21 fevereiro 2009

Mensagem do Superior Geral - 14 de março, aniversário de Padre Dehon


Roma, 20 de Fevereiro de 2009
Prot. N. 0048/2009

Assunto: 14 de Março de 2009, aniversário do nascimento do Padre Dehon

Aos confrades SCJ
Aos membros da Família Dehoniana

Caríssimos,

Saudamo-vos por ocasião deste 14 de Março de 2009, aniversário do nascimento do Padre Dehon e um dia propício para todos os membros da Família Dehoniana fortalecerem sentimentos de comunhão e colaboração. Reconhecidos e agradecidos, acolhemos a experiência de fé do Padre Dehon, que está na origem da nossa vocação comum, do nosso empenho e oferta da nossa vida ao serviço do Reino. É esta experiência que nos ajuda a dar a conhecer o Coração de Cristo, a acolher a presença operante do Espírito, que nos permite ser hoje dehonianos, convidando irmãos e irmãs a se fazerem nossos companheiros de viagem.

Há muitos anos, este é para nós um dia de oração pelas vocações dehonianas. No Padre Dehon, a Congregação e as diversas expressões da Família dehoniana vivem uma comunhão de vocações à volta do projecto que recebe inspiração da sua vida e das suas obras. São muitas as comunidades religiosas, os colégios e associações que se referem ao Padre Dehon, mostrando assim que a missão que realizam se inspira na pedagogia, sensibilidade e empenho pela vinda do Reino que caracterizaram toda a sua vida. Nestas instituições que nos vêem empenhados a partilhar com tantas pessoas o nosso quotidiano, somos chamados a viver com fidelidade a vocação cristã e de consagração, que gratuitamente recebemos. Apoiamo-nos mutuamente com o exemplo, a amizade e a oração. O Espírito que suscitou Padre Dehon, encoraje muitos a seguir os seus passos.

Participando no carisma do Fundador, temos também a responsabilidade de sermos testemunhas autênticas do precioso tesouro que herdámos, e corresponder, assim, à nossa missão. Nesta óptica, damos especial atenção ao mundo juvenil, à sua capacidade de sonhar e representar o futuro do mundo e da Igreja. Queremos ocupar-nos dos jovens, para que, conhecendo a Cristo, Mestre e Pastor, possam projectar o futuro em sintonia com os valores do seu Coração. A pastoral vocacional é sinal da nossa coragem de propor a vida consagrada a um mundo que tende a excluir Deus e a dimensão religiosa do seu horizonte. Fazer uma proposta explícita de consagração exige coragem, mas sobretudo capacidade de manifestar o valor de uma experiência profunda marcada pela significado da nossa vida, chamados como somos a dar constantemente razão da esperança. Pedimos com perseverança ao “dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt 9,38), companheiros apaixonados de Cristo, que, levados pelo amor do Senhor, saiam sem medo para as encruzilhadas dos caminhos, convidando todos a entrar e a sentar-se à mesa da fraternidade e da vida que Deus preparou.

No dia em que comemoramos o nascimento do Padre Dehon, sentimo-nos também mais unidos na oração para que o XXII Capítulo Geral, a realizar de 17 de Maio a 12 de Junho, nos ajude a crescer na consciência da nossa identidade apostólica. O Padre Dehon ensinou-nos a “fazer da união com Cristo no seu amor para com o Pai e para com os homens, o princípio e o centro da nossa vida…” e “a descobrir cada vez mais a Pessoa de Cristo e o mistério do seu Coração” (Cst. 17). O tema do Capítulo: ‘O amor de Cristo nos impele’. Apaixonados por Cristo, que nos une em fraternidade, anunciamos o Evangelho’, indica claramente a pedra angular de toda a vocação cristã e da nossa vocação dehoniana em especial.

Cristo, pessoa por quem apaixonar-nos, é quem nos une em fraternidade, é a fonte, é a razão e a força do nosso estar juntos. Cristo é o nosso Evangelho, a boa nova a partilhar com os irmãos e irmãs que entram em contacto connosco nos muitos países aonde a pertença à Família dehoniana nos levou.

A oração confiante deste dia se intensifique nos próximos, para que o XXII Capítulo Geral seja um momento importante de crescimento para a Congregação e um feliz evento do Espírito. A oração pessoal e o contributo na reflexão ajudar-nos-ão a repensar com confiança a nossa acção e empenhos apostólicos ao serviço do Reino. Será para todos um momento de graça. O Senhor nos encontre atentos e dóceis à sua Palavra e prontos a responder à vocação a que fomos chamados, fazendo-a frutificar. O seguimento de Cristo seja verdadeiramente o centro da nossa vida e possa marcar o nosso ser pessoal e comunitário e o nosso agir apostólico.

O Padre Dehon, na Comunhão dos Santos, nos acompanhe e interceda por nós.

P. José Ornelas Carvalho, scj
Superior Geral SCJ
e seu Conselho

Nenhum comentário: