20 novembro 2007

20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra


A data do assassinato de Zumbi dos Palmares foi transformada em 1978 no Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado. Um dos objetivos declarados, segundo historiadores, era opor o 20 de novembro ao 13 de maio, que marca a "falsa" abolição da escravatura pela princesa Isabel em 1888.
Zumbi dos Palmares - Símbolo da resistência negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares. Criado pelo padre Antônio Melo, aos 15 anos fugiu para Palmares e adotou o nome Zumbi, que significa guerreiro. Logo ascendeu ao comando militar do quilombo, governado então por Ganga Zumba. Em 1678, renegou um acordo com as autoridades coloniais e provocou uma guerra civil no quilombo. Mandou envenenar Ganga Zumba e assumiu seu lugar. Durante 14 anos liderou a resistência contra os portugueses. Com a destruição de Palmares, em 1694, fugiu com outros sobreviventes e escondeu-se na mata. Foi morto numa emboscada, após ser traído por companheiros. Seu corpo foi mutilado e a cabeça enviada para o Recife, onde foi exposta em praça pública.
Após 17 anos de combate em que se notabilizou como um dos maiores generais da história da Humanidade, Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695, durante a expedição repressora do bandeirante Domingos Jorge Velho. A experiência palmarina durou cerca de 60 anos e foi a maior e mais longa contestação à ordem escravista em todo o mundo e em todos os tempos. Palmares abrigou cerca de 20 mil habitantes, negros, índios e brancos pobres.
O poeta, professor e militante do movimento negro, Oliveira Silveira, nascido em 1941, no interior do Rio Grande do Sul, pesquisou e sugeriu a data 20 de novembro como a mais significativa para a comunidade negra brasileira e como alternativa ao dia 13 de maio, data de comemorações oficiais da Abolição da Escravatura no Brasil. Essa data começou a ser celebrada em Porto Alegre (RS), na década de 70, através do grupo Palmares. Inicialmente celebrada como Dia do Negro, ela se tornou Dia Nacional da Consciência Negra, em 1978, por meio de iniciativa do Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial, depois só MNU.

Cidades onde o 20 de novembro é feriado
SÃO PAULO: São Paulo (capital), Campinas, Piracicaba, Limeira, Hortolândia, Ribeirão Pires, Santa Bárbara D'Oeste
ALAGOAS: União dos Palmares
MATRO GROSSO: Cuiabá
RIO GRANDE DO SUL: Pelotas e Porto Alegre
AMAPÁ: Macapá
RIO DE JANEIRO: durante o governo de Benedita da Silva, aprovou o feriado a nível estadual.

Fonte: Pastoral Afro-brasileira / Revista IR ao POVO

Nenhum comentário: