17 outubro 2007

Encontro dos Superiores Maiores


O tradicional encontro com os Superiores Maiores vai ter lugar nos dias 21 a 31 de Outubro de 2007 em Roma na Cúria Geral. Estão previstas numerosas jornadas, dado que é muito rica a agenda dos trabalhos. Cerca de 50 participantes vão ter a possibilidade de compartilhar as realidades mais significativas, que se estão desenvolvendo na Congregação. Começar-se-á com a atenção à atualidade que tem o P. Dehon, passando pela apresentação do trabalho, que está levando a cabo o Centro de Estudos, para se passar depois a uma análise da conferência geral de Varsóvia sobre “SCJ ad gentes”, com o objetivo de avaliar e verificar as iniciativas realizadas a partir daquele acontecimento. O centro dos trabalhos será a preparação do XXII Capítulo geral de 2009.
Vão ser apresentadas e examinadas algumas questões jurídicas que necessitam de um ajuste ou, pelo menos, de serem retomadas devido às mudanças em ato mesmo dentro da Congregação. Proceder-se-á à composição da comissão encarregada de preparar o Capítulo Geral.

Será reservada atenção a uma temática específica: “Abusos sexuais: princípios e procedimentos”. Constituirão objeto de avaliação as várias iniciativas promovidas ou realizadas pelo Conselho geral (encontro dos párocos na Argentina e Manila; encontro dos formadores; colóquio sobre a comunicação; seminário teológico sobre a Teologia Cordis do próximo ano). Um tempo devido será dedicado ao tema da beatificação do P. Dehon para compreender como está a situação atual, qual é a posição do governo geral e que fazer. Tomar-se-ão também em exame as questões econômico-financeiras. Um panorama deveras articulado que vai ser depois enriquecido com a contribuição dos trabalhos de grupo.

Nenhum comentário: