No último dia 26 de novembro o povo se reuniu na praça de Pindaré-Mirim em frente a primeira Igreja onde os nossos pioneiros (Pe. Humberto Penso, scj, pe. Clemente Dingler e pe. Odilo Erhardt) iniciaram a missão.
Era só emoção!
Muita gente, mais ou menos 2500 pessoas. O povo feliz, os padres muito mais. A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Xavier Gilles, concelebrada pelo bispo auxiliar de São Luis: Dom Geraldo Dantas de Andrade, SCJ e pelos padres dehonianos que trabalham neste chão e alguns que já trabalharam e que vieram celebrar conosco essa ação de graças.
Agradecemos a Deus pelos 40 anos de presença missionária. A semente foi lançada pelos primeiros missionários, foi cultivada por tantos outros que vieram depois e pelo povo também.
Hoje, já estamos colhendo os frutos: Comunidades formadas e organizadas, vocações que estão surgindo. Já temos 3 padres dehonianos que são deste chão, 2 fratres que inicarão a teologia neste próximo ano, 2 noviços, 2 postulantes e 5 fratres que estão no tirocinio.
A missão já não está só no Maranhão, estamos também no Pará. Temos muitos desafios pela frente: a auto-manutenção, a animação vocacional que precisa melhorar muito.
A celebração dos 40 anos nos provoca e convoca a retomar e renovar o projeto missionário. A lançar um olhar para o futuro e se animar, ainda mais, pois é um tempo novo e o Senhor caminha conosco. Renovamos o nosso sim nesta missão e queremos cominhar unidos com a Congregação e com a Igreja no Brasil e na América Latina.
Renovamos o nosso sim na escuta e vivencia do evangelho, no seguimento de Jesus Cristo, na disponibilidade para servir as comunidade. Renovamos a nossa missão de dehonianos: sermos profetas do amor e ministros da reconciliação.
Texto: dehon.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário