22 outubro 2007

Beatificação de Albertina Berkenbrock


Ela viveu apenas 12 anos, mas santamente. Assim o bispo de Tubarão, Dom Jacinto Bergman, resumiu a trajetória de Albertina Berkenbrock, a menina brasileira beatificada esse sábado, dia 20 /10, em Tubarão (Santa Catarina, sul do país).

A cerimônia presidida pela cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, reuniu cerca de 20 mil fiéis na praça da Catedral de Tubarão. Participaram dezenas de bispos e sacerdotes.

Segundo ressaltou Dom Jacinto Bergman ao início da celebração, Albertina "ousou fazer a maior aventura de felicidade: ser santa".

"Queremos participar desta celebração ouvindo o desafio instalado pela Trindade Santa em nosso coração no dia do Batismo. Ouvindo o desafio espelhado no testemunho de Albertina: sem medo de ser santo, santa", enfatizou o bispo da localidade.


Albertina Berkenbrock nasceu no dia 11 de abril de 1919, na comunidade de São Luís, próxima a Tubarão. Filha de um casal de agricultores, teve mais oito irmãos. Aos 12 anos de idade, no dia 15 de junho de 1931, Albertina foi assassinada porque quis preservar a sua pureza espiritual e corporal, e defender a dignidade da mulher, por causa da fé e da fidelidade a Deus. "E ela o fez heroicamente, como verdadeira mártir. O martírio e conseqüente fama de santidade espalharam-se rapidamente, de maneira clara e convincente", narra a biografia lida no início da celebração.

Na homilia da missa, o cardeal Saraiva Martins afirmou: "fica-nos a força e a eloqüência de uma vida vivida em Cristo. Fica a mensagem de que a pureza do corpo é sinal de fidelidade a Deus". Segundo o cardeal, Albertina ensina aos jovens a não procurarem a felicidade em ambientes destrutivos. "As coisas finitas podem dar vislumbres de alegria, mas só o infinito pode encher o coração", afirmou.

Já o núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, destacou, no encerramento da missa, que, embora ainda tão jovem, Albertina "já havia compreendido a radicalidade das palavras de Cristo: «não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma". Aprendam a imitar e a reverenciar a fortaleza invencível dessa menina."

Nenhum comentário: