Caríssimos,
“Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19a)
Com alegria estamos vivendo o 3º Congresso Vocacional do Brasil e o estudo e a divulgação do material é super importante para o bom desenvolvimento do Congresso. Uma das etapas do Congresso pretende reunir pelo menos um representante de cada diocese em Itaici, Indaiatuba, SP entre os dias 03 a 07 de setembro de 2010. Estão acontecendo pequenos congressos vocacionais nos regionais e nas dioceses, reuniões e estudos do texto-base.
Neste sentido, enviamos no dia 18 de janeiro, para cada paróquia, por correspondência, um material contendo uma carta sobre o Trevo nos setores, as escolas vocacionais no RS e em SC; também um cartaz, um folheto e o texto-base do congresso. Sabemos que cada diocese enviará o quanto antes mais materiais para cada vigário e pároco, como também para as lideranças vocacionais. Motivamos à todos para lermos o texto do congresso e nos colocamos a disposição para uma formação sobre o conteúdo em sua comunidade, como também a dinâmica própria do itinerário vocacional dehoniano.
No mês de fevereiro estivemos nas paróquias do RS (Tuparendi, Independência, Boa Vista do Buricá, Nova Candelária e Crissiumal), realizamos reuniões com as equipes vocacionais em quatro delas e em três momentos aconteceu a escola vocacional. Em Tuparendi, participaram 70 lideranças, em Independência 69, e em Crissiumal 35. Deste modo conseguimos atingir mais pessoas do que um encontro setorizado, como vinha sendo feito. Nosso agradecimento aos párocos, vigários, formadores, leigos e leigas pela preparação, acolhida e participação no serviço de animação vocacional. Em visita ao seminário, conversamos com os seminaristas e também convivemos momentos de formação e lazer. Ao Padre Magnos especial reconhecimento pelo esforço e dedicação na Comissão Vocacional da Província.
No mês de março, nos reunimos, como comissão vocacional, no dia dois em Jaraguá do Sul, conversamos sobre as celebrações e ordenações que aconteceram em dezembro, janeiro e fevereiro, foi avaliada a semana vocacional em Iporã do Oeste – SC. Partilhamos sobre as casas de formação e também sobre o acompanhamento de vocacionados que será próximo as casas de formação na dinâmica de trevos. Também estamos acompanhando vocacionados via internet, e marcamos um encontro provincial para aspirantes ao propedêutico nos dias 8-10 de outubro em Rio Negrinho. As datas dos estágios para o seminário menor estão no calendário da província (Maio-Setembro-Novembro). Também na reunião conversamos sobre o encontro provincial de animadores vocacionais, que vai acontecer em 14-16 de maio, no noviciado em Jaraguá do Sul – SC (carta em anexo e fichas para inscrição). Neste mês aconteceram escola vocacionais em Jaraguá do Sul (4 encontros) participaram entre 20 e 30 pessoas; em Oxford (2 encontros) entre 10 e 20 pessoas; em Brusque (3 encontros e 1 em abril), entre 10 e 20 pessoas; em Joinville, optaram em realizá-la no decorrer do ano. Nosso agradecimento especial, aqueles religiosos que se dispuseram ajudar na formação vocacional e contribuíram para a reflexão vocacional junto aos leigos e leigas. Aconteceu o dia de oração pelas vocações dehonianas no dia 14, padre Alírio preparou uma oração para ser usada nos seminários e comunidades, ele mesmo tem contribuído com textos para os jovens em nosso site e no seu blog pessoal. Neste mesmo dia em Joinville – SC aconteceu a 2º Despertar Vocacional para jovens e adolescentes. Nosso incentivo a todos que trabalharam nesse encontro e a comunidade religiosa do santuário que acompanhou o encontro.
Aconteceu também uma reunião executiva com leigos e leigas, em Nereu Ramos no dia 18, onde organizamos o encontro provincial para animadores vocacionais.
No mês de abril, está prevista a ordenação do diácono Nilson, em Joinville. A semana vocacional foi organizada pela própria paróquia. Durante este tempo eles vão contar com a ajuda dos postulantes e fratres de Corupá. Neste período de trabalho vocacional em Joinville, acontece o seminário pastoral Missio Cordis e encontro latino americano de formadores. Pedimos que para as ordenações todas as nossas casas de formação se organizem para irem todos ou apenas uma representação, tanto quanto possível a efetiva e afetiva presença dos religiosos e sacerdotes de nossa província. Neste mês ainda, nos dias 16-18, em Lages a CRB, traz um estudo sobre juventude e vocação, fica o convite para os fratres e religiosos que trabalham com jovens nas paróquias e seminários.
Que nas paróquias e seminários seja retomado os grupos de MDJ, motivando jovens para as missões em Rio Negrinho nos dias 5 a 16 de janeiro de 2011, como também o incentivo para a celebração dos 20 anos da MDJ no seminário São José, nos dias 30 e 31 de outubro. Sabemos que a MDJ é um celeiro de vocações e um trabalho genuinamente comprometido com a atual reflexão e vivência da Igreja discípula-missionária. Neste sentido estamos unindo esforços com a comissão missionária da província.
Sugerimos também que em casa de formação seja constituída uma equipe da pastoral vocacional, para animar internamente a oração pelas vocações e estarem atentas as ordenações e jubileus. Que os formadores motivem a participação deles nos trevos e despertares vocacionais nos setores, organizem missas e adorações vocacionais e participem, de acordo com a etapa de formação, das reuniões do SAV nas paróquias.
Estamos providenciando banners que contam a história da vida do fundador, também banners com a oração vocacional do congresso e oração missionária. Fica disponível para as paróquias e casas de formação adquirirem o material. No site da província www.scj.org.br está disponível um e-mail para o contato vocacional, nestes três meses 22 jovens fizeram contato de diferentes partes do Brasil e vão ser correspondidos, por isso indico o site e o e-mail contato@scj.org.br para sugerirem aos jovens. Aproveito para comunicar que durante o Missio Cordis, estaremos nos reunido para dinamizar nossas relações entre as três províncias no gerenciamento dos sites e blog dehonianos vinculados ao Portal DEHON BRASIL.
Agradecemos sua atenção em acompanhar até aqui está carta e que ela seja fonte de animação e interesse pela causa de Jesus, da Igreja e da congregação, que precisam de trabalhadores para sua messe. Aproveitamos antes de terminar para dizer que em vossas homilias, liturgias e reflexões de semana santa aproveitem a oportunidade de convidar jovens e especialmente refletir, que todos estamos à serviço das vocações. É um tempo forte e profundamente vocacional. A todos os padres, no dia da instituição do sacerdócio, nossos mais sinceros votos de um santo e profundo encontro com Jesus, que desejou ardentemente estar nas vossas vidas, e que a partir daí vocês fazem as vezes dele, entre a humanidade.
Desejamos uma santa e abençoada Páscoa!
Pe. Jairson Hellmann, scj
Promotor vocacional da província BM
Pe. Mário Tito Angioleti, scj
Conselheiro da Comissão Vocacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário