Caros confrades,
Páscoa, ressurreição, vida nova!
Vivemos um tempo especial de graça e conversão. Verdade que alguns fatos nos encheram de tristeza, como as recentes calamidades naturais, enchentes, terremotos, que clamam por nossa solidariedade. Somos afligidos pelos repetidos escândalos envolvendo membros da Igreja, especialmente por aqueles que exercem uma função que invoca a ternura e a bondade do Pai eterno, independente se existe ou não uma orquestração para denegrir a sua imagem. Isto nos mostra que a natureza não é indiferente à ação do ser humano. O equilíbrio e a retidão moral é uma conquista diária, que se não feita, redunda em raquitismo ético e fracasso vergonhoso. Contudo, não nos deixemos abater. A experiência do amor de Deus, no mistério de sua paixão, morte e ressurreição, nos levam a uma nova adesão a Jesus Cristo, por quem deixamos tudo, para seguir os seus passos e imitar suas virtudes. O Ano Sacerdotal é um motivo a mais para vivermos o nosso ministério e a especial consagração, com transparência, simplicidade e confiança em Deus. O Cristo ressuscitado é esperança de vida nova. Um mundo de paz e justiça é possível e já está presente.
A graça de Deus tem se mostrado abundante e generosa para conosco. As iniciativas missionárias despertaram em nós um novo ânimo e confiança. Boas novas nos chegam de nossas atividades nas casas de formação, paróquias e instituições de ensino. Muitos adolescentes e jovens acolheram o chamado e hoje caminham conosco, em nossos seminários. Nos próximos meses teremos novas ordenações sacerdotais, ocasião para agradecermos a Deus e pedir mais vocações religiosas, sacerdotais e missionárias. Igualmente a notícia de um novo bispo dehoniano nos deixou alegres e a sua ordenação acontecerá na vila Cinqüentenário, distrito de Tuparendi. E para celebrar tudo isto, faremos a festa do Sagrado Coração de Jesus em grande estilo, com a concentração dos nossos leigos dehonianos, seminaristas, religiosos e padres, em Corupá.
A Província BM sediou, há poucos dias, o Encontro Latino Americano de Ecônomos, com a presença da Comissão Geral de Finanças da Congregação. Logo depois da Páscoa, acolheremos em nossa Província os participantes do Seminário Pastoral Missio Cordis. Em seguida, também na Casa Dehon, em Brusque, acontece o Encontro dos Formadores em nível de América Latina. Os padres participantes, especialmente os estrangeiros, estarão visitando nossas casas e concelebrando em nossas paróquias, no dia 11 de abril, sábado. Esta é uma ocasião boa para exercermos a acolhida e hospitalidade tão caras a Pe. Dehon.
Caros irmãos, nós temos muito a agradecer e, sem dúvida, cresce a nossa responsabilidade em testemunhar, mais e melhor, a ternura e a bondade de Deus para conosco. Que saibamos acolher com alegria as bênçãos de Deus nesta Páscoa, e nos encher de novo brio para o tempo que nos espera.
Feliz Páscoa! Que a alegria do Cristo Ressuscitado seja a nossa força.
Cordial abraço,
Pe. Léo Heck, scj - superior provincial BM
Nenhum comentário:
Postar um comentário