionários estrangeiros… eles lá sabem para quê.
O nosso relacionamento na cidade é muito cordial e pacífico. Estamos a começar o nosso trabalho pastoral, pois há uma capela que estamos a construir numa zona com trinta famílias católicas. À nossa volta há dois bairros de barracas e estamos a trabalhar com as pessoas, para conseguirem construir as suas casas. Visitamos regularmente e muitas vezes, temos que ir ao hospital ou intervir para conseguir por as crianças na escola. Antes do Natal, vai-nos ser confiada uma pequena paróquia onde os jovens padres indianos poderão fazer pastoral. Portanto, deste lado, tudo boas notícias. O Sagrado Coração tem-nos abençoado pelas vocações e pelo nosso ministério.
Continuem a rezar pela paz e para que cessem as perseguições!
Vivat Cor Iesu!
Um grande abraço!
P. Pedro Coutinho
padre dehoniano da província de Portugal


Fonte: Província LU

24 setembro 2008

2º Festival Dehoniano de Música em São José dos Campos


Com o tema "Discípulos Solidários a Serviço da Paz", acontece de 28 a 30 de novembro de 2008, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Parque Industrial, São José dos Campos - SP, o 2º Festival Dehoniano de Música. As inscrições vão até 4 de outubro de 2008, às 12h, através do site www.nossasenhoradelourdes.org.br/ (estão disponíveis também a ficha de inscrição e outras informações).
Para assistir o festival, basta apresentar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) ou um produto de limpeza ou de higiene pessoal por dia. Tudo o que for arrecadado será direcionado para os Vicentinos da paróquia atenderem a seus assistidos.

23 setembro 2008

Homenagem ao Pe. Orlando Maria Murphy, SCJ


No dia 29 de agosto de 2008, o Centro Universitário de Brusque - Unifebe, mantido pela Fundação Educacional de Brusque-FEBE, rendeu homenagem ao seu idealizador e fundador, Prof. Dr. Pe. Orlando Maria Murphy, SCJ.
A Biblioteca da Instituição recebeu o nome de “Pe. Orlando Maria Murphy, SCJ” em homenagem ao seu idealizador e primeiro presidente. A Reitora da Unifebe, Profª Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli recebeu ainda os familiares do homenageado, bem como outros benfeitores beneméritos e professores eméritos que também foram homenageados. Pe. Orlando também foi homenageado na condição de benfeitor benemérito pela Instituição.

Estiveram presentes a solenidade pela manhã para celebração de um culto ecumênico, nas dependências da Unifebe, diversas autoridades locais e regionais. O Pastor Cláudio S. Schefer, Pároco da Paróquia Luterana Bom Pastor, representou a Comunidade Luterana de Brusque e o Pe. Ari João Erthal, SCJ, Pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, representou a Comunidade Católica de Brusque bem como o Revmo. Pe. Léo Heck, Superior Provincial da Província Brasileira Meridional da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus-SCJ. No mesmo dia à noite, os homenageados receberam em solenidade no Anfiteatro da Unifebe, no centro de Brusque, os títulos de benfeitores beneméritos e de professores eméritos.

Texto: Unifebe

VIII Encontro das Conferências Episcopais dos Países Lusófonos

O vice-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) considera que os países de língua portuguesa (lusófonos), de modo especial por meio da presença da Igreja, devem fortalecer seus laços de fraternidade.
Dom Luis Soares Vieira, arcebispo de Manaus, viajou esse sábado para Macau (China), para participar do VIII Encontro das Conferências Episcopais dos Países Lusófonos.
O evento, que tem como tema “Responsabilidades sociais dos cristãos em época de globalização”, acontece de 24 a 28 de setembro.
Em declarações à Sala de Imprensa da CNBB, o arcebispo destacou que estes encontros ajudam a fortalecer os laços de fraternidade entre os países de língua portuguesa.
Trata-se de laços, devido à herança comum da colonização portuguesa e presença da Igreja Católica, que precisam ser reforçados, por meio do “intercâmbio e a fraternidade entre nós”.
Dom Luis enfatizou ainda a necessidade de fortalecer o diálogo com os países de população negra. Nesse sentido, ele destacou a presença de missionários brasileiros na África.
“A CNBB quer estreitar os laços de amizade com os episcopados africanos. O encontro desperta o espírito missionário. O Brasil tem enviado vários missionários para a África”, afirmou.
O Encontro contará com a presença de nove países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Timor-Leste). A última edição ocorreu em outubro de 2006, em Fátima (Portugal).

Fonte: Zenit.org

18 setembro 2008

Leigos Dehonianos (BC) fazem sua Assembléia


Aconteceu nos dias 06 e 07 de setembro no Cenáculo em Varginha – MG, a Assembléia dos Leigos Dehonianos Brasil Central, onde, para suceder Philomena Pina Figueiredo Pinto, depois de 4 anos na coordenação geral, foi eleita a sra. Ida Jurema Pereira Coelho, do setor do Rio de Janeiro, Grupo do Méier.
Pe. Cláudio Weber esteve presente na assembléia e conversou com todos, sobre a Congregação do Sagrado Coração de Jesus, seu inicio, caminhada ao longo destes anos, na Europa, Ásia, África e América, quais os paises que onde temos sacerdotes e como está hoje a Congregação; em seguida falou sobre Pe. Dehon, seu carisma e caminhada, em especial aqui no Brasil, Taubaté, Formiga, Maranhão e sul do Brasil.

A eleição deu-se por votos dos setores presentes, ficando assim distribuída a nova coordenação:

Coordenação: Ida Pereira Coelho - Setor do Rio de Janeiro, Méier.
Vice – Coordenação: Antonio Sebastião da Silva – Setor Vale do Paraíba - Taubaté
Secretário: José Luiz da Silva – Setor São Paulo – Grupo São Judas Tadeu
Tesoureira: Célia Marta C. Trindade - Setor Minas Gerais – Formiga.

Desejamos à nova coordenação, sucesso na nova caminhada.

Philomena Pina Figueiredo Pinto
Leiga Dehoniana

Faculdade São Luiz promove Simpósio de Filosofia


A realização do VI Simpósio de Filosofia, de 22 a 24 de outubro próximos, que tem como tema "Filosofia e Vida: desafios contemporâneos - uma discussão interdisciplinar" é uma realização do Curso de Filosofia da Faculdade São Luiz - Brusque SC, cujo projeto pedagógico prevê a promoção de eventos de cunho científico para a formação do filósofo crítico e criativo.

Segundo apresentação do Simpósio, "nos dias contemporâneos, diante de desafios ecológicos, políticos, econômicos, sociais, educacionais, religiosos, informacionais e da saúde, o ser humano sente a vida e o pensamento ameaçados. Isto lhe causa insegurança, gerando, muitas vezes, medo, apatia social, ou, por outro lado, uma agressividade na competitividade mercadológica e nos espaços de inter-relações pessoais e coletivas. Perguntar sobre o que é a vida e o seu sentido de ser nesses tempos, implica pensar a realidade como um processo permeado de desafios que acontecem no tempo, no espaço e no movimento da ação do ser humano, nas suas relações que encerram uma complexidade, mas que de uma forma ou outra buscam encontrar um sentido para o viver. Com efeito, academicamente isso remete à questão da interdisciplinaridade, oportunizando um diálogo aberto, inclusivo, crítico e construtivo."

Este Simpósio visa dialogar interdisciplinarmente sobre problemáticas que se relacionam com a vida e o pensamento humano, nos mais diversos âmbitos do pensamento humano na ciência. Diante disso, a Faculdade São Luiz, na sua missão, desenvolve o seu compromisso sócio-cultural educativo promovendo o acesso ao conhecimento a todos os cidadãos, contemplando a inclusão social e o desenvolvimento cultural, social e político-cultural.
Informações pelo fone (47) 3396 7919 ou pelo site www.faculdadesaoluiz.edu.br

15 setembro 2008

Centro Cultural Memorial Padre Léo

"Todos que tiveram a graça de conhecer Pe. Léo, percebem a importância de manter viva sua vida através de seus objetos, palavras e imagens. Centro Cultural Memorial Pe. Léo, um lugar para atender os visitantes que desejam conhecer mais e melhor nosso fundador."

Assim é apresentado o Centro Cultural Memoria Padre Léo, que está localizado em São João Batista SC, na Comunidade Bethânia. O local possui auditório, capela, biblioteca, sala de áudio e vídeo, livraria além do escritório central da comunidade. Também se realiza um trabalho social chamado Programa de Orientação e Apoio Sócio-familiar, tendo como objetivo atender as famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo através de uma equipe multiprofissional as seguintes atividades: palestras, grupos de apoio, vídeos educativos e outros.


O Centro Cultural Memorial Pe. Léo está aberto para visitas aos sábados e domingos das 09h às 12h - 14h às 17 horas. Excursões, caravanas, peregrinações, escolas e grupos em geral que desejam visitar a Comunidade Bethânia e conhecer o Memorial Pe. Léo pede-se que entre em conosco pelos telefones (48) 3265-4415 ou 3265-4416.
Mais informações, também no site www.bethania.com.br

12 setembro 2008

Santa Sé pede que se omita termo "Javé" na Liturgia

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos enviou uma carta às conferências episcopais do mundo sobre o nome de Deus, na qual pede que não se use o termo "Javé" nas liturgias, orações e cantos.
A carta se refere ao uso do nome "YHWH", que se refere a Deus no Antigo Testamento e que em português se lê "Javé". O texto explica que este termo deve ser traduzido de acordo ao equivalente hebraico "Adonai" ou do grego "Kyrios"; e põe como exemplos traduções aceitáveis em cinco idiomas:Lord (inglês), Signore (italiano), Seigneur (francês), Herr (alemão) e Señor em espanhol.
A carta está assinada pelo cardeal Francis Arinze e pelo arcebispo Albert Malcom Rajith, respectivamente prefeito e secretário da congregação vaticana, seguindo uma diretiva de Bento XVI.
Após comentar que o nome de Deus exige dos tradutores um grande respeito, o cardeal explica que a palavra "YHWH" é "uma expressão da infinita grandeza e majestade de Deus", que se manteve "impronunciável e por isso foi substituída na leitura das Sagradas Escrituras com o uso da palavra alternativa ‘Adonai’, que significa ‘Senhor’ ".
Esta tradição da tradução é importante para entender Cristo, assinala a carta vaticana, já que o título de «Senhor» torna-se «intercambiável entre o Deus de Israel e o Messias da fé cristã».
"As palavras das Escrituras contidas no Antigo e Novo Testamento expressam a verdade que transcende os limites do tempo e do espaço; são a palavra de Deus expressada em palavras humanas, e por meio destas palavras de vida, o Espírito Santo introduz os fiéis no conhecimento da verdade total. Por isso, a palavra de Cristo aparece diante dos fiéis em toda a sua riqueza", explica a indicação da Santa Sé.

Fonte: Zenit.org

11 setembro 2008

Novo site dehoniano: Conventinho de Taubaté

Novidade na internet: está no ar mais um site dehoniano, de excelente qualidade. Trata-se da página cibernética do Convento SCJ, de Taubaté SP.

A casa da teologia dos dehoniano lançou a página esta semana. Com diversificado conteúdo, o site apresenta notícias e informações da casa, além de um bem elaborado material vocacional.

Vale conferir: www.conventinho.com

Nota de falecimento: pe. Roque José Schmitt


Faleceu na manhã desta quinta, dia 11 de setembro, em Brusque SC, o pe. Roque José Schmitt.
Nascido em 25 de abril de 1920, professou os votos religiosos em 1939 e ordenou-se sacerdote em 07 de julho de 1946. Atualmente, residia na casa paroquial da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Brusque.
O velório acontece na capela do Convento Sagrado Coração de Jesus. A missa de corpo presente terá início às 15h, na igreja matriz.

Mais informações pelo fone (47) 3351 1258

10 setembro 2008

Índia: "Nossa fé é mais importante que nossas vidas"

Cristãos de toda a Índia se mobilizaram pela paz no dia 7 de setembro passado, em resposta à convocação da Conferência Episcopal do país (CBCI – Catholic Bishops Conference of India).
Segundo o Pe. Babu Joseph, porta-voz da CBCI, as igrejas foram abertas durante todo o dia, ficaram cheias de fiéis desde o amanhecer até a noite e em algumas cidades aconteceram manifestações silenciosas pelas ruas.
Também em Orissa, onde se temiam reações dos fundamentalistas, nesse dia não houve violência, devido à presença de forças policiais que garantiram a proteção das igrejas.
Durante a jornada, o presidente da CBCI e arcebispo de Ernakulam-Angamaly (siro-malabar), cardeal Varkey Vithayathil, pediu ao governo que dê passos para acabar com a violência contra os cristãos.
"Nós continuaremos protegendo nossa fé sacrificando nossas vidas, porque nossa fé é mais importante que nossas vidas", afirmou o cardeal, em declarações recolhidas pelo serviço de informação da CBCI.
Segundo reportou a agência Fides, em Bhubaneshwar, capital de Orissa, celebrou-se um encontro inter-religioso entre líderes cristãos e hindus para reafirmar o "não" à violência e o respeito recíproco das comunidades religiosas, como uma tentativa de desmentir a motivação religiosa dos ataques por parte de grupos radicais.
Em Calcutá, cerca de 700 pessoas de diversas religiões se uniram para rezar e expressar sua solidariedade pelas as vítimas da violência. Os católicos de Nova Déli organizaram 40 horas de adoração ininterruptas ao Santíssimo, que foram inauguradas com a celebração de uma missa na catedral, presidida pelo arcebispo de Deli.

Fonte: Fides/Zenit

09 setembro 2008

Pe. Ornelas: alteração dos paradigmas da missão

Acabar com a divisão Norte/Sul, encarar a Igreja como universal e independente dos poderes e descobrir a minoria como ocasião de missão foram alertas deixados pelo Pe. José Ornelas Carvalho aos participantes no Congresso Missionário Nacional, em Portugal.

Os novos caminhos da missão foi o tema desenvolvido pelo superior geral dos Dehonianos.
Leia o texto na íntegra >> clique aqui

Missão enfrenta desafios constantes e enormes num mundo que muda rapidamente. Originalmente e pela sua própria natureza, “a Igreja tem de ser missionária, e para ser universal”. O Pe. Ornelas afirma que a Igreja tem de ligar-se à cultura, pois não pode ser “desencarnada, mas não pode ligar-se de tal maneira a uma cultura, que secundarize as outras”.

Dependência do poder
A Igreja, se mantém uma ligação ao poder, põe em causa o seu dever universal. “A universalidade é incompatível com uma Igreja de poder”. A Igreja tem de intervir na defesa da Polis, mas Deus está muito para além da geografia da história”, sublinha o sacerdote.
Nas terras de missão, “a Igreja acabou por inserir-se nas suas sociedades”.
A missão legitimou “ambiguidades com o poder, a superioridade, silêncios comprometidos e opressões”. O missionário, ao longo dos séculos, devido à história de missionação marcada pelo Evangelho, “foi-se cimentado a ideia de que o missionário é um padre, vindo do mundo ocidental (no Norte), para levar a fé (e a civilização) aos países pagãos, prevalentemente no Sul do planeta”. Um quadro que gera “paternalismos”, explica o sacerdote, em grande parte “ainda presente no quadro imaginário europeu”.
Assume-se este quadro “com gosto, mas também com espirito crítico” e, sublinha o sacerdote, “assumimos a necessidade de apontar modelos”.


Paradigma do Norte/Sul
Os países que inicialmente lançaram missionários, “hoje estão em crise”. Esta realidade própria do hemisfério Norte contrasta com o hemisfério Sul. A Igreja está a deslocar-se para Sul, “não apenas em número mas também em vitalidade e perspectivas de futuro. O continente com maior número de cristãos é a América Latina”.
“Basta ver conventos à venda no hemisfério Norte”, enfatiza o Pe. Ornelas, contrastando com casas de formação que iniciam os seus trabalhos no Sul. Este contraste tem já consequências, mas “vão intensificar-se mais”. Desactualização de estruturas e métodos da época da «cristandade», a diminuição de número de fieis e vocações, o secularismo, a religião no domínio privado, exemplifica o sacerdote.
Não basta ficar “no lamento decadente do Ocidente”, aponta. Desta Igreja lançou-se a renovação conciliar, “continua a ser e a ser chamada a ser fermento”. Também os missionários têm dificuldade em misturarem-se num intercâmbio, “precisamos uns dos outros para construir uma Igreja”.
Na América Latina, encontramos “uma igreja mais viva”, normalmente minoritárias, mas com grande vitalidade cristã. O modelo europeu centra-se na figura do clero em contraste com a centralidade do leigo no contexto do Sul, “onde ocasionalmente o sacerdote visita os locais”.
“É uma Igreja diferente que se adaptou , com liberdades e limites também”.
A ideia de supremacia Ocidental confronta-se com o deslocamento para o Sul e com a multi-culturalidade. “Ainda pensamos que temos «o rei na barriga». Temos de encontrar outras parcerias e ao nível da missão, isto é essencial”. O sacerdote sublinhou que “a universalidade é o novo nome da missão”.



Desafios e perspectivas
Perante os desafios, o Pe. Ornelas aponta que Igreja não é “agência de serviços religiosos da cristandade”. É preciso sair das sacristias e assumir-se como semente e fermento. O carácter minoritário tem de ser encarado como “nova oportunidade de missão”. “As Igrejas do Sul que receberam o Evangelho têm de partir”.
O Pe. Ornelas sublinha positivamente a participação activa dos leigos “no interior das igrejas e na cooperação além fronteiras”. As acções em torno dos movimentos e das comunidades religiosas são essenciais, mas “os leigos têm de ser preparados. Não são apenas colaboradores, mas integrantes da comunidade cristã”.
Pe. Ornelas afirma ainda que os contatos com a Índia e as perspectivas na China precisam de ser encaradas como desafios de missão.


Fonte: Agencia Ecclesia

08 setembro 2008

Sínodo dos Bispos acontece em outubro

ESPECIAL SÍNODO DOS BISPOS
"A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA"

Mais três brasileiros foram nomeados pelo papa Bento XVI para compor os trabalhos da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que acontecerá em Roma, sobre “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”, entre os dias 5 e 26 de outubro. O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, que também é um dos presidentes delegados do Sínodo; o arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis; e o bispo diocesano de Petrópolis (RJ), dom Filippo Santoro, foram os três nomeados.
Entre os 41 peritos sinodais, o papa escolheu dois brasileiros: o coordenador da Revisão da Bíblia da CNBB e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, Luis Henrique da Silva; e o docente de Sagrada Escritura, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pe. John Maria Herman Konings.
Para finalizar a lista de brasileiros no evento, há também, entre os 37 auditores nos trabalhos do Sínodo, o fundador e moderador geral da comunidade católica Shalom, Moysés Lauro de Azevedo Filho; e o docente de teologia no Seminário diocesano de Santo Amaro (SP), Ari Luis do Valle Ribeiro.

Fonte: CNBB

02 setembro 2008

Dia de oração e jejum pelos cristãos na Índia

O cardeal Varkey Vithayathil, arcebispo de Ernakulam-Ankamaly, presidente da Conferência Episcopal da Índia, pediu à comunidade católica que observe um dia de oração e jejum neste domingo, 7 de setembro, pela promoção da harmonia e da paz na Índia.

Os cristãos, especialmente no estado de Orissa, estão vivendo uma onda de ataques sem precedentes dos nacionalistas extremistas hindus.

Segundo o Indian Catholic News Service, pelo menos 25 pessoas foram assassinadas e 4 mil casas de cristãos foram queimadas, levando 50 mil cristãos a refugiar-se na selva para salvar suas vidas.

A violência começou após o assassinato de Swami Laxmananda Saraswati, líder hindu religioso, e de 5 seguidores em 23 de agosto, no distrito de Kandhamal. Terroristas maoístas reivindicaram o assassinato.

Contudo, radicais hindus afirmam que os assassinos de seu líder espiritual, de 85 anos, que havia protagonizado uma campanha contra as conversões ao cristianismo, eram homens armados contratados por cristãos.

A iniciativa é um "sinal da proximidade espiritual e da solidariedade aos irmãos e irmãs tão duramente provados pela fé".

Mais de 3.000 acessos por mês!


Há um ano, o Portal DEHON Brasil implantou um sistema internacional de contagem de acesso ao website. É sempre uma surpresa perceber o crescimento no número de visitas e acessos ao Portal desde então.

Com mais de 3.000 acessos por mês, o portal dehoniano soma mais de 11 mil páginas vistas pelos internautas ao mês.

Desde o início da contagem, em setembro de 2007, foram cerca de 32 mil acessos e mais de 88 mil páginas visitadas.

Isso compromete e motiva a cada vez mais apresentar qualidade de informação e formação.

Portal DEHON Brasil - o portal da família dehoniana na internet.
Fonte: SiteMeter

01 setembro 2008

Estágios Vocacionais na BM

Crissiumal RS
10 a 12 de outubro


De 22 a 24 de agosto aconteceu o estágio vocacional no Seminário São Miguel. Chegando na sexta-feira a partir do meio-dia até domingo fim de tarde, 15 jovens participaram. Destes, 10 manifestaram boa disposição para no próximo ano serem seminaristas em nossa casa. O término do estágio coincidiu, propositalmente, com o II Despertar que, como o primeiro, foi de grande participação por parte dos jovens.
Tivemos grande incentivo dos párocos do RS, tanto para os encontros do Despertar, quanto para o estágio vocacional.
Durante o II Despertar, além dos jovens que estavam concluindo o estágio vocacional, outros jovens manifestaram o desejo de também fazerem um estágio em nossa casa. Além das cinco paróquias dehonianas no RS presentes no II Despertar, também estiveram conosco jovens de Tiradentes do Sul e Três de Maio.
Partindo do desejo dos jovens, acreditamos que para o segundo estágio vocacional, o número de participantes aumente significativamente, que ocorrerá de 10 a 12 de outubro, e, conseqüentemente, o de candidatos para o próximo ano.
Também o III Despertar já está marcado: 12 de outubro. Conforme avaliação escrita dos jovens participantes, a grande maioria quer fazer também o terceiro encontro que, como os outros, será no seminário.
Nossa prece e atenção em favor destes que o Senhor quis chamar (cf. Jo 15, 16).

Do Seminário de Crissiumal,
Fr. Rodinei Eiselt, scj


Rio Negrinho SC
12 a 14 de setembro

No dia 12 de setembro, com início às 18h terá início o estágio para vocacionados no seminário de Rio Negrinho. O término será com o almoço no dia 14. Informações com P. Jairson Hellmann: jairhell@yahoo.com.br