24 abril 2008

25 anos de ordenação episcopal de Dom Roque scj


A Arquidiocese de Uberaba esteve em festa neste dia 21 de abril de 2008, comemorando os 25 anos de ordenação episcopal de Dom Aloísio Roque Oppermann, SCJ. A celebração contou com a presença de grande multidão do povo de Deus, numerosos sacerdotes e oito bispos. Dom Murilo S. R. Krieger, arcebispo de Florianópolis e confrade de Congregação, fez a homilia comemorativa. Vários confrades dehonianos também se fizeram presentes.
A ordenação episcopal de Dom Roque aconteceu no dia 21 de abril de 1983 em Ituiutaba, tornando-se o primeiro bispo da recém criada diocese. Foi também bispo de Campanha-MG (sete anos) e desde 1996 é o 3º arcebispo de Uberaba, que no ano passado comemorou o centenário da Diocese.
Nesse dia Dom Roque lançou o livro "Flashes da Vida de um Bispo", onde deixou registrados alguns fatos e reflexões de sua vida de bispo. Mas a finalidade principal - diz ele - "é para agradecer ao Espírito, por ter me conduzido pelos labirintos da missão que Jesus me confiou. Nisto está embutida a gratidão ao Sumo Pastor... expressa discretamente no meu brasão: "Cristo é o Senhor". Realmente, se existe um pensamento que pervade a minha vida episcopal, é o amor para com o divino Redentor. Esse amor aprendi nos quadros da Congregação dos Padres Dehonianos, à qual pertenço, e dividi alegremente com o povo e o clero das três Dioceses que o Pai me concedeu dirigir: Ituiutaba, Campanha e Uberaba" (p.11)

Nenhum comentário: