10 junho 2010

Encontro Internacional de Padres, em Roma


Iniciou-se esta Quarta-feira, em Roma, o encontro internacional de padres que marca o encerramento do Ano Sacerdotal, marcado para a próxima Sexta-feira, 11 de Junho. A iniciativa, que será encerrada por Bento XVI, conta com cerca de 9 mil participantes.

Um triduo de liturgias, reflexões e testemunhos conduz à conclusão do especial ano sacerdotal, inaugurado por Bento XVI a 19 de Junho de 2009, solenidade do Sagrado Coração de Jesus e proclamado nos 150 anos da morte do Santo Cura d’Ars. Um dos objetivos das celebrações em Roma consiste em dar graças ao Senhor pelo dom da vocação, recordar a dignidade e a responsabilidade do ministério sacerdotal, renovar os sentimentos de comunhão com o Santo Padre e oferecer-lhe apoio e filial devoção. A caracterizar e orientar as jornadas é um percurso espiritual que à luz da experiência paulina parte da conversão como estado permanente do presbítero e condição imprescindível para a eficácia da missão; passar-se-á depois à invocação do Espírito sob a proteção de Maria , a cheia de graça num novo Cenáculo, para concluir o caminho ideal com a renovação das promessas sacerdotais diante do Sucessor de Pedro. Um itinerário proposto pela congregação para o clero aos presbíteros do mundo inteiro, que sublinha a alma de cada apostolado e a exigência de um continuo renascimento espiritual na plena adesão á própria identidade; tanto os encontros nas Basílicas como a vigília de oração desta quinta feira dia 10 na Praça de S. Pedro concluir-se-ão com a adoração eucarística no espírito da Exortação Apostólica pós-sinodal Sacramentum Caritatis.

Na tarde de Quinta-feira tem lugar uma vigília na Praça de São Pedro: além de testemunhos a serem oferecidos por alguns sacerdotes, estão previstas ligações televisivas com Ars (França), o Cenáculo de Jerusalém, bairros pobres de Buenos Aires e Hollywood, bem como um diálogo entre Bento XVI e os sacerdotes, com adoração e bênção eucarística.

A Congregação para o Clero é a organizadora do encontro internacional, sob o tema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”. A programação conta com meditações, momentos de adoração eucarística, confissão e celebração da Missa.

Os conferencistas serão o Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colónia (Alemanha), e o Cardeal Marc Quellet, Arcebispo do Québec (Canadá). As Missas, nas Basílicas de S. João de Latrão e S. Paulo fora de muros, serão presididas pelo Cardeal D. Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero; o Arcebispo Mauro Piacenza, Secretário da mesma Congregação; Arcebispo Robert Sarah, Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, e o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano.

Na Sexta-feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, às 10h (hora local), encerra-se o Ano Sacerdotal com uma concelebração eucarística presidida pelo Papa na Praça de São Pedro. Durante a Missa, Bento XVI proclamará o santo Cura de Ars como patrono de todos os sacerdotes do mundo – atualmente, S. João Maria Vianney é patrono dos párocos.

Nenhum comentário: