31 maio 2010

Dom Wilson Jönck é nomeado bispo de Tubarão SC


Dom Wilson Tadeu Jönck foi nomeado como novo Bispo da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina. Desde agosto de 2003, ele exerceu a função de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Com o lema episcopal “Amar é dar a vida”, atualmente exercia as funções de Animador do Vicariato Episcopal Suburbano, dos Institutos de Vida Religiosa e Sociedades de Vida Apostólica, das Missões, da Pastoral Vocacional do Seminário São José e do Seminário Rainha dos Apóstolos. Também era responsável pela Pastoral Presbiteral, das Novas Comunidades, da Associação de Psicólogos Católicos e Coordenador da Pastoral Vocacional no Regional Leste 1 da CNBB.

Carta por ocasião da Festa do Coração de Jesus


Dar-vos-ei um coração novo


Aos confrades Dehonianos, aos membros da Família Dehoniana


Irmãos e irmãs,



Celebramos a Solenidade do Coração de Jesus, a um ano do XXII Capítulo Geral, que realçou a necessidade de voltar a centrar a nossa vida em Cristo e rever a nossa herança espiritual, em diálogo com o tempo em que vivemos. Com esta Festa encerra-se também o ano especialmente dedicado aos sacerdotes, que são chamados a encarnar e a exprimir, de uma forma privilegiada, na Igreja e no mundo, o amor de Cristo. Com a reflexão que vos apresentamos, queremos contribuir para viver tais eventos com um olhar sobre as nossas raízes, procurando deixar-nos conduzir pelo Espírito que renova todas as coisas.



Fazer download da carta (PDF) - clique aqui

22 maio 2010

Visitas do superior provincial BC

O P. Mariano Weizenmann, Provincial da BC, esteve realizando as suas visitas canônicas nas diversas comunidades e setores da Província BC. No mês de abril o Padre Provincial esteve visitando os confrades, as casas, as comunidades e as paróquias do Setor 6, Mato Grosso (MT) e do Setor 2, Vale do Paraíba (SP).

A visita no Setor 6, Mato Grosso, deixou o Provincial muito satisfeito com o que viu. Isso reforçou nele a confiança em dar novos passos para consolidar a presença dehoniana no Mato Grosso e na Amazônia. Tudo leva a crer que num futuro próximo se poderá elevar o Setor 6 ao grau de Distrito.

Durante o mês de maio o Padre Provincial visitou a Comunidade de Barretos (SP); o Setor 5, Noroeste do Paraná; e o Setor 3, Rio de Janeiro (RJ).

Atualmente temos na cidade do Rio de Janeiro apenas duas comunidades e duas paróquias. Há boa disposição da parte do Provincial e seu Conselho no sentido de estender a presença da Província BC no Setor 3, Rio de Janeiro (RJ). O mesmo se pode dizer a respeito da presença dos dehonianos na região do Noroeste do Paraná. Alimentam-se fortes expectativas de criar novas paróquias na região, em troca das duas paróquias de Jussara e Araruna, que serão entregues à Diocese, até o final do ano de 2010.

Missões em Angola - BC

Os padres Odilo Hoepers e Luiz Cláudio Casarim foram designados pela Província BC como missionários em Angola, África. Eles irão se juntar aos outros padres dehonianos que já formam ali uma comunidade missionária, há mais de quatro anos.

A Angola, depois do fim das guerras internas, tornou-se uma das regiões africanas mais promissoras para a Igreja Católica. A sua evangelização teve início no século XV, quando se tornou colônia portuguesa. A sua independência aconteceu na década de setenta, do século passado. E, desde então passou por uma interminável e sangrenta revolução. Há pouco mais de cinco anos as guerras acabaram e a paz retornou. Por isso, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus decidiu dar a sua colaboração na reconstrução da Igreja Católica angolana. P. Odilo e P. Luiz Cláudio foram enviados a Angola para dar esta colaboração evangelizadora.

No dia 25 de abril o P. Odilo Hoepers teve uma bela e solene missa de despedida na Paróquia N. S. de Lourdes, em São José dos Campos (SP), onde ele foi pároco por cinco anos. E o P. Luiz Cláudio Casarim teve uma concorridíssima missa de despedida, no dia 25 de abril, na Paróquia Mãe da Igreja, Estiva, Taubaté (SP).

Os dois missionários, no domingo da sua partida, tiveram no dia 16 de maio, às 10:00h, uma solene missa de envio, presidida pelo P. Provincial, P. Mariano Weizenmann, no Santuário São Judas Tadeu, São Paulo (SP).

20 maio 2010

"Ficha Limpa" é aprovado no senado


O Senado aprovou nesta quarta-feira (19/05) o projeto "Ficha Limpa", que impede a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos. Foi mantido o texto aprovado na Câmara. O projeto teve 76 votos a favor, sem votos contrários e abstenções – o presidente do Senado não votou e quatro senadores não compareceram à sessão. O projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Uma emenda de redação foi acrescentada ao projeto, padronizando expressões no texto. Mesmo com a emenda, que acabou aprovada por 70 votos, também sem votos contrários e abstenções, o projeto não volta à Câmara, porque não altera o mérito, afirmou o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que fez a proposta com o respaldo de mais de 1,6 milhão de assinaturas, acredita ser possível aplicar a nova regra já nas eleições deste ano, se Lula sancionar o projeto até 9 de junho.

O texto aprovado na Câmara e mantido integralmente no Senado pelo relator Demóstenes Torres (DEM-GO) proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada, mesmo que o trâmite do processo não tenha sido concluído no Judiciário. Esse tipo de decisão colegiada acontece, geralmente, na segunda instância ou no caso de pessoas com foro privilegiado.
O projeto prevê ainda a possibilidade de um recurso a um órgão colegiado superior para garantir a candidatura. Caso seja concedida a permissão para a candidatura, o processo contra o político ganharia prioridade para a tramitação.

O texto que sai do Congresso é mais flexível do que o proposto pelo movimento. A ideia inicial era proibir a candidatura de todos os condenados em primeira instância. Atualmente, só políticos condenados em última instância, o chamado trânsito em julgado, são impedidos de disputar eleições.
A votação aconteceu de forma acelerada depois de um recuo do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR). Na semana passada, ele chegou a dizer que o Senado não decidiria o tema sob pressão. Nesta semana, ele mudou o discurso e defendeu a votação com urgência.
Jucá concordou até com uma manobra que permitiu ao projeto furar a fila de outros projetos. Na negociação, o líder do governo conseguiu acertar com a oposição um calendário para a votação dos projetos do pré-sal no mês de junho.
A pressão por uma votação célere se deve ao objetivo do Movimento para que a nova regra seja aplicada nas eleições de outubro. Para isso, o MCCE entende que é preciso haver a sanção presidencial até 9 de junho.
Existem dúvidas, no entanto, sobre a aplicação para este ano porque uma regra determina que mudanças eleitorais tenham de acontecer com um ano de antecedência. Por isso, a decisão sobre a aplicação será do Judiciário. Uma consulta feita pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já pergunta sobre a possibilidade de aplicação imediata.

18 maio 2010

Encontro Dehoniano - BM

Nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2010, a província BM dos padres dehonianos vai se encontrar para celebrar o Sagrado Coração de Jesus no Encontro Dehoniano, no Seminário SCJ de Corupá SC. Estão convidados os seminaristas, religiosos e padres da Congregação na província BM, que durante estes dias estarão envolvidos em atividades religiosas, culturais e esportivas.

O grande objetivo é a confraternização, lembrando o encerramento do Ano Sacerdotal.

O término do encontro acontece durante a ordenação sacerdotal do diácono Simão Pedro dos Santos, em Jaraguá do Sul, no dia 12 de junho, às 18h.

O tema "Dehonianos segundo o Coração de Jesus" e o lema "Que todos sejam um" ajudam na reflexão do encontro.

11 maio 2010

Campanha Ficha Limpa

Senadores querem aprovar Ficha Limpa sem novas alterações no texto

Um grupo de senadores se reuniu nesta semana, com o objetivo de traçar com representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) estratégias de votação rápida e consensual no Senado do substitutivo do deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), ao Projeto Ficha Limpa (PLP 518/09).

O texto passou pelo plenário da Câmara no último dia 4 e foi aprovado somente na quarta-feira, 5. No Senado, a intenção é que o projeto seja aprovado sem que o texto passe por novas alterações. A previsão é que a aprovação seja realizada em meados de junho.

Os senadores acreditam que se o projeto for aprovado no próximo mês, as regras para impedir candidaturas de pessoas condenadas em segunda instância (por mais de um juiz) por crimes graves, como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas, poderiam valer ainda para as eleições deste ano.

10 maio 2010

Padre Léo Heck, scj visita comunidade religiosa no Paraguai



Nos dias 6, 7 e 8 de maio, Padre Léo Heck, superior provincial da BM, visitou a comunidade religiosa em Assunção, no Paraguai. Os padres Maurídio Weber (BM), Mario Lovato (AR) – natural da Itália, Arildo José Ferrari (BM), Gianquinto Regazzoni (URU), Cezar Hammes (BM) estão todos residindo juntos na casa de formação dos padres Redentoristas.

No dia 7 de maio, no centro de pastoral Arquidiocesano de Assunção, aconteceu o encontro dos missionários e o provincial da BM com o Monsenhor Dom Pastor Cuquejo, CSsR, arcebispo de Assunção. Os cinco religiosos do Uruguai, Argentina e Brasil, preparam a futura “Missão Guarani”, dedicam-se a vida comunitária, convivência, estudos do guarani e da cultura local, e trabalham na constituição do protejo da Missão.

Na foto, da esquerda para direita os padres: Maurídio Weber (BM), Mario Lovato (AR) – natural da Itália, Léo Heck, scj (provincial da BM), Dom Pastor Cuquejo, CSsR, Gianquinto Regazzoni (URU), Arildo José Ferrari (BM), Cezar Hammes (BM).

05 maio 2010

Encontro dos religiosos jovens - BM


Acontece em Jaraguá do Sul, no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, o encontro dos religiosos que tem até 15 anos de votos perpétuos. A Assessora, Ir. Ivana, do IATES de Curitiba, tem apresentado esses dias o tema da sáude e qualidade de vida. Chamou a atenção para as experiências que nos nutrem como ser humano e que nos ajudam a vivermos saudavelmente a VRC e a vocação presbiteral.

O encontro se caracteriza por muitas partilhas entre os religiosos. Na noite de ontem, terça-feira, a médica Fátima de Corupá fez uma palestra sobre o tema qualidade de vida e questionou sobre a grande porcentagem que nossas escolhas interferem significativamente em nossa saúde e bem estar.

O encontro com 28 partipantes, motivados pela alegria, descontração e fraternidade que a convivência e a descontação proporcionam continua até na sexta-feira.

Texto publicado em scj.org.br

03 maio 2010

Assembleia Leigos Dehonianos - BM


Aconteceu nos dias 1 e 2 de maio, na casa do Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul, o retiro e assembléia dos leigos dehonianos da Província BM. Estiveram presentes 49 leigos dehonianos. No sábado, dia 1o. o dia foi dedicado para um retiro dirigido pelo mestre de noviços, Pe. Mário Tito Angioletti. No domingo, dia 2, o encontro foi dirigido pelo Pe. Donizeti Queiroz, responsável pelos leigos dehonianos na Província. O pe. Léo Heck, superior Provincial também estava presente. O encontro terminou com a Celebração Eucarística, onde os leigos renovaram seu compromisso de viverem o carisma dehoniano.

Ordenação sacerdotal de Fabio Vieira - BC

No dia 01 de maio de 2010, às 09:00h da manhã, no Santuário São Judas Tadeu, São Paulo (SP), o Diác. Fábio Lopes Vieira foi ordenado presbítero. O bispo ordenante foi D. Tomé Ferreira da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, região Ipiranga. Nesta celebração de ordenação estiveram presentes diversos padres dehonianos, tendo como padrinho de ordenação o P. Lorival João Back.

O Santuário ficou repleto de pessoas, entre os quais os familiares do Diác. Fábio, os seus amigos e, especialmente, os membros da sua comunidade paroquial de origem, São José, de Americanópolis (SP). A celebração da missa de Ordenação, na verdade, deveria ter acontecido na Igreja São José. Porém, por falta de espaço, preferiu-se fazer no Santuário São Judas. Mas, mesmo assim, a comunidade paroquial São José veio em peso, com uma participação alegre e piedosa.

As Primeiras Missas do neo-sacerdote P. Fábio Lopes Vieira, foram celebradas na Igreja São José, no mesmo dia, às 19:00h; e no dia seguinte, às 19:30h no Santuário São Judas Tadeu. Nestas missas o pregador convidado foi o P. Bruno Roque dos Santos.