19 junho 2007

Aquecimento global poderá causar 200 milhões de refugiados


O aquecimento global poderá causar 200 milhões de refugiados do aquecimento global em 2040 e a massa de afetados será dos residentes em países pobres, alertou a organização ambientalista Greenpeace.
Especialistas acreditam que já existam pelo menos 20 milhões de refugiados do clima e alguns previram que o número irá aumentar em 10 vezes à medida que o impacto da elevação das temperaturas for mais claramente sentido.
Eles afirmam que comunidades "inuit" estão sendo deslocadas pelo derretimento do gelo na América do Norte e na Groenlândia e que os moradores da região africana de Sahel, afetada pela seca, das planícies alagáveis de Bangladesh e das ilhas do Pacífico Sul estão sofrendo destino parecido.
"As pessoas mais pobres do mundo não tiveram participação na mudança climática, mas serão as primeiras a sofrer severamente suas conseqüências", afirmou o climatologista do Greenpeace Andree Boehling.
"Enquanto isso, as nações industrializadas que causaram o aquecimento global negam a existência de refugiados do clima e usam suas leis para refugiados para evitar ter que cuidar deles", acrescentou.
O termo "refugiado do clima" foi cunhado cerca de uma década atrás para descrever aqueles que são forçados a deixar suas casas devido aos efeitos do aquecimento climático, mas não é oficialmente reconhecido por governos ou pelas Nações Unidas.

Fonte: Yahoo!Notícias

Nenhum comentário: