30 outubro 2007

Brasil é sede da Copa do Mundo em 2014


O Comitê Executivo da Fifa confirmou nesta terça-feira (30/10), na sede da organização, em Zurique, na Suíça, o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014.
Todos os 20 membros do Comitê Executivo da Fifa votaram a favor da candidatura do Brasil.
Após receber a taça da Copa do Mundo das mãos de Blatter, presidente da Fifa, Lula assegurou que o Brasil estará, de hoje até 2014, se preparando para realizar uma das maiores Copas do Mundo da história

- O mundo terá a oportunidade de ver o que o povo brasileiro é capaz de fazer. O futebol para nós, brasileiros, não é apenas um esporte, mas uma verdadeira paixão", disse.

Com a confirmação da Fifa, o país do futebol voltará a receber um Mundial, fato que não acontecia desde 1950. Agora, o Brasil tem até o dia 31 de outubro de 2008 para anunciar quais são as cidades que receberão os jogos.
A Fifa recomenda ao Brasil que escolha apenas dez sedes. No entanto, devem ser indicadas 12 localidades, como nas Copas de 2006, na Alemanha, e de 2002, no Japão e na Coréia do Sul.

Anúncio não garante Copa no Brasil
Apesar de toda a festa pelo anúncio do Brasil como sede da Copa de 2014, vale ressaltar que o evento não está completamente garantido. Não existe um decreto ou lei que obrigue a Fifa a garantir a realização do torneio no país. A organização pode nomear outro país como sede se o Brasil não cumprir várias obrigações que estão no caderno de encargos.
Caso isso aconteça, pode acontecer com o Brasil o mesmo que aconteceu com a Colômbia. Em 1986, o país perdeu a candidatura para o México justificando que não tinha dinheiro para terminar as obras necessárias à criação da infra-estrutura exigida pela Fifa.
Entre os ítens analisados pela Fifa, estarão, por exemplo: uso da verba disponível para o evento, venda de ingressos, estádios, estrutura para treinamentos, facilidades para a mídia, possibilidade de realização de congressos e eventos, segurança, telecomunicações, transportes, capacidade de acomodação.

Com informações de G1

Nenhum comentário: