“Deus seja louvado por tudo o que realizou em vós e através de vós”
Dehonianos da Polônia e de Portugal, do Brasil e da Bélgica vieram nesta segunda-feira, 6 de outubro de 2008, a Neustadt an der Weinstrasse. Juntamente com os confrades da Alemanha e de outras regiões da Congregação entraram em procissão na igreja do Herz-Jesu-Kloster às 10 horas da manhã. Irmão José Faath SCJ à frente com a cruz processional, seguido pelos fratres Cleber Sanches SCJ e Márcio Auth SCJ, levando incenso e turíbulo. Em seguida, os superiores provinciais, os diretores de casas e o Superior geral, José Ornelas Carvalho SCJ e, enfim, os convidados de honra com seus cajados de pastor: Dom Eusébio Cardeal Scheid SCJ, arcebispo do Rio de Janeiro, e o Bispo de Speyer, Dr. Karl-Heinz Wiesemann.
Solene, festivo e acolhedor
A missa solene é o ponto alto do evento em Neustadt, ponto alto que impressiona de um modo diferente: não é exagerado nem monótono, mas solene, festivo e acolhedor. Isso é bem perceptível sobretudo na pregação do Cardeal Scheid. Sua saudação em tom vivo e espontâneo é algo incomum para muitos freqüentadores de igreja na Alemanha. O cardeal, descendente de ancestrais alemães, coloca o Coração de Jesus no centro de suas considerações, que convergem nesta afirmação: “O Coração de Jesus é Rei e Centro de todos os corações”.
Algo mais se destaca nessa cerimônia: é uma solenidade dos sinais. Esse estar-juntos das províncias da Alemanha e do Brasil torna-se visível pela presença do Padre Jacinto Weinzenmann SCJ, que faz a leitura da missa, e do Padre Levi dos Anjos Ferreira SCJ, que faz as preces da comunidade. O contato com os benfeitores e amigos aparece melhor na saudação e no abraço da paz. Pouco depois, quando P. Wilmer, como ex-diretor, dá a comunhão aos seus pupilos do Coral de Handrup, torna-se clara também a forte ligação com a juventude.
Depois da celebração eucarística aconteceram as saudações no Auditório. O Provincial da Província alemã, Padre Heiner Wilmer SCJ, dá as boas vindas aos convidados, em italiano, inglês, espanhol. Em suma, cada confrade é saudado na língua do seu país. Também isso é um sinal de quão importantes são em tais efemérides a hospitalidade e a abertura.
Centro de espiritualidade e grande honra
A isso pôde referir-se o primeiro a tomar a palavra para congratular. Dom Karl-Heinz Wiesemann louva o engajamento dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e exclama: “Eu tenho a impressão de que nesse momento está havendo um renascimento da espiritualidade do Coração de Jesus”. Dom Wiesemann qualifica o Convento de Neustadt como “centro de espiritualidade” e agradece a grande honra de a Província Alemã estar justamente celebrando neste lugar o centenário de sua criação. E, por fim, o bispo de Speyer manifesta ainda um desejo: “Eu vos peço: continuai a ler os sinais dos tempos e a reagir a eles com o vosso coração e jeito típico de ser”.
A exortação a prosseguir e o encorajamento a modelar o futuro marcam também a saudação final. O Superior geral da Congregação entregou ao Provincial, Padre Wilmer, um cálice com patena artisticamente cinzelado, e orientou toda a parte da manhã a seu alvo: “Louvado seja Deus por tudo o que realizou em vós e através de vós na Igreja e no mundo”.
À tarde os dehonianos alemães ofereceram várias apresentações aos confrades. Sob a égide do Padre Stefan Tertünte SCJ os hóspedes puderam ver um filme-documentário sobre o Colégio Leoninum de Handrup, e também uma apresentação do Irmão Josef Faath sobre as atuais Casas da Província Alemã e os novos homepage. As restantes horas do dia foram bem orientadas pelos anfitriões: na noite folclórica palatinense (Pfälzerabend) foram servidos pratos típicos locais e regionais – um final feliz deste primeiro dia de comemorações.
Simon Biallowons
Tradução: P. Darci Dutra, scj
Fonte: www.scj.de / www.dehonianos.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário