16 março 2011

VIII Conferência Geral SCJ - 2012


Em vista da VIIIª Conferência Geral (Neustadt 16-21 de Julho 2012), encontramo-nos como comissão em Roma para organizar o evento. A proposta de realizar uma Conferência sobre educação veio dos educadores que, reunidos em Salamanca no ano de 2008, acharam que “era preciso uma tomada de consciência sobre a grande importância do tema da educação que diz respeito a toda a Congregação”.

A ideia foi apresentada ao XXIIº Capítulo Geral de 2009, que a fez sua e, no documento final, recomendou que “se convocasse uma Conferência Geral sobre os temas da educação e da cultura e suas implicações”.

O Governo Geral, depois de uma ulterior troca de ideias com os Superiores Maiores, em Outubro de 2010, propôs que a Conferência leve em consideração: o educar, os valores dehonianos, e as jovens gerações. Nos sucessivos encontros, achou-se problemática a referência à expressão educação, que, em alguns contextos, parece redutiva, por ter, por exemplo, uma referência exclusiva à atividade escolar.

Daí que se decidiu utilizar a palavra “Educare”, em língua latina. Entendemos, com esta palavra, uma missão que diz respeito a todos os dehonianos, em qualquer contexto ou âmbito onde se encontrem a trabalhar. O termo inclui o contributo positivo a dar à vida e ao crescimento das pessoas, sobretudo no período da formação e da estruturação da personalidade. O título da Conferência é por conseguinte: «EDUCARE as jovens gerações, a partir dos valores dehonianos».

Oração:

Cristo único mestre

“Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração.” (Mt 11,29)

Nós Vos bendizemos, ó Pai,

em união com Jesus, vosso Filho,

que pela Palavra nos educa

e configura nosso coração ao Amor.

Ensinai-nos a partilhar os valores

que nos destes em Padre Dehon,

para continuar no mundo

a vossa obra de salvação.

Enviai o vosso Espírito

para que possamos educar as jovens gerações

segundo a vossa vontade.

Que Jesus Cristo, único mestre,

inspire a nossa ação.

Amém.

Oração para a VIIIª Conferência Geral

Nenhum comentário: