28 fevereiro 2009

Papa convida à conversão

Ao presidir nesta quarta-feira o rito das cinzas, Bento XVI iniciou a Quaresma fazendo um convite à conversão.
E para isso propôs viver estes quarenta dias que preparam para a paixão, morte e ressurreição de Jesus em permanente escuta da Palavra de Deus.
O rito começou às 16h30, na igreja de Santo Anselmo, no Monte Aventino de Roma, com um momento de oração, seguido pela procissão penitencial à basílica de Santa Sabina.
Na procissão, participaram cardeais, bispos, monges beneditinos de Santo Anselmo, padres dominicanos de Santa Sabina e fiéis.
Ao final da procissão, na basílica de Santa Sabina, o Santo Padre presidiu a celebração eucarística na qual, como um fiel, recebeu a imposição das cinzas.
Na homilia, animou os presentes a receberem "as cinzas sobre a cabeça como sinal de conversão e de penitência", abrindo "o coração à ação vivificante da Palavra de Deus".
"Que a Quaresma, caracterizada por uma escuta cada vez mais frequente da Palavra, por uma oração mais intensa e por um estilo de vida austero e penitencial, seja estímulo para a conversão e para o amor sincero aos irmãos, especialmente os mais pobres e necessitados", exortou.
Mas, "como é possível vencer na luta entre a carne e o espírito, entre o bem e o mal, luta que marca a nossa existência?", perguntou-se o Santo Padre.
Ele respondeu sugerindo o exercício de escuta da Palavra de Deus e citando precisamente a passagem evangélica da liturgia da Quarta-Feira de Cinzas, que indicava três meios fundamentais: "a oração, a esmola e o jejum".

Fonte: Zenit.org

Nenhum comentário: