21 setembro 2007

Dia Mundial Sem Carro


Em todo o Brasil, cidades se organizam para divulgar a data e conseguir grande adesão. Mas moradores questionam a falta de boas alternativas de transporteNo próximo sábado (22), comemora-se o Dia Mundial Sem Carro. A data, que soa como um manifesto, tem o intuito de alertar as pessoas para os problemas causados pelo uso massivo dos automóveis nas grandes cidades.


A idéia surgiu inicialmente na Europa, durante a crise do petróleo nos anos 70. Conhecida lá fora como World Carfree Day, a data foi oficialmente instituída em 2000, mas só chegou ao Brasil em 2001, quando 11 cidades brasileiras aderiram à data. Em São Paulo, a iniciativa começou, ainda sem muita força, em 2005, quando a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente divulgou a causa. Mas, apesar de cair em um sábado, dia em que menos trabalhadores saem às ruas, nunca a data foi tão comentada quando neste ano.


Para incentivar a população a participar do movimento, a prefeitura de São Paulo, em parceria com o movimento Nossa São Paulo é Outra Cidade, vai organizar passeios ciclistico na região central da cidade. Com o mote: "Por um transporte público melhor, por menos poluição, por menos engarrafamentos, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, por cidadania e segurança no trânsito", a campanha busca voluntários para organizar os passeios, já que não haverá participação da CET.


Outras áreas da sociedade também tentarão colaborar com a causa. A TVCultura publicou comunicado oficial informando que "algumas equipes de jornalismo só usarão bicicleta e transporte coletivo para ir ao local de suas reportagens". A emissora também fará a cobertura de outros esforços feitos pelos paulistanos neste dia.


Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG) também terão campanhas no Dia Mundial Sem Carro.

No Rio, onde a frota é de cerca de 1 milhão de veículos, a prefeitura vai promover eventos para incentivar a população a utilizar as ciclovias da cidade. Em Belém e Belo Horizonte, a bicicleta também será adotada como alternativa de transporte. Passeios ciclísticos e panfletos informativos serão distribuídos nas capitais para alertar e informar a população. Na capital mineira, um concurso também vai eleger a melhor frase sobre a vantagem de se usar bicicleta em ao invés do carro.

Nenhum comentário: