31 julho 2009

35 anos da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus


No dia 2 de agosto de 1974, numa primeira sexta-feira, quatro jovens iniciaram a convivência comunitária, em uma casa de aluguel, na cidade de Jaraguá do Sul SC. Sempre orientado pelo pe. Aloísio Boeing, religioso dehoniano, o grupo celebra neste domingo seus 35 anos de fundação.

Com sede em Nereu Ramos - Jaraguá do Sul, a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus atua também em Joinville e Curitiba.



Palavra da Fundadora

"É um dia de louvor e ação de graças, de imensa alegria para as Irmãzinhas, porque foi um tempo em que experimentamos a grande misericórdia do Senhor. Deus foi muito bom para conosco. Pedimos ao nosso querido pai, pe. Aloisio Boeing, que O louve e agradeça por nós. Temos a certeza que lá do céu ele nos abençoa e acompanha em cada passo. Sentimos, nesses 35 anos de história, a presença de Nossa Senhora. Que ela agradeça a Seu Filho por nós e nos ajude a viver em nossas casas, o clima que reinava em Nazaré. Que a chama acesa há 35 anos, torne-se uma grande fogueira de amor e reparação, capaz de aquecer muitos corações. Renovamos nossa entrtega aos Corações de Jesu e Maria e a oblação pelos sacerdotes, nesse ano sacerdotal. Que eles encontrem em nossas casas outras Bethanias, para se refazerem do cansaço da caminhada. Pedimos a bênção dos sacerdotes para a nossa fraternidade. Irmã Neide."


A Fraternidade inicou sob a jurisdição de D. Gregório Warmeling, bispo de Joinville SC e foi erigida como Associação Pública de Fiéis, conforme o Cânon 312.3 do Código de Direito Canônico, por D. Orlando Brandes, em 26 de julho de 1994.


Na foto, algumas irmãs da fraternida, ainda com pe. Aloísio, falecido em 2006.

Preparação da 3ª Assembleia Provincial da BC

A Assembleia Provincial da BC será realizada em Varginha-MG de 21 a 24 de setembro de 2009. Um dos objetivos é elaborar o Plano Trienal 2010-2012 do novo governo da Província.

Membros da Comissão de preparação: Padres Edson Benedito dos Santos, João Carlos Almeida, Marcelo Alves dos Reis e Mariano Weizenmann.

A Comissão esteve hoje reunida no Provincialado em São Paulo e elaborou o Instrumento de Trabalho para os Setores. Foi imediatamente enviado aos confrades via Internet e o será também pelo Correio. Esta etapa irá até 25 de agosto próximo. Agora, mãos à obra!

Aulas da Faculdade Dehoniana foram adiadas

Segundo comunicado da Faculdade Dehoniana, em Taubaté, as aulas previstas para iniciarem nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, foram adiadas para 10 de agosto, em vista da prevenção do contágio da Gripe tipo H1N1 (conhecida como gripe suína).

Leia mais sobre a Gripe H1N1 >>

30 julho 2009

4º dia da Assembleia BM


Após a Celebração Eucarística, foi realizada a apresentação e votação das moções formuladas pela Assembleia. Entre os resultados, está a aprovação para a missão no Paraguai e, posteriormente, em Rondônia. A Missão Dehoniana Juvenil, também tema da Assembleia, teve seu projeto para o triênio aprovado e a próxima etapa está confirmada para a Paróquia Santo Antônio, em Rio Negrinho.
Acelebração final foi marcada pelo apagamento das velas, acesas na primeira celebração, e o envio, com a palavra final do superior provincial, pe. Leo Heck, e do representante do governo geral , pe. Claudio Weber.

3º dia de Assembleia BM


O terceiro dia da Assembleia Provincial da BM, que acontece na Casa Pe. Dehon, em Brusque, teve como missão principal a apresentação, estudo e decisões referentes ao projeto apostólico provincial. As diversas assessorias apresentaram os objetivos, justificativas, objetivos, e responsáveis pelos projetos que serão executados no triênio 2009-2012.

Particularmente, foi destacado os projetos de Missão no Paraguai e em Rondônia, apresentado pelo padre provincial, Pe. Leo Heck.

À noite, houve a celebração eucarística presidida pelo Pe. João Boeing.

29 julho 2009

2º dia da Assembleia BM

O segundo dia da Assembleia da Província Brasileira Meridional foi marcado pela celebração dos religiosos jubilares deste ano. Tivemos a fraterna presença de Dom Murilo S. R. Krieger, arcebispo de Florianópolis, que conduziu uma manhã de reflexão sobre o ano sacerdotal e, à noite, presidiu a missa em ação de graças pelos jubilares deste ano.

No período da tarde aconteceu a apresentação dos relatórios das nossas casas de formação e de ensino.

À noite houve um jantar festivo em comemoração dos jubilares presentes na Assembleia: Dom Murilo Krieger, Pe. Adilson José Colombi, Pe. Francisco Vendelino Schmitt, Pe. Gaudino Becker, Pe. João Boing, Pe. Nivaldo Alves de Souza e Pe. Valdir Vicentini.

Fr. Diomar Romaniv, scj

28 julho 2009

1º dia da Assembleia BM


A III Assembleia da Provincia Brasileira Meridional teve início no dia 27 de julho de 2009, as 14h, com um lucernário e, logo em seguida, momento de adoração eucarística. As 15h deu-se início com a acolhida de todos pelo pe. Léo Heck scj, superior provincial, em seguida, ouvimos pe. Claudio João Weber scj, motivando e transmitindo os cumprimentos do Superior Geral e seu Conselho para o bom êxito da convivência e dos trabalhos da Assembleia.

O Padre Provincial agradeceu a disponibilidade de todos os envolvidos nos serviços da assembleia e continuou apresentando o relatório do governo no período de 2006-2008.

Ao final da tarde, com a missa, tomou posse o novo governo provincial para o próximo triênio: Pes. Léo Heck , Gilberto Bonato Xavier, Aléssio da Rosa, Mário Tito Angioletti e Cláudio Márcio Piontkewicz. Logo após a homilia e as preces comunitárias, os padres conselheiros e o superior provincial rezaram um ato de consagração ao Sagrado Coração de Jesus, marcando oficialmente o serviço de administração e orientação da província em 2010-2012.

25 julho 2009

CEBs recordam mártires da caminhada


O sol forte e o calor de mais de 30 graus não foram empecilho para a “Caminhada dos Mártires” realizada pelo 12 Intereclesial de CEBs, na tarde desta quarta-feira, 22 de julho, em Porto Velho (RO). Participaram da manifestação mais de três mil pessoas empunhando faixas e cartazes com fotos e nomes de lideranças assassinadas por causa de seu engajamento nas lutas populares.

Sentados de frente para o rio Madeira, a multidão pode contemplar as obras da usina hidrelétrica Santo Antônio, que mereceram veementes protestos dos peregrinos. Do alto de uma pedra, lembrando uma das passagens mais famosas do evangelho, o sermão da montanha, um jovem proclamou texto bíblico que relata as bem-aventuranças. A multidão ouviu atenta e repetiu cada bem-aventurança que ecoava no silêncio da noite que chegava.

O vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, destacou que a felicidade pregada por Jesus não está na riqueza ou no poder, mas “na pobreza e na mansidão”.

Numa referência clara às hidrelétricas e outras obras previstas para a Amazônia, dom Luiz ressaltou que o desenvolvimento é bem-vindo, desde que respeite o ambiente. “Deus nos livre de um mundo feio em que não haja mais peixes, pássaros, árvores, animais, homens e mulheres”, disse o arcebispo. “É impossível acreditarmos em Deus se não estivermos de bem com os irmãos e com a natureza. O ambiente é nossa casa e fazemos parte dele. No momento em que matarmos a natureza, estamos matando a nós mesmos”, afirmou.

A emoção tomou conta do povo quando foram lembrados os nomes de lideranças assassinadas por causa de seu trabalho junto aos pobres. “Não queremos mais mártires, queremos nossa gente em pé”, gritou um padre vindo do Pará, mostrando, num vidro, terra misturada com o sangue da Irmã Dorothy Stang, assassinada em 12 de fevereiro de 2005, em Anapu (PA). “Dorothy vive!”, gritou alguém. “Sempre, sempre, sempre”, respondeu em coro o povo. “A terra, não é propriedade de ninguém, é parte de nós”, disse outro, seguido também por todos.

Durante o Intereclesial temas ligados à terra, ao desenvolvimento, à preservação do meio ambiente aparecem de maneira muito forte, lembrando, especialmente, a realidade da Amazônia. Nos trabalhos da tarde de ontem, discutiram-se também os desafios enfrentados na preservação de outros biomas brasileiros e latino-americanos. O Intereclesial teve inicio dia 21 e termina no sábado, 25, com uma missa às 17h.


Fonte: Secretariado Nacional das CEB´s

24 julho 2009

Vem aí o Seminário Latino-americano "Missio Cordis"


Aconteceu no dia 23 de julho, na casa do Provincialado da BM em Curitiba, a primeira reunião da comissão encarregada de elaborar o Seminário Latino-Americano de Pastoral que terá como tema: “Missio Cordis: Um coração para escutar, aprender e anunciar”.

Estiveram presentes os padres: Cláudio Webber (Cúria), Léo Heck (BM), Mário Tito Angioletti (BM), João Carlos Almeida (BC), Quinto Regazzoni (Uruguai).

Este seminário acontecerá na cidade de Brusque, entre os dias 7 e 14 de abril de 2010, e será dirigido principalmente para os religiosos dehonianos da América latina, porém algumas vagas serão também oferecidas aos dehonianos de outros continentes. Em breve, mais notícias sobre este importante seminário.

Pe. Mário Tito, scj – secretário

23 julho 2009

Votos perpétuos do Irmão Irineu - BC

No sábado, dia 25 de julho de 2009, Irmão Irineu da Silva Apolinário fará a sua consagração definitiva a Deus na vida religiosa consagrada.

A cerimônia dos votos perpétuos será em Araruna, onde moram seus familiares, na matriz Santo Antônio às 20 horas, na presença do Pe. Paulo Hülse, superior provincial BC, e do Pe. Mariano Weizenmann, que assumirá o cargo de provincial em agosto próximo.

22 julho 2009

Gripe suína é como gripe "normal"


A gripe H1N1, popularmente conhecida como gripe suína, avaliada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), vem assustando muitos brasileiros também. A procura de consultas nos postos de saúde de todo país praticamente dobrou e os anúncios de mortes devido à gripe - 15 pessoas no Brasil, sendo 11 no estado do Rio Grande do Sul - alarmam a população. De acordo com a OMS, foram registradas mais de 700 mortes ao redor do mundo. O alarde e o pânico em torno da doença, no entanto, parecem ser mais intensos do que a extensão dos males da gripe (incluindo óbitos) até mesmo quando ela é comparada com outras enfermidades igualmente nocivas, como a dengue e o sarampo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a nova gripe é bem parecida com a gripe comum, tanto nos sintomas, quanto nos casos de morte da doença - apenas 0,5% dos casos da gripe suína evoluem para caso de morte, o mesmo número que a gripe comum.Tanto que, devido ao desespero da população, os casos suspeitos não são mais submetidos a exames específicos antes que seja feita uma consulta normal com um especialista. Também de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 70% das amostras analisadas em laboratórios de referência apresentavam resultados negativos, fato que acaba atrapalhando o processo de tratamento das pessoas realmente infectadas com a nova gripe.
De acordo com o infectologista Moises Chencinski, o motivo de tanta divulgação da doença, se dá pela novidade e não pela gravidade. "A H1N1 é bem parecida com a gripe que já conhecemos, mas por ser considerado um novo tipo de vírus a divulgação tomou uma repercussão enorme, fator que acabou alarmando a população brasileira", explica.

Sintomas
O especialista também afirma que ficar de olhos nos sintomas, pode ajudar a detectar a influenza H1N1. "Mesmo apresentando sintomas parecidos, a gripe nova possuí características que diferenciam da gripe comum. A febre, sempre acima de 38°, moleza, falta de apetite e tosse. Coriza clara, garganta seca, náusea, vômito, diarreia e dores nas articulações e na cabeça são características fortes da nova gripe", diz o especialista. Porém, requer atenção, devido principalmente ao caráter de alto contágio.

clique na imagem para ampliar

18 julho 2009

Novo bispo dehoniano: pe. Musialek, scj


O Papa nomeou bispo de De Aar (África do Sul), o pe. Leszek Adam Musialek, SCJ, atualmente pároco em Pietermaritzburg, na Arquidiocese de Durban.


O pe. Leszek Adam Musialek nasceu no dia 9 de maio de 1957 em Wieruszow, na Polônia. Foi ordenado sacerdote em 1983.


Fonte: dehon.it

17 julho 2009

Pesquisa mostra perfis de jovens sul-americanos


Jovens brasileiros são os mais otimistas quanto ao futuro, os uruguaios os que menos estão ligados a uma religião, e a maioria dos chilenos ouvidos se declarou a favor da pena de morte.

Esses recortes aparecem na pesquisa “Juventude e integração sul-americana: diálogos para construir a democracia regional”, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Polis).

A pesquisa, agora divulgada, ouviu sete mil jovens, de 18 a 29 anos, entre agosto a outubro de 2008, em seis países da região: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Um quarto da população desses países é de jovens. No Brasil, pessoas da faixa etária pesquisada somam 40 milhões de pessoas.

A pesquisa também ouviu o mesmo número de adultos (30 a 60 anos) da região com o intuito de levantar diferenças geracionais sobre questões como religião, problemas e demandas dos jovens, políticas de governo, opiniões e valores sobre temas correntes.

A maioria dos jovens da América do Sul professa a fé católica. Dentre os jovens pesquisados, 87% se declararam católicos no Paraguai, 77% na Bolívia, 73% na Argentina, 62% no Brasil, 59% no Chile e 38% no Uruguai.

No Uruguai encontra-se o maior percentual de jovens que se declararam sem religião: 49%. Esse percentual cai para 20% no Chile, 16% na Argentina, 14% no Brasil, 5% na Bolívia e apenas 2% no Paraguai.

Relacionado, talvez, ao fator religioso, 56% dos jovens uruguaios posicionaram-se a favor do aborto. Foram 36% no Chile e na Argentina, 23,5% no Brasil, 16% na Bolívia e 15% no Paraguai.

Mas foi a maioria dos jovens chilenos (56%) que se declarou a favor da pena de morte. No Brasil esse percentual é de 46%, 45% na Argentina, 44% no Uruguai, 43% na Bolívia e 30% no Paraguai. Com exceção do Chile, jovens dos países pesquisados pensam de modo semelhante quanto à pena de morte.

À pergunta “o que é mais importante para os jovens?”, nos seis países pesquisados houve unanimidade: ter mais oportunidades de trabalho, aparecendo em segundo lugar “estudar e ter um diploma universitário”.

No Chile, 54% dos jovens e adultos entrevistados concordaram com a afirmativa de que “os jovens devem apenas estudar e não trabalhar”. Esse percentual cai para 43% no Uruguai, 41% na Argentina, 31% na Bolívia, 26% no Paraguai e 24% no Brasil.

Jovens brasileiros, paraguaios e uruguaios apontaram como seu problema número um a violência, enquanto a educação de baixa qualidade foi apontada como o maior problema para os jovens chilenos, argentinos e bolivianos.

A grande maioria dos entrevistados, jovens e adultos, entende que o governo conhece as necessidades dos jovens, mas nada faz a respeito. Essa percepção foi apontada por 79% dos paraguaios, 74% dos argentinos, 69% dos brasileiros, 64% dos chilenos, 46% dos bolivianos e 45% dos uruguaios.

Nos seis países os jovens entrevistados apontaram que educação, trabalho e saúde são as áreas de ação governamental mais importante que devem ser atacados.

A participação em movimentos que buscam a transformação política mal é considerada por jovens e adultos pesquisados. Apenas 5% dos jovens chilenos e bolivianos, 4% dos brasileiros e argentinos, 3% dos uruguaios e 2,5% dos paraguaios apontaram essa participação como sendo o mais importante para eles.

Os jovens argentinos (30%), chilenos (39%) e paraguaios (54%) entrevistados apontaram como motivo de dificuldade para estudar a “falta de dinheiro para transporte e outros gastos”.

Já no Uruguai, a “dificuldade de conciliar estudo e trabalho” aparece em primeiro lugar (29%), à frente da falta de dinheiro para gastos (28%). No Brasil, aparece em primeiro lugar, com 36%, o fator “desinteresse do próprio jovem” para estudar, seguida da falta de recursos financeiros (27%).


Fonte: ALC

13 julho 2009

Assembleia Provincial BM

Curitiba, 28 de junho de 2009

Prezados confrades,
Celebrando a festa de São Pedro e São Paulo, no Ano Sacerdotal, venho novamente convidar a todos os religiosos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, da Província Brasil Meridional, para a 3ª Assembleia Provincial Ordinária da BM, a realizar-se de 27 a 30 de julho, do presente ano, na Casa Dehon, em Brusque, SC.
A Assembleia terá início no dia 27 de julho, com a abertura às 14h00 e o término está previsto para o dia 30 de julho, com o almoço.
A posse do novo governo da Província ser fará no início das atividades. Na terça-feira teremos a presença de Dom Murilo R. Krieger, scj, arcebispo de Florianópolis, proferindo uma palestra motivacional, no espírito do carisma e dentro do Ano Sacerdotal. Ainda na terça-feira, às 18h30, faremos a solene santa Missa dos nossos jubilares deste ano.
Além do relatório do Provincial e do Ecônomo, a Assembleia terá como tema principal o estudo e a aprovação do Plano Trienal. Outro tema é o das Missões: Pré-projeto Missão Paraguai; Projeto Rondônia; Missão Dehoniana Juvenil. As nossas Entidades educacionais e as Casas de formação farão a apresentação de suas atividades.
Pedimos a todos os Superiores locais para enviarem para a secretaria, o mais tardar até 07 de julho, o nome e número de participantes de suas Comunidades na Assembleia, para que se possa providenciar alojamento e também formar já os grupos de estudo. Por favor, não se esqueçam de nos enviar esses dados!
Peço que rezem pelo bom êxito desse nosso encontro provincial e venham com vontade sincera de participar ativamente desses trabalhos.

Na ternura do Coração de Jesus, saúdo a todos na esperança de revê-los em breve.

P. Léo Heck, scj
Sup. Provincial

10 julho 2009

Saúde de pe. Mario Peixe - BM

Comunicamos a toda comunidade dehoniana que o pe. Mario Peixe encontra-se desde terça feira ( 07/07/09) hospitalizado em Blumenau SC. Ele aguarda por uma cirurgia cardíaca de safenas.
Assim que tivermos mais notícias comunicaremos. A todos pedimos orações pela cirurgia e recuperação. Que Deus Misericordioso o abençoe.

Evelise Baier
Ass.Administrativa BM

Pe. Mario Peixe é vigário paroquial no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Joinville SC.

08 julho 2009

CNBB divulga nota contra a corrupção

A transparência, a coerência e a honestidade, são valores que aprendemos na educação ética. Desde tempos imemoráveis a humanidade codificou os mandamentos de Deus que foram acolhidos na Bíblia Sagrada como escola de vida pessoal e social. Os Dez Mandamentos defendem a vida, a verdade, a liberdade e a convivência humana.
De modo especial o sétimo e décimo mandamentos proíbem o roubo, a corrupção e exigem a restituição do que foi usurpado. O destino dos bens da terra é universal, é para todos. A corrupção é uma das piores deformações da sociedade. Ela começa porém no coração.

Atualmente estamos passando por uma situação de denúncias de corrupção nos âmbitos dos Poderes constituídos. A CNBB publicou uma Nota a respeito destas questões com o título: “Superação da corrupção na política: salvaguarda da ética e da democracia”.


Para ler a Nota da CNBB na íntegra, clique aqui.

07 julho 2009

Encíclia social "Caridade na Verdade" é publicada


“A Caridade na verdade, de que Jesus se fez testemunha” é “a principal força propulsiva para o verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e da humanidade inteira”: é assim que inicia “Caritas in Veritate”, a Encíclica de Bento XVI publicada nesta terça, 07 de julho, dirigida ao mundo católico e “a todos os homens de boa vontade”.

Logo na Introdução, o Papa recorda que “é a caridade a via mestra da doutrina social da Igreja”, mas que há que conjugar com a verdade, pois “um Cristianismo de caridade sem verdade pode ser facilmente confundido com uma reserva de bons sentimentos, úteis para a convivência social, mas marginais”.

O desenvolvimento tem necessidade da verdade, sem a qual “o agir social fica refém de interesses privados e de lógicas de poder, com efeitos desagregadores sobre a sociedade”. Como “critérios orientadores da acção moral”, que derivam da “caridade na verdade”, Bento XVI aponta a justiça e o bem comum. Embora não tenha soluções técnicas a oferecer, a Igreja tem contudo “uma missão de verdade a desempenhar”, a bem de “uma sociedade à medida do homem, da sua dignidade, da sua vocação”.

Bento XVI recorda que o desenvolvimento “tem necessidade de cristãos de braços elevados para Deus, em gesto de oração”, de “amor e de perdão, de renúncia a si mesmos, de acolhimento do próximo, de justiça e de paz”.


Leia na íntegra a nova encíclica - clique aqui

03 julho 2009

Padre Alírio Pedrini estreia BLOG


Padre Alírio Pedrini, scj, conhecido comunicador dehoniano, estreia seu BLOG na internet nesta sexta-feira, dia 03 de julho. Tratando de temas sobre espiritualidade, pe Alirio se lança no mundo da internet para evangelizar.

Além dos diversos livros já publicados e programas de TV, escreve para a revista Brasil Cristão, bem como para pequenas revistas e jornais.

Na apresentação do BLOG, diz: "Com o mesmo desejo de levar 'boas notícias' a muitos corações, entro na Internet com meu blog."


Para ler o BLOG, acesse http://www.padrealiriopedrini.com/

02 julho 2009

Professor da Faculdade Dehoniana realiza mestrado na Itália


La Causalità del Motore Immobile Secondo Enrico Berti” (A causa do Motor Imóvel segundo Enrico Berti - tradução livre), esse é o tema da dissertação de mestrado apresentada pelo professor Pe. Gilberto Heleno em junho deste ano.

Orientado pelo Prof. Kevin L. Flannery, Pe. Gilberto apresentou sua “Licenza” na Pontifícia Università Gregoriana Faculta di Filosofia (Universidade Gregoriana), na Itália, onde estuda há dois anos.

Gilberto Heleno é professor de Comunicação na Faculdade Dehoniana de Taubaté e foi coordenador do Departamento de Marketing da Instituição antes de viajar para prosseguir seus estudos na Itália.

Pe. Anísio continua como secretário geral


O superior geral, pe. José Ornelas, e conselho, seguindo as Cst. 132, nomeou pe. Anísio José Schwirkowski scj como secretário geral.

Seu mandato segue a vigência do superior geral.

Que Deus abençoe e ilumine seu trabalho junto à Cúria Geral.