28 novembro 2007

Pe. Vilsom: ameaça de sequestro

Carta aberta de Pe. Vilsom Basso

No dia 12 de dezembro de 2006 cheguei a Manila, nas Filipinas, no dia de Nossa Senhora de Guadalupe.
No dia 15 de janeiro de 2007 comecei o Curso de Cebuano(Visaya) em Davao City e terminei no dia 29 de junho.
Dia 3 de julho cheguei a Paroquia San Isidro Labrador, em Kumalarang, Prelazia de Ipil.
Aqui e' o Sul das Filipinas. Kumalarang fica na Ilha de Mindanao, Provincia(Estado) de Zamboanga del Sur. O município fica a beira-mar. A cidadezinha fica a 5 km do mar, indo por um pequeno rio, e a 3 km, caminhando pelo meio do matagal e mangue. Em toda esta região não tem praias, à beira-mar é pedra, mato-capoeira ou mangue.
Esta região em que os padres Dehonianos trabalham desde 1989 sempre foi uma região dificil e com pouca segurança, pois há vários grupos armados que lutam por independência, contra o governo.
Em 2001 o padre Bepe, um missionário dehoniano, foi sequestrado por seis meses. A paróquia que ele trabalhava fica a 30 Km ao sul de Kumalarang, pelo mar.
No tempo que ele ficou sequestrado, nossos missionários visitavam as comunidades acompanhados por soldados armados, como segurança. Pe. Bene passou por isso. Pe. Aloisio Back era o superior do Distrito nesta época.
Depois que Pe. Bepe foi libertado o Bispo pediu que nossos padres mudassem de paróquia, eles estavam em três paróquias, e eles vieram para Dumalinao, uma paroquia com tres municipios e 86 comunidades, onde tambem começaram a construir o noviciado que foi inaugurado em maio deste ano.
Antes e depois do Pe. Bepi alguns missionários foram também seqüestrados inclusive o bispo de Ipil foi feito refem, em 95. O ultimo foi o Pe. Bossi, missionário do PIME, italiano, que foi seqüestrado em junho passado, de 2007, e ficou no cativeiro por 40 dias. A paróquia que ele trabalhava fica a 30 km ao norte de Kumalarang, pelo mar. Estes grupos seqüestram padres estrangeiros, especialmente, por duas razões: financeiras, por dinheiro mesmo, para manter suas atividades e por motivos políticos, para pressionar o governo e a opinião pública nacional e internacional.
Você deve estar se perguntando: Porque ele está escrevendo isso? É que no final de outubro meu pároco recebeu mensagem da secretária do bispo, dizendo que a inteligência do exército estava pedindo o nome dos padres estrangeiros da Prelazia de Ipil, pois haviam detectado comunicação sobre a organização de um seqüestro na região.
Alguns dias depois o pároco recebeu a informação de que o seqüestro seria no nosso município de Kumalarang. Por isso meu pároco viajou e conversou sobre isso com nosso superior SCJ em exercício nas Filipinas, pois Pe. Rino está de férias na Itália, que pediu que tomassemos cuidado em nossa atividades pastorais. Não se sabe se é verdade ou não. Pode ser noticia falsa. Na noite do dia 3 de novembro o paroco recebeu a informacao de que a vitima do seqüestro seria o Pe. Vilsom, no caso,eu. Na mesma noite nosso superior scj determinou que eu fosse para o nosso Noviciado, que fica a 50 km de Kumalarang. Somente por motivo de segurança.
Fiquei aqui por duas semanas, rezando, lendo, trabalhando, junto com Pe. Aloisio Back, brasileiro, que e o mestre de noviços. Segunda-feira, dia 19 de novembro, tivemos a reunião mensal dos dehonianos nas Filipinas, em Cagayan de Oro City, ha 200 km daqui, e foi decidido que vou permanecer no Noviciado ate o final de janeiro, ate que a situacao seja esclarecida.
Ficou decidido também que o Pároco, Pe. Robertus, da Indonesia, tenha seguranças quando for visitar as comunidades, ate que a situação fique mais clara. Semana passada o Bispo de Ipil, numa reunião com o clero, pediu as congregações religiosas que evitem de enviar padres estrangeiros na região, especialmente neste momento.
Quanto a mim, o que importa e que estou em paz, procurando seguir as orientações e decisões dos SCJ daqui. No final de janeiro será a Assembléia anual dos SCJ e então vão decidir sobre minha missão por aqui. Sei que e um momento difícil, mas sei também que é um momento especial para crescer, para amadurecer na fé, na confiança e na missão...Ecce Venio!
Eu estou em paz. Estou sereno. Estou bem mesmo. Tenho rezado bastante e minha prece confiante é " Seja feita a Vossa Vontade".
Não se sabe se e verdade ou não. Os Padres Dehonianos em reunião decidiram isso por motivo de segurança. Peço que continuem rezando por mim, por nós dehonianos nas Filipinas. Eu vou viver estes meses aqui no Noviciado Pe. Dehon, junto com Pe Aloisio, Pe. Indra, Ir. Sismadi e os 9 noviços, e procurar crescer na fé, na serenidade e na disponibilidade para continuar servindo o povo filipino com simplicidade, alegria e amor.

Enviei a notícia não para deixá-los preocupados, somente para esclarecer o que está acontecendo, pois sabemos de uma maneira ou de outra a notícia vai chegar por ai, e é melhor que chegue por meu intermédio.
Continuemos unidos na prece e na missão.
Estou bem, em segurança, em paz.

Com simplicidade
Pe. Vilsom Basso

Nenhum comentário: