20 março 2008

Papa aos jovens: ser cristão implica "não se conformar"

Bento XVI explicou aos mais de 3.500 jovens que participam da 41ª edição do Fórum UNIV, nesta quarta-feira (19/03) que ser cristão implica não se conformar em seus ambientes de colégio, universidade ou trabalho.

"Vós sabeis que com um sério compromisso pessoal, inspirado nos valores evangélicos, é possível responder adequadamente aos grandes interrogantes do tempo presente", disse o Papa aos rapazes e moças presentes.

"O cristão sabe que há um nexo inseparável entre verdade, ética e responsabilidade. Toda expressão cultural autêntica contribui para formar a consciência e estimula a pessoa a superar-se a fim de que possa melhorar a sociedade."

"A pessoa se sente, assim, responsável ante a verdade, ao serviço da qual deve ser colocada a própria liberdade. Trata-se certamente de uma missão comprometedora e para realizá-la o cristão está chamado a seguir Jesus, cultivando uma intensa amizade com Ele através da oração e da contemplação."

"Ser amigos de Cristo e dar testemunho d’Ele onde quer que nos encontremos exige também o esforço de ir contra a corrente, recordando as palavras do Senhor: estais no mundo, mas não sois do mundo. (...) Não tenhais medo, portanto – exortou-lhes –, quando for necessário, de não se conformar na universidade, no colégio e em todos os lugares."
O UNIV 2008, com o tema "Ser, aparecer, comunicar: entretenimento e felicidade na sociedade multimídia", é um encontro universitário organizado desde 1968 em Roma por ocasião da Semana Santa. Deste modo, milhares de estudantes e professores universitários, durante quatro décadas, puderam ampliar seus próprios horizontes culturais no clima universal do centro da cristandade, graças às audiências especiais concedidas por Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI aos participantes no UNIV.

Mais informações em www.univforum.org
Fonte: ZENIT

Nenhum comentário: