01 outubro 2008

Dia Nacional de Doação de Leite Materno

O Brasil comemora hoje, 1º, o Dia Nacional de Doação de Leite Materno, campanha promovida pelo Ministério da Saúde. A data tem como objetivo esclarecer os benefícios do consumo de leite materno e estimular mulheres a tornarem-se doadoras de leite.

De acordo com o a Rede Brasileira de Bancos de Leite, no ano de 2007, mais de 92 mil mulheres foram solidárias e doaram seu leite para um dos 193 Bancos de Leite Humano do Brasil. Esse ato possibilitou alimentar com leite humano pasteurizado 130 mil bebês.

Os Bancos de Leite Humano trabalham, entretanto, para que este número cresça e promovem constantes ações para possibilitar que um número ainda maior de bebês recebam o leite humano.Há 186 Bancos de Leite no Brasil. Eles atendem bebês prematuros ou doentes que não conseguem se alimentar diretamente no seio materno. "Muitos desses bebês ainda não desenvolveram o reflexo da sucção ou estão doentes e muito fracos para isso", explica a coordenadora da Política Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Sônia Salviano.

Mais informações e endereços de Bancos de Leite: www.fiocruz.br/redeblh


A doação

Para fazer a doação, as mulheres devem gozar de saúde plena. Portadoras de doenças infecto-contagiosas, como a Aids, não podem doar e nem mesmo amamentar o filho. O risco de transmissão do vírus é alto. Antes da possível coleta, as doadoras têm de mostrar o cartão de acompanhamento pré-natal e passar por uma avaliação clínica. Também não podem beber, fumar e tomar medicamentos. Quando o leite chega ao banco, passa por um rigoroso controle de qualidade. O primeiro passo é a pasteurização, que elimina bactérias e vírus. Depois disso, o alimento é congelado e submetido a um teste de controle microbiológico, para checar a efetividade da pasteurização. Só depois de aprovado nessa última fase, o leite é liberado para consumo.

Nenhum comentário: