28 fevereiro 2009

Papa convida à conversão

Ao presidir nesta quarta-feira o rito das cinzas, Bento XVI iniciou a Quaresma fazendo um convite à conversão.
E para isso propôs viver estes quarenta dias que preparam para a paixão, morte e ressurreição de Jesus em permanente escuta da Palavra de Deus.
O rito começou às 16h30, na igreja de Santo Anselmo, no Monte Aventino de Roma, com um momento de oração, seguido pela procissão penitencial à basílica de Santa Sabina.
Na procissão, participaram cardeais, bispos, monges beneditinos de Santo Anselmo, padres dominicanos de Santa Sabina e fiéis.
Ao final da procissão, na basílica de Santa Sabina, o Santo Padre presidiu a celebração eucarística na qual, como um fiel, recebeu a imposição das cinzas.
Na homilia, animou os presentes a receberem "as cinzas sobre a cabeça como sinal de conversão e de penitência", abrindo "o coração à ação vivificante da Palavra de Deus".
"Que a Quaresma, caracterizada por uma escuta cada vez mais frequente da Palavra, por uma oração mais intensa e por um estilo de vida austero e penitencial, seja estímulo para a conversão e para o amor sincero aos irmãos, especialmente os mais pobres e necessitados", exortou.
Mas, "como é possível vencer na luta entre a carne e o espírito, entre o bem e o mal, luta que marca a nossa existência?", perguntou-se o Santo Padre.
Ele respondeu sugerindo o exercício de escuta da Palavra de Deus e citando precisamente a passagem evangélica da liturgia da Quarta-Feira de Cinzas, que indicava três meios fundamentais: "a oração, a esmola e o jejum".

Fonte: Zenit.org

Dom Eusébio deixa governo da arquidiocese do Rio de Janeiro

O papa Bento XVI nomeou dom Orani João Tempesta arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, transferindo-o da arquidiocese de Belém, no Pará, onde está desde dezembro de 2004.

Ele vai suceder ao cardeal dom Eusébio Oscar Scheid, 76, que renunciou ao governo da arquidiocese do Rio conforme o cânon 401 § 1º do Código de Direto Canônico que prescreve a renúncia do bispo ao completar 75 anos.


A nomeação foi anunciada na sexta, 27 de fevereiro, ao meio dia, horário de Roma.


A CNBB, por meio de sua Assessoria de Imprensa, cumprimenta dom Orani pela nova função que lhe é confiada pelo papa e agradece ao cardeal dom Eusébio pelo frutuoso pastoreio na arquidiocese do Rio de Janeiro.

Neoprofessos da BC

No dia 15 de janeiro de 2009, Pe. Paulo Hülse, superior provincial BC, recebeu em Barretos-SP a primeira profissão dos 6 noviços da BC (dois deles do Distrito Maranhão). Agora como religiosos dehonianos farão o seu tirocínio (estágio) em paróquias, seminários ou obras da Congregação:

Alexandre de Olanda Santos: Paróquia São José em Juara-MT.
Frater Everaldo Francisco de Aparecido: Seminário Padre Dingler em Novo Horizonte do Norte-MT.
Frater Genilson Mathias dos Santos: Seminário São Judas Tadeu em Terra Boa-PR.
Frater João Luís Mesquita da Luz: Centro Vocacional Dehoniano - Propedêutico, em São Luís-MA.
Frater Joelson Gomes Castro: Paróquia Santo Antônio em Indianópolis-PR.
Frater Marcos Roberto do Nascimento: Seminário Dehonista em Lavras-MG.

Na mesma ocasião o superior provincial da Argentina recebeu a 1ª profissão do noviço argentino Marcelo Andrés Reynoso.

25 fevereiro 2009

Mensagem do Papa sobre a Campanha da Fraternidade


O Papa Bento XVI enviou uma mensagem ao Presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG), por ocasião da Campanha da Fraternidade 2009:


"Ao iniciar o itinerário espiritual da Quaresma, a caminho da Páscoa da ressurreição do Senhor, desejo uma vez mais aderir à Campanha da Fraternidade que, neste ano de 2009, está destinada a considerar o lema "A paz é fruto da justiça". É um tempo de conversão e de reconciliação de todos os cristãos, para que as mais nobres aspirações do coração humano possam ser satisfeitas, e prevaleça a verdadeira paz entre os povos e as comunidades.

Meu Venerável predecessor, o Papa João Paulo II, no Dia Mundial da Paz de 2002, ao ressaltar precisamente que a verdadeira paz é fruto da justiça, fazia notar que "a justiça humana é sempre frágil e imperfeita" devendo ser "exercida e de certa maneira completada com o perdão que cura as feridas e restabelece em profundidade as relações humanas transtornadas".

O Documento final de Aparecida, ao tratar do Reino de Deus e a promoção da dignidade humana, recordava os sinais evidentes da presença do Reino na vivência pessoal e comunitária das Bem-aventuranças, na evangelização dos pobres, no conhecimento e cumprimento da vontade do Pai, no martírio por causa da fé, no acesso de todos os bens da criação, e no perdão mútuo, sincero e fraterno, aceitando e respeitando a riqueza da pluralidade, e a luta para não sucumbir à tentação e não ser escravos do mal.

A Quaresma nos convida a lutar sem esmorecimento para fazer o bem, precisamente por sabermos como é difícil que nós, os homens, nos decidamos seriamente a praticar a justiça - e ainda falta muito para que a convivência se inspire na paz e no amor, e não no ódio ou na indiferença. Não ignoramos também que, embora se consiga atingir uma razoável distribuição dos bens e uma harmoniosa organização da sociedade, jamais desaparecerá a dor da doença, da incompreensão ou da solidão, da morte das pessoas que amamos, da experiência das nossas limitações.

Nosso Senhor abomina as injustiças e condena quem as comete. Mas respeita a liberdade de cada indivíduo e por isso permite que elas existam, pois fazem parte da condição humana, após o pecado original. Contudo, seu coração cheio de amor pelos homens levou-o a carregar, juntamente com a cruz, todos esses tormentos: o nosso sofrimento, a nossa tristeza, a nossa fome e sede de justiça. Vamos pedir-lhe que saibamos testemunhar os sentimentos de paz e de reconciliação que O inspiraram no Sermão da Montanha, para alcançar a eterna Bem-aventurança.

Com estes auspícios, invoco a proteção do Altíssimo, para que sua mão benfazeja se estenda por todo o Brasil, e que a vida nova em Cristo alcance a todos em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural, derramando os dons da paz e da prosperidade, despertando em cada coração sentimentos de fraternidade e de viva cooperação. Com uma especial Bênção Apostólica”.

21 fevereiro 2009

Mensagem do Superior Geral - 14 de março, aniversário de Padre Dehon


Roma, 20 de Fevereiro de 2009
Prot. N. 0048/2009

Assunto: 14 de Março de 2009, aniversário do nascimento do Padre Dehon

Aos confrades SCJ
Aos membros da Família Dehoniana

Caríssimos,

Saudamo-vos por ocasião deste 14 de Março de 2009, aniversário do nascimento do Padre Dehon e um dia propício para todos os membros da Família Dehoniana fortalecerem sentimentos de comunhão e colaboração. Reconhecidos e agradecidos, acolhemos a experiência de fé do Padre Dehon, que está na origem da nossa vocação comum, do nosso empenho e oferta da nossa vida ao serviço do Reino. É esta experiência que nos ajuda a dar a conhecer o Coração de Cristo, a acolher a presença operante do Espírito, que nos permite ser hoje dehonianos, convidando irmãos e irmãs a se fazerem nossos companheiros de viagem.

Há muitos anos, este é para nós um dia de oração pelas vocações dehonianas. No Padre Dehon, a Congregação e as diversas expressões da Família dehoniana vivem uma comunhão de vocações à volta do projecto que recebe inspiração da sua vida e das suas obras. São muitas as comunidades religiosas, os colégios e associações que se referem ao Padre Dehon, mostrando assim que a missão que realizam se inspira na pedagogia, sensibilidade e empenho pela vinda do Reino que caracterizaram toda a sua vida. Nestas instituições que nos vêem empenhados a partilhar com tantas pessoas o nosso quotidiano, somos chamados a viver com fidelidade a vocação cristã e de consagração, que gratuitamente recebemos. Apoiamo-nos mutuamente com o exemplo, a amizade e a oração. O Espírito que suscitou Padre Dehon, encoraje muitos a seguir os seus passos.

Participando no carisma do Fundador, temos também a responsabilidade de sermos testemunhas autênticas do precioso tesouro que herdámos, e corresponder, assim, à nossa missão. Nesta óptica, damos especial atenção ao mundo juvenil, à sua capacidade de sonhar e representar o futuro do mundo e da Igreja. Queremos ocupar-nos dos jovens, para que, conhecendo a Cristo, Mestre e Pastor, possam projectar o futuro em sintonia com os valores do seu Coração. A pastoral vocacional é sinal da nossa coragem de propor a vida consagrada a um mundo que tende a excluir Deus e a dimensão religiosa do seu horizonte. Fazer uma proposta explícita de consagração exige coragem, mas sobretudo capacidade de manifestar o valor de uma experiência profunda marcada pela significado da nossa vida, chamados como somos a dar constantemente razão da esperança. Pedimos com perseverança ao “dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt 9,38), companheiros apaixonados de Cristo, que, levados pelo amor do Senhor, saiam sem medo para as encruzilhadas dos caminhos, convidando todos a entrar e a sentar-se à mesa da fraternidade e da vida que Deus preparou.

No dia em que comemoramos o nascimento do Padre Dehon, sentimo-nos também mais unidos na oração para que o XXII Capítulo Geral, a realizar de 17 de Maio a 12 de Junho, nos ajude a crescer na consciência da nossa identidade apostólica. O Padre Dehon ensinou-nos a “fazer da união com Cristo no seu amor para com o Pai e para com os homens, o princípio e o centro da nossa vida…” e “a descobrir cada vez mais a Pessoa de Cristo e o mistério do seu Coração” (Cst. 17). O tema do Capítulo: ‘O amor de Cristo nos impele’. Apaixonados por Cristo, que nos une em fraternidade, anunciamos o Evangelho’, indica claramente a pedra angular de toda a vocação cristã e da nossa vocação dehoniana em especial.

Cristo, pessoa por quem apaixonar-nos, é quem nos une em fraternidade, é a fonte, é a razão e a força do nosso estar juntos. Cristo é o nosso Evangelho, a boa nova a partilhar com os irmãos e irmãs que entram em contacto connosco nos muitos países aonde a pertença à Família dehoniana nos levou.

A oração confiante deste dia se intensifique nos próximos, para que o XXII Capítulo Geral seja um momento importante de crescimento para a Congregação e um feliz evento do Espírito. A oração pessoal e o contributo na reflexão ajudar-nos-ão a repensar com confiança a nossa acção e empenhos apostólicos ao serviço do Reino. Será para todos um momento de graça. O Senhor nos encontre atentos e dóceis à sua Palavra e prontos a responder à vocação a que fomos chamados, fazendo-a frutificar. O seguimento de Cristo seja verdadeiramente o centro da nossa vida e possa marcar o nosso ser pessoal e comunitário e o nosso agir apostólico.

O Padre Dehon, na Comunhão dos Santos, nos acompanhe e interceda por nós.

P. José Ornelas Carvalho, scj
Superior Geral SCJ
e seu Conselho

20 fevereiro 2009

Papa afirma que acabar com a pobreza não é utopia, mas obrigação

O Papa Bento XVI recebeu, na manhã desta sexta-feira, 20/02, os participantes da reunião do Conselho dos Governadores do IFAD, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, por ocasião do 30° Aniversário desta agência das Nações Unidas.
O papa ressaltou que o "objetivo de exterminar a pobreza e a fome no mundo não é uma utopia, mas uma obrigação de toda a comunidade internacional".
Além disso, o pontífice reconheceu o trabalho do IFAD na promoção do desenvolvimento agrícola, sobretudo neste momento em que a insegurança alimentar e a instabilidade de preços afetam as populações rurais.
O Santo Padre pediu à agência da ONU novas estratégias a fim de combater a pobreza e a fome, que hoje afetam quase 1 bilhão de pessoas. "Num mundo sempre mais interdependente a cooperação entre países ricos e pobres é necessária por meio de processos de decisões comuns. É preciso promover novas oportunidades de trabalho dentro das comunidades rurais a fim de que elas se tornem independentes", afirmou o Papa.
O pontífice ressaltou que os projetos de crédito rural "destinados à assistência de pequenos agricultores e camponeses sem terra podem gerar uma maior segurança alimentar para todos". E o Santo Padre acrescentou: "Estes projetos ajudam as comunidades indígenas a prosperar em seus territórios e a viver em harmonia com suas próprias culturas tradicionais, ao invés de serem obrigadas a mudar em busca de trabalho nas grandes cidades, cheias de problemas sociais, onde muitas vezes vivem em condições precárias".
"Uma preciosa ajuda, ressaltou o papa, pode ser dada pelas organizações não-governamentais. Algumas delas trabalham em colaboração com a Igreja Católica e são empenhadas na aplicação de sua doutrina social". Entre os princípios importantes da Doutrina Social da Igreja está o da subsidiariedade, segundo o qual "todo grupo social é livre de dar a sua ajuda em prol do bem comum".
O Santo Padre frisou que uma sociedade verdadeiramente humana, saberá sempre apreciar e recompensar adequadamente a ajuda proveniente do setor agrícola que se for potencializado pode ajudar muitas nações a sair da pobreza e construir as bases para um futuro melhor.
"É necessário agir com determinação em prol da harmonia e da solidariedade a fim de garantir às populações carentes o acesso équo aos bens da terra, agora e no futuro. As motivações para fazê-lo vêm do amor. O amor pelos pobres, amor que não pode aceitar a injustiça ou a privação, amor que não permanece em paz enquanto a pobreza e a fome não forem banidas da humanidade. Combater a pobreza extrema e a fome, promover a segurança alimentar e o desenvolvimento rural, se tornam um imperativo que vincula toda a comunidade internacional", finalizou Bento XVI.

Fonte: Radio Vaticano

Hino para o XXII Capitulo Geral


Atendendo ao convite da Comissão pré capitular, , foi gravado em São Paulo o Hino oficial do XXII Capitulo Geral. Os compositores, Pe. José Fernandes de Oliveira (Pe. Zezinho, scj) e Pe. João Carlos Almeida (Pe. Joãozinho, scj), reuniram alguns dos mais conhecidos grupos musicais católicos do Brasil para cantar: “Caritas Christi urget nos”. Estiveram presentes nos estúdios das Paulinas, “Cantores de Deus”, “Ir ao Povo” e “Vozes da Fé”. Os arranjos são assinados pelo maestro Karam. Para facilitar a compreensão do texto e exprimir a internacionalidade que nos congrega, o hino foi composto em latim a partir de alguns textos bíblicos fundamentais na espiritualidade do Coração de Jesus e indicando algumas das principais Encíclicas que se referem a esta espiritualidade.

Para o dia 14 de março os compositores preparam o lançamento oficial do Hino, juntamente com outras canções em latim que poderão ser utilizadas em nossa assembléia capitular.

17 fevereiro 2009

85 anos de teologia em Taubaté SP


No dia 15 de fevereiro de 1924 aconteceu a primeira aula de teologia em Taubaté, no Brasil. Os primeiros quatro alunos eram da Província Alemã e haviam sido soldados na 1ª Guerra Mundial. A Faculdade Dehoniana é a herdeira destes 85 anos de estudo e já formou mais de mil padres, centenas de leigos e dezenas de bispos. A data foi comemorada com uma semana de eventos. No dia 09 de fevereiro o ano acadêmico foi aberto com uma Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal dehoniano Dom Eusébio Oscar Scheid, arcebispo do Rio de Janeiro. Na ocasião ocorreu a cerimônia de tomada de posse da nova diretoria da faculdade, tendo como Diretor Geral o Dr. Pe. João Carlos Almeida.
No dia seguinte ocorreu a Aula Inaugural, proferida por Pe. José Fernandes de Oliveira (Pe. Zezinho) que abordou com genialidade o tema “Cordialidade e Comunicação”. Entre outros eventos da semana destacou-se o encerramento na manhã do dia 13, com um debate entre. Dr. Luiz Jean Lauand, filósofo e professor da Universidade de São Paulo (USP) e Dom Dimas Lara, Secretário Geral da CNBB.

16 fevereiro 2009

BM - nova paróquia dehoniana em Jaraguá do Sul SC


O bispo diocesano de Joinville, Dom Irineu Roque Scherer, instalou solenemente no domingo, dia 15 de janeiro, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Nereu Ramos quando também tomou posse o primeiro pároco, o Padre Donizete Queiroz, até então mestre do Noviciado Nossa Senhora de Fátima, da Barra do Rio Cerro. Até então a Igreja Nossa Senhora do Rosário era um curato e pertencia a Paróquia São José, de Corupá. A nova Paróquia – a quinta de Jaraguá do Sul – conta com a Matriz e as Comunidades Santo Antonio (S. Antônio), Sagrada Família (Braço do Ribeirão Cavalo), Nossa Senhora Aparecida (Ribeirão Grande do Norte), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tifa dos Monos), Santa Luzia (Vila Machado) e São Roque (Três Rios do Norte). Na Comunidade de Nereu Ramos se destacaram sobremaneira o Padre Antonio Echelmeyer, que foi o construtor da igreja, o Padre Aloísio Boeing, o Padre Elói Comper e desde fevereiro de 2008 até agora, o Padre Irmundo Rafael Stein.

Desde 1941, com a chegada do Padre Antonio, os padres do Sagrado Coração de Jesus dão assistência espiritual à comunidade. Das cinco paróquias de Jaraguá do Sul, três delas estão confiadas aos dehonianos.

14 fevereiro 2009

BS - Assembléia Provincial 2009




Nos dias 03 e 04 de fevereiro, na Casa Provincial em Recife-PE, realizou-se a Assembléia Anual da Província Brasileira Setentrional. A Assembléia deste ano teve sua abertura solene na noite do dia 02, Festa da Apresentação do Senhor, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário onde o Superior Provincial Pe. Dagnaldo Alexandre presidiu a Celebração Eucarística de Profissão Perpétua do Fr. José Daniel Lima Alves.
O primeiro dia da Assembléia, como de costume, foi reservado para o estudo de temas apresentados por assessores convidados. Neste ano refletimos na parte da manhã com o carmelita Frei Geraldo sobre o tema “Vida Consagrada: perspectivas e desafios no século XXI”. No período da tarde, assessorados pelo Profº Sandro Roberto, aprofundamos a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2009 que abordará o tema “Fraternidade e segurança pública”.
No segundo dia da Assembléia, na parte da manhã, todos nos detemos na apreciação dos relatórios das casas e comissões da província expostos pelos respectivos diretores, coordenadores ou secretários. Na parte da tarde foi-nos apresentado o relatório do Ecônomo Provincial, Pe. Renato Maia, e do Superior Provincial, Pe. Dagnaldo Alexandre.
Ao final da Assembléia, concluindo a exposição do seu relatório, o Padre Provincial fez uma avaliação do triênio e expôs brevemente a realidade da nossa província no que diz respeito ao número de membros, aos trabalhos assumidos, às obras realizadas e às dificuldades enfrentadas. O provincial agradeceu a colaboração dos confrades para se atingir alguns objetivos determinados e destacou os desafios encontrados ao longo da caminhada provincial. Ao final de sua fala, convidou os confrades para participarem ativamente no processo de eleição do novo governo provincial que já está em andamento. Concluídos os trabalhos na sala de conferências, os confrades se reuniram na capela da Casa Provincial para a Adoração Eucarística.
A Província BS vive agora o clima de preparação para a eleição do novo diretivo provincial. A sondagem para a escolha dos nomes dos candidatos para a missão de superior provincial e para o conselho provincial já foi concluída e espera-se a aprovação do seu resultado por parte do Conselho Geral da Congregação. A assembléia eletiva está marcada para o dia 31 de março e a posse do novo governo está agendada para o dia 02 de maio.


08 fevereiro 2009

Profissão perpétua e ordenação diaconal


"Caminharemos na mesma direção"... Fl 3,16


Esse foi o lema inspirador desse grupo de jovens religiosos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Caminhar na mesma direção significa, além de outras coisas, caminhar rumo ao mesmo ideal, rumo ao Coração de Jesus, consagrando a vida a Deus pela causa do Reino.

Juntamente com os fratres Jose Manuel e Manuel, da Venezuela e o Frater Daniel, da Província Brasil Setentrional, esse grupo de religiosos fez o curso para os votos perpétuos na cidade de Lavras, Minas Gerais, no mês de janeiro de 2009. Estiveram presentes, dentre outros, padre Mariano, padre Marcos, padre Carlos Henrique e o padre João Carlos Almeida para assessorar o curso para os fratres.

No dia 31 de janeiro de 2009, na Paróquia Sant'Ana de Lavras, os fratres da BC Ângelo José Adão, Carlos Alberto Paris Silvério, Fábio Lopes Vieira, Vitor de Jesus Nascimento e Willyans Prado Rapozo professaram perpetuamente os votos de pobreza, castidade e obediência segundo o carisma de nossa Congregação. No dia seguinte, os mesmos fratres, juntamente com o Frater Cléber Sanches (BM), foram ordenados diáconos da Igreja na Paróquia São Vicente Ferrer de Formiga.

No final de semana seguinte, os fratres Marcos Jonizei Pereira de Lima, Nilson Helmann e Simão Pedro Claudino dos Santos professaram perpetuamente os votos, e no dia 8 de fevereiro de 2009, na Paróquia São Luiz Gonzaga de Brusque, Santa Catarina, os mesmos, juntamente com o frater Ademir Wickert foram ordenados diáconos pelo bispo Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj.

A eles, nossos parabéns e orações para que Deus sempre abençõe o ministério que lhes foi confiado.
Texto: TREVO - Taubaté

04 fevereiro 2009

Profissão Perpétua do Frater José Daniel, SCJ


No dia 02 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário no bairro da Várzea na cidade do Recife-PE, o Fr. José Daniel Lima Alves fez sua profissão perpétua dos votos de castidade, pobreza e obediência segundo as Constituições da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Superior Provincial Pe. Dagnaldo Alexandre de Oliveira e concelebrada pelos confrades da BS que já se encontravam em Recife para a Assembléia Anual da Província que se iniciaria no dia seguinte. Estiveram presentes, além dos confrades e formandos BS, os familiares do Fr. José Daniel (pais, irmãos e sobrinha), muitos paroquianos da Paróquia da Várzea, amigos e benfeitores do Seminário SCJ de João Pessoa, religiosos e religiosas, seminaristas diocesanos, bem como amigos de nossa Província.
O lema da profissão perpétua do Fr. Daniel foi uma frase do nosso Fundador que resume bem a nossa vida e missão dehoniana: Um coração para amar, um corpo para sofrer e uma vontade a ser sacrificada”. O Fr. Daniel continuará residindo no Seminário SCJ de João Pessoa a fim de concluir seus estudos teológicos neste ano de 2009.

02 fevereiro 2009

Posse do Mestre e admissão dos noviços - BM


No dia 1ºde fevereiro, na cidade de Jaraguá do Sul, ingressaram no noviciado da Província Brasileira Meridional 5 noviços: Ederson Krause, Giorgio Sinestri, Josimar Baggio, Maicon Cesari e Mario de Chaves. No mesmo dia, Pe. Mário Tito Angioletti, 41 anos, tomou posse como Mestre de noviços da BM. Esse suscede ppe. Donizeti Queiroz, que foi mestre do noviciado por 10 anos. Pe. Tito estudou recentemente Espiritualidade, em Roma, preparando-se para o novo serviço na BM.


New Novices Master in South Brazil

On february 1st, Fr. Mário Tito Angioletti, 41, took office as new Novices Master of the Southern Brazilian (BM) Province. He succeeds Fr. Donizeti Queiroz who was Master for 10 years at the Novitiate in Jaraguá do Sul. Fr. Mário Tito studied recently Spirituality in Rome preparing himself for this office.