30 junho 2010

Partilha missionária: pe. Vilson Hobold, scj

Padre Vilson Hobold, scj esteve em Santa Catarina e visitou também a sede provincial BM em Curitiba – PR. Deixou uma linda partilha vocacional missionária, publicada no site www.scj.org.br/.




Sou natural de Itapiranga, oeste de Santa Catarina. Nasci no dia 13 de maio de 1953. Meus pais são agricultores. Somos oito filhos, dos quais três mulheres e cinco homens. O pai e um irmão são falecidos. A mãe, Terezinha, completa 85 anos neste ano. Uma irmã e três irmãos continuam ganhando a vida no interior, na agricultura.

Pessoalmente fiquei na casa dos pais até a idade de 11 anos. Quando cursava o quarto ano da escola básica, o quarto ano primário naquela época, tivemos a visita de um frater que fazia seu tirocínio em Crissiumal. Durante a visita deste frater à nossa professora o convidou para saudar os alunos na escola que estudavam na época dentro da capela. O frater se apresentou, falou do seminário e por fim perguntou se não havia alguém que tivesse o desejo de estudar no seminário menor de Crissiumal. O único que se apresentou fui eu. Após o encontro o frater me disse como deveria me preparar para o próximo ano, pois viria um padre a Itapiranga para me buscar. Depois de ter tido a permissão dos pais me preparei para a partida. Neste momento começou uma longa caminhada que passou rápido como um sonho. Foram dois anos em Crissiumal, três em Corupá, dois em Rio Negrinho, um em Curitiba, um no Noviciado em Jaraguá do Sul, três em Brusque e quatro em Taubaté – SP.

Guardo recordações desses anos tão belos. A memória dos meus formadores, padres, irmãos, irmãs, operários, benfeitores, amigos, amigas dos seminários ficará para sempre gravado no meu coração.

Fui ordenado padre no dia 13 de dezembro de 1980, na Linha São Ludgero, município de Itapiranga. Tudo se passou com grande simplicidade nesse grande dia. Foi uma festa para a comunidade.

Fui designado pelo Superior Provincial a trabalhar na formação no seminário Instituto Dehonista em Curitiba – PR. Foram cinco belos anos na minha missão sacerdotal. A acolhida dos confrades desta comunidade, a dedicação das irmãs religiosas, a alegria espontânea e plena dos quase cem seminaaristas, continuam a influenciar a minha vida até hoje.

Em seguida vieram pedidos do Congo para que o Brasil colaborasse com aquela missão. Logo me apresentei, e após dois anos de espera parti ao Congo.

Em Janeiro de 1986, em três padres fomos à Bruxelas, na Bélgica, para o estudo do francês. Durante este período na Bélgica faleceu meu querido pai com apenas 62 anos de idade. Foi uma dura prova para o jovem missionário, no entanto só voltei para visitar minha família após três anos no Congo.
Em Julho de 1986 foi a partida para o Congo. No Congo fui designado para trabalhar, no Escolasticado Padre Dehon em Kisangani. Durante dezesseis anos trabalhei nesta comunidade. Em dezembro de 2002 deixei esta comunidade e fui a Butembo, numa outra cidade e diocese para construir o Noviciado Sagrado Coração de Jesus. Em 2005 celebrei meu jubileu de 25 anos de sacerdócio. Em seguida, em 2006, fui nomeado pelo padre geral a estar à frente da Província dos Padres do Sagrado Coração de Jesus no Congo. Três anos já se passaram e mais um do segundo mandato. Esta responsabilidade terminará no dia primeiro de julho de 2012.

Os períodos mais agradáveis da minha vocação foram aqueles passados nas casas de formação no Brasil e no Congo.

A todos que vão ler essas frases peço que rezem pelas vocações sacerdotais e religiosas, especialmente missionárias: “A messe é grande, os operários são poucos…” Temos necessidade de inúmeros missionários. Que Deus abençoe a todos vocês!


Padre Vilson Hobold, scj
Superior Provincial do Congo (África).

Um comentário:

Unknown disse...

Deus o abençoe Pe.Vilson e que a luz divina sempre o ilumine na sua missão, grande guerreiro.