23 março 2008

Papa celebra Páscoa


O Papa Bento XVI pediu em sua mensagem de Páscoa, no domingo (23/03) pelo fim da injustiça, do ódio e da violência ao redor do mundo, incluindo Tibet, Iraque e Darfur.
O papa celebrou uma missa pascal para dezenas de milhares de pessoas sob chuva na praça São Pedro, enquanto cristãos em todo o mundo comemoravam a ressurreição de Cristo.
A missa de domingo ocorreu horas depois de uma vigília de Páscoa na noite de sábado, onde em um gesto surpreendente o papa batizou o muçulmano Magdi Allam, 55 anos, um jornalista e crítico ferrenho do extremismo islâmico que nasceu muçulmano e se converteu católico.

Em sua mensagem "Urbi et Orbi" (à cidade e ao mundo), que ocorre duas vezes ao ano, dirigida após a missa, o papa condenou "as muitas chagas que continuam a desfigurar a humanidade."
'Esses são os flagelos da humanidade, que ocorrem em todo canto do planeta, apesar de frequentemente ignorados e às vezes deliberadamente ocultos; chagas que torturam as almas e os corpos de inúmeros de nossos irmãos e irmãs", disse ele.
O papa conclamou "um compromisso ativo com a justiça... em áreas ensangüentadas por conflitos e onde quer que a dignidade da pessoa humana continue a ser desprezada e pisoteada."
"Espera-se que estes sejam precisamente os lugares onde os gestos de moderação e perdão devam crescer", disse ele, especificamente mencionando Darfur, Somália, a Terra Santa, no Oriente Médio, Iraque, Líbano e Tibet.
Ele então desejou ao mundo uma feliz Páscoa em 63 línguas.
Foi seu segundo apelo em menos de uma semana pela paz no Tibet.


Reuters / AFP

Nenhum comentário: