03 agosto 2007

Carta do Superior provincial para o dia 12 de agosto


Carta do Superior provincial para o dia 12 de agosto

Caros confrades,
Paz e alegria!

Estimo encontrá-los todos bem. Envio minha saudação pelo dia do Padre. Que saibamos todos viver bem a nossa vocação de servidores do Povo de Deus, esmerando-nos cada vez mais na santidade e na missão.
Celebramos no dia 12 de agosto, com o aniversário do falecimento do Servo de Deus Pe. Leão João Dehon (1925), o aniversário da instalação da Nova Província BM. Tudo isto é motivo de ação de graças e redobradas súplicas para correspondermos cada vez melhor às tarefas que nos foram confiadas. Que entre os temas das reuniões de comunidades, ou nos encontros fraternos setoriais esteja também contemplado o aprofundamento do resultado da nossa recente Assembléia e como torná-lo realidade.

Quero, pois, relembrar alguns aspectos que julgo importante destacar.

1.) Aprovamos a dinâmica do nosso Guia Vocacional e reforçamos uma política vocacional de trabalhar mais e melhor os candidatos e vocacionados Dehonianos. Tomamos consciência de nossa responsabilidade e cumplicidade (como religiosos) no SAV. Cumpre tornar realidade tudo o que estudamos e aprovamos.

2.) Damos passos no sentido da Partilha fraterna, da vivência dos conselhos evangélicos (pobreza). Isto nos liberta para a missão. Creio que ficou clara a necessidade da prestação de contas, o que já vem sendo feito por grande parte dos membros da província. Nosso objetivo é que todos façam regularmente isto. A única coisa as ser mais bem definida, em alguns casos, é se o ecônomo local deve enviar o montante para a sede da província ou para uma casa de formação. Isto será definido nas visitas do ecônomo às comunidades locais.

3.) É de suma importância a decisão tomada de prevenir e cuidar da saúde, com a aprovação de um Plano de saúde para todos. Isto significa que todos os religiosos de votos perpétuos devem ter o seu plano de saúde. Contudo, um desafio permanece, o de cuidar dos nossos idosos, doentes e debilitados. Sonhamos em ter um lugar acolhedor e adaptado para mais e melhor cuidar destes nossos irmãos.

4.) Missão é um tema vital para a sobrevivência da Província. Se nos fecharmos em nós mesmos, morremos. Graças a Deus, há generosidade suficiente. Oxalá cresça ainda mais, para podermos sonhar mais alto. A assembléia mostrou-se favorável a uma missão “além fronteiras”, de preferência, na Angola.

Avaliamos como muito positiva a Assembléia. Destacamos a presença maciça dos religiosos, a boa participação, o clima de descontração e alegria, o interesse de todos. Percebemos um espírito fraterno e de esperança em relação à caminhada da Província. “Desejo, ademais parabenizá-los pela caminhada e faço votos que continuem seu esforço, contando sempre com a alegria que lhes é própria e unidos no mesmo ideal de sermos discípulos missionários dehonianos animados pelo fogo do amor de Jesus Cristo” (P. Cláudio Weber). Com certeza, temos ainda desafios e dificuldade a superar. Sem deixar-nos abater, confiando em nosso potencial e olhando para os nossos vocacionados, seminaristas e fratres, invade-nos a certeza de um futuro promissor.

Conclamo a todos para que tendo presente os insistentes apelos do Superior Geral em sua carta à Província, após sua visita, façamos a prestação de contas nas comunidades locais e territoriais. Que todos se interessem pela criação dos SAV e TREVOS. Que o Plano de Saúde empresarial, escolhido e aprovado em assembléia, seja assumido por todos com responsabilidade. Que se incentivem os grupos de leigos dehonianos e sua participação nos encontros provinciais. Que a MDJ seja uma forma de trabalhar com a juventude em todas as nossas paróquias.

Convido ainda para que todos quantos possam estar no encontro de párocos e vigários paroquiais se façam presentes. Além dos assuntos já em pauta, devemos fazer a nossa Assembléia civil, para entre outros assuntos, aprovar o balancete financeiro de 2006. O encontro acontecerá nos dia 20 a 22 de agosto, no Noviciado, em Jaraguá do Sul.

Que desçam sobre todos nós e sobre nossos trabalhos as mais copiosas bênçãos do Senhor.
Com estima e admiração,
Pe. Léo Heck scj
Sup. Provincial

Curitiba, 02 de agosto de 2007

Nenhum comentário: