12 junho 2007

"Documento de Aparecida" é entregue ao papa


Bento XVI recebeu nesta segunda-feira, dia 11, através dos três presidentes, o «Documento de Aparecida», no qual se recolhem as conclusões da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, celebrada de 13 a 31 de maio.
"Agora esperamos que o Santo Padre aprove o documento apresentado para compartilhá-lo com todas as comunidades, que com ansiedade esperam suas diretrizes para seguir o trabalho evangelizador neste continente da esperança", explica o CELAM em um comunicado.

O "Documento de Aparecida", como é chamado pelo CELAM, apresentado ao Papa, tem três grandes partes que seguem o método de reflexão teológico-pastoral ver - julgar - agir.

"Propõe ver a realidade com olhos iluminados pela fé e um coração cheio de amor, proclama com alegria o Evangelho de Jesus Cristo para iluminar a meta e o caminho da vida humana e busca, mediante um discernimento comunitário aberto ao sopro do Espírito Santo, linhas comuns de uma ação realmente missionária, que coloque todo o Povo de Deus em um estado permanente de missão", explica uma síntese do CELAM.

Esse esquema tripartito está enlaçado por um fio condutor em torno da vida, em especial a Vida em Cristo, e está marcado pelas palavras de Jesus, o Bom Pastor: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10, 10).
Fonte: Zenit

Nenhum comentário: