29 novembro 2007

Mensagem de Natal do Superior Geral



Roma, 25 de novembro de 2007
Prot. N. 326/2007

Não temais! Hoje vos nasceu um Salvador
que é o Cristo Senhor (Lc 2, 10.11)



Mensagem de Natal


Caros confrades,

Em alguns dias a Igreja dará início ao tempo do Advento que nos preparará para o Natal do Senhor. Este tempo, mais do que uma sucessão de dias ou semanas, é uma oportunidade para anunciar, com expectativa e esperança, a Boa Nova de um Deus que nos ama e vem ao nosso encontro na Encarnação de seu Filho.

Ao narrar o nascimento de Jesus, Lucas fala do receio dos pastores pela aparição do anjo e pelo mistério da glória de Deus que os envolve. A estes homens simples, mas amedrontados, ecoa a mensagem: “Não temais! Hoje nasceu-vos um Salvador, que é o Cristo Senhor!”

Os homens e mulheres de hoje têm outros temores. Muitos temores! Temem as calamidades naturais, as mudanças climáticas, o avanço do terrorismo, as guerras, os imigrantes que invadem os países desenvolvidos, os fundamentalismos religiosos, a irresponsabilidade dos protagonistas da economia, da ciência e da política que podem colocar em risco o futuro dos povos e da humanidade inteira.

Não temais! Este é o anúncio que faremos ecoar uma vez mais neste Natal, em nossas igrejas. Convém perguntar: será o bastante anunciar a mensagem às nossas comunidades? Não é hora de uma nova investida, inspirados pela audácia da Encarnação de Cristo? Como podemos levar este anúncio a novos ambientes da sociedade, aos novos areópagos – como fez São Paulo – a quem será dedicado o ano de 2008, com a Igreja que se reúne no Sínodo para estudar o modo de repropor a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja?

Não deveríamos, com Padre Dehon, que fundava a congregação há 130 anos, ir ao povo que não frequenta mais a igreja?

Não temais! Este é um anúncio que só tem sentido para quem acolhe esta boa nova: Hoje nasceu um Salvador, o Cristo Senhor. Então se vê o sentido de uma vida na esperança. Mais do que a audácia e a coragem humana, o que nos faz superar os temores e o medo é a fé em Cristo que se encarnou e que, a partir da manjedoura até à cruz, deu a vida pelos seus. “E a todos que o acolheram deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1,12).

Este é o anúncio que nós, dehonianos, queremos proclamar a nossos irmãos para despertar a esperança que nos impele a dar a vida: no quotidiano de nossas comunidades, na formação, no compromisso pelas atividades sociais e educativas, nas missões, nas realidades distantes ou próximas, nos serviços de governo e de administração, na saúde ou na doença, no vigor da juventude ou na experiência da idade avançada. Somos chamados a anunciar a esperança e a alegria do coração que não se intimida, porque o Senhor está conosco.

Nossa gratidão vai a todos os que assumiram esta missão durante este ano. Somos gratos a Deus pelos noviços que professaram ao longo de 2007, pelos tantos jovens que renovaram seus votos, por aqueles que fizeram sua profissão perpétua, pelos que foram ordenados diáconos e sacerdotes, pelos que o Pai chamou à comunhão definitiva em seu Reino. Pelo testemunho de fidelidade deles, obrigado!

Agradecemos àqueles que dedicaram-se aos estudos visando prestar um serviço melhor à Congregação, à Igreja e à sociedade. Obrigado pelas assembléias e encontros de reflexão, pelos retiros espirituais realizados durante o ano, pelos cursos de formação e pelos que deles participaram. Lembramos, de modo particular, o curso para ecônomos na América Latina, Ásia e África, o curso para os dehonianos que se dedicam à pastoral paroquial realizado em Buenos Aires, os encontros dos secretários e dos formadores em Roma, dos comunicadores em Madri. Obrigado a todos que se empenharam em organizar estes eventos.

Obrigado pelo encontro de superiores maiores em Roma, em outubro, que se ocupou em preparar o próximo Capítulo geral. Este será o grande trabalho a executar em todas as comunidades durante o ano de 2008 , para dar novo impulso à missão durante os próximos anos. Esta responsabilidade cabe aos capítulos provinciais, regionais e distritais. Além das tarefas ordinárias dos capítulos, todos são chamados a contribuir na reflexão sobre o tema específico do capítulo geral: “Apaixonados por Cristo, que nos une na fraternidade, anunciamos o Evangelho”.

Na esperança do Natal, fundada na certeza da presença do Salvador entre nós, com fé e sem temor, queremos cumprir nosso papel na história, contribuindo para a formação de pessoas de coração aberto e solidário, à semelhança do Coração de Cristo que nasce na pobreza de uma manjedoura e assim viveu até à doação total de si na cruz.

Nele, que o Pai ressuscitou e constituiu Senhor, desejamos a cada um de vocês um feliz Natal e um abençoado Ano Novo, na alegria de saber que somos anunciadores da Boa Nova do Evangelho, mensagem de esperança para todos.

Feliz Natal!


P. José Ornelas Carvalho, scj
Superior Geral
e seu Conselho

Nenhum comentário: