A celebração festiva contou ainda com o lançamento da edição comemorativa do informativo “Nossa voz”, uma revista com um resumo das atividades do IMSJT em 2010, o lançamento e a divulgação das mídias sociais do Instituto e com o chá celebrativo. As comemorações dos 65 anos do IMSJT foram abertas nesse dia para homenagear São José, que é seu patrono e cuja festa celebrou-se em 19 de março. Durante o ano de 2011, até março de 2012, acontecerão muitos outros eventos para marcar esse jubileu de platina. O Instituto, porém, começou suas atividades em novembro de 1946.
Ele nasceu como obra da recém-criada Paróquia de São Judas Tadeu, na época que o P. João Buscher, scj era seu pároco. Inicialmente foi administrado pelas Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada e era um orfanato que atendia meninos e meninas. Os meninos permaneciam na casa até os quatro anos e as meninas até os 16 anos. Em 1949, ele abrigava 72 crianças, mas no final daquele ano as irmãs deixaram o Instituto, porque sua congregação abrira um orfanato próprio.
Diante disso, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) designou P. Gregório Westrupp, scj como administrador da obra, com a ajuda do irmão Cláudio Mallmann, scj. Em 19 de março de 1950, dia de São José, o Instituto foi reinaugurado por P. Gregório para acolher meninos órfãos, abandonados ou de famílias em precária situação financeira. Ele reiniciou as atividades com apenas três meninos.
O Instituto é uma obra da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que designa alguns de seus membros para sua direção e assistência espiritual. Além dos padres, trabalham no IMSJT religiosos, seminaristas e fratres. Como obra dehoniana, o IMSJT tem como mística, ou seja, identidade religiosa que o sustenta espiritualmente, o amor restaurador: “Do lado aberto de Cristo na cruz, nasce o homem de coração novo” (Padre Dehon).
A missão do Instituto, desde a sua origem, é: “Acolher, amparar e educar crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e de vulnerabilidade pessoal e social, a fim de que alcancem o pleno exercício de sua cidadania e despertem-se para a responsabilidade social e a solidariedade humana”.
Diretores do IMSJT:
. Padre João Buscher, scj, fundador e primeiro diretor.
. Padre Gregório Westrupp assumiu a obra em 1950 e ficou na direção até a sua morte, em 1983.
. Padre Mauro Paulo Junghklaus sucedeu-o, administrando o IMSJT por oito anos.
. Padre Aurélio Mariotto assumiu o cargo em 1991.
. Padre Luiz José Weber passou a ser diretor em 1997.
. Padre Lorival João Back está na direção do IMSJT desde 2005 e implementou as mudanças para adequá-lo à legislação atual.
Obras do IMSJT
Fazem parte do Instituto Meninos de São Judas Tadeu as seguintes obras:
. Núcleo Socioeducativo Padre Gregório Westrupp – atende crianças e adolescentes, em período inverso ao da escola, com capacidade para acolher 300 atendidos. Iniciou suas atividades em fevereiro de 2007 e funciona na sede do IMSJT.
. Creche Padre Gregório Westrupp – atende 110 crianças em período integral, no bairro do Brooklin. Tem convênio com a prefeitura do Município de São Paulo e iniciou suas atividades em 1970.
. Creche Padre Dehon/Núcleo Marisa – atende 60 crianças de 1 a 4 anos em período integral. Mantém convênio com a prefeitura de São Bernardo do Campo. Foi inaugurada em 2008.
. Casa Abrigo São Judas Tadeu – abriga 15 crianças e adolescentes em regime de internato, em uma casa à av. Itacira (Planalto Paulista). Foi inaugurada em junho de 2008.
. Recanto São Judas – uma chácara em São Bernardo do Campo, que funciona como espaço educacional, lúdico e recreativo para os atendidos e para funcionários do IMSJT. Pode também ser alugada para encontros e retiros de outros grupos.
. Parcerias
O IMSJT mantém parceria com a ESPRO – Ensino Social Profissionalizante.
Essa Associação prepara os jovens para o primeiro emprego, dando-lhes capacitação básica para o trabalho. Ela atende, anualmente, 640 jovens nas dependências do IMSJT.
Somando-se as atividades de todas essas obras e parcerias, o IMSJT realiza mais de 14.000 mil atendimentos mensais. Eles incluem: reforço escolar; refeições; atendimentos odontológico, psicológico e fonoaudiológico; oficinas de música, teatro, artesanato e dança; aulas de Educação Física, Robótica, Informática; Coral; orientações aos pais; passeios; ensino religioso; etc.
Terêzia Dias
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