30 maio 2007

Festa do Sagrado Coração - mensagem do superior geral


O dom de um coração fraterno
Carta à Congregação na ocasião da festa do Sagrado Coração

Caros confrades
Nos anos passados, como preparação à festa do Sagrado Coração, propusemos aprofundar o convite do XXI Capítulo Geral: renovar a nossa vida religiosa e dehoniana. Concentramo-nos sobre três pilastras que devem sustentar toda a nossa vida de consagração: um coração à escuta de Deus (espiritualidade), um coração aberto aos irmãos (comunhão), um coração sensível e solidário com a Igreja e o mundo (missão). A partir da Conferência geral, sugerimos uma antropologia e uma espiritualidade do coração como centro e totalidade de um caminho de compreensão de nossa espiritualidade e de nossa missão.
Queremos prosseguir nesta reflexão, diante da próxima celebração da solenidade do Coração de Jesus. Concentremos a nossa atenção sobre a vida de comunhão como concretização de nossa espiritualidade e ponto de partida de nosso testemunho evangélico.

1. Acolhendo juntos o dom do Espírito
A nossa vida fraterna nasce do mesmo olhar que, seguindo as pegadas de P. Dehon, estamos habituados a dirigir ao Coração transpassado de Jesus (Jo 19,25-37). Ali, descobrimos a manifestação do incomensurável amor de Deus pela humanidade. Encontramos o nascimento da Igreja, a redenção da humanidade, através do dom do Espírito, feito visível no sangue e na água, que correram do Coração de Jesus.
A pequena comunidade que acolhe esta revelação do mistério e dá disso testemunho merece uma atenção especial. Junto com algumas mulheres, estão em evidência a Mãe de Jesus e o discípulo amado. A eles se dirige a última palavra do crucificado aos seus (as outras duas serão para anunciar a sede do dom do Espírito e para entregar a vida nas mãos do Pai): “ Mãe, eis o teu filho; filho eis a tua mãe” (Jo 19,26-27). Com estas palavras Jesus não quer apenas garantir proteção a Maria, mas constituir a sua comunidade, formada pelo Israel fiel, representado pela Mãe e pelo discípulo que Ele ama, figura daqueles que o seguem. Nessas duas figuras se cumpre o projeto de Jesus, tornado possível pelo dom do Espírito; unem-se a tradição de Israel e a novidade do discipulado; é o início da verdadeira família do ressuscitado e da nova humanidade.
À sombra desse mistério de amor nascemos nós cristãos, como filhos e filhas do Espírito; nascemos como dehonianos, como comunidade dentro da grande família que é a Igreja. Nascemos como nova comunidade, que recebe e dá testemunho do amor de Cristo, fonte de vida e de unidade. Nascemos todos aqui, porque, como o evangelista, vimos, experimentamos, aceitamos o dom do Espírito que vem do Coração de Cristo, cremos nele e damos testemunho dele, para que outros possam crer. Tal testemunho não é mais uma questão individual, mas o testemunho da inteira comunidade. É o dom do Espírito que funda a comunidade de Jesus; por isso, a vida fraterna em Seu Espírito é sinal que revela a presença do ressuscitado no meio de nós.
O dom do Espírito, que torna possível a comunidade dos discípulos , constitui, na tradição neo-testamentária, o ponto culminante da missão de Jesus. João o vê revelado na hora da glorificação de Jesus sobre a cruz e tornado perceptível aos discípulos na primeira aparição (Jo 20, 19-23). A tradição de Lucas, ao invés, celebra sua plena manifestação no Pentecostes (At 2). É o Espírito que torna possível a comunhão entre os membros da primeira e da segunda aliança, sob a cruz. É sempre o mesmo Espírito que reconduz à mesma linguagem do amor, os irmãos e as irmãs vindos de todas as línguas, nações e culturas, na manhã de Pentecostes. Sem este dom e sem a comunidade, não se teria realizada a redenção e a salvação. Para nós, olhar para Aquele que foi trespassado, significa fazer nascer um olhar de fraternidade.
Não é verdadeira, nem credível uma consagração ou uma espiritualidade se não se tornam comunhão fraterna. É o próprio João que nos diz que pretender amar a Deus, não amando os irmãos, é pura mentira (cf. 1Jo 4,20). Jesus, ao contrário, faz do amor o sinal distintivo e a prova de pertença a Ele: “ Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35).
A nossa vocação carismática, como dehonianos, deve levar-nos a uma particular sensibilidade e a uma atenção constante e generosa para construir uma comunidade fraterna. Se não reina harmonia entre nós, a tal ponto que confrades não se falam e não são capazes de colaborar, se as nossas comunidades não vivem reconciliadas, como podemos pretender ser “ profetas do amor e ministros da reconciliação” (Cst 7)? Mas, aceitando o convite d'Aquele que nos chama a aprender d'Dele, que é manso e humilde de Coração (Mt 11,29), é importante deixar-nos modelar diariamente por Seu Espírito, que nos torna capazes de acolher os irmãos e de empenhar-nos com eles na busca e na realização da comunhão, a partir da comunidade em que vivemos.
A comunhão fraterna, da comunidade local, da Província/Região/Distrito e da Congregação, constitui o primeiro ambiente em que vivemos e damos testemunho da oblação e da reparação, a serviço da construção de um mundo novo: “ Na Igreja, somos chamados a seguir a Cristo e a ser, no mundo, testemunhas e servidores da comunhão entre os homens numa comunidade fraterna” (Cst 59).

2. A Congregação, um projeto de comunhão
A opção que fizemos para a vida fraterna, quando entramos na Congregação, se realiza primeiramente na comunidade local onde nos colocamos à escuta de Deus, partilhamos a vida e os recursos da comunidade e operamos juntos a serviço do Reino de Deus.

Nós-comunidade
O “nós-comunidade” é o ponto de partida da comunhão entre todos os dehonianos. Não se pode falar de um “nós-Província” ou de um “nós-Congregação”, sem uma real vida fraterna entre aqueles que vivem nessa mesma comunidade. Da qualidade da vida comunitária depende, em grande parte, a alegria e a fidelidade com que vivemos a nossa consagração e o testemunho que prestamos ao Evangelho. A primeira tarefa de fidelidade e de coerência, para com o Senhor e os irmãos, está em dar a própria contribuição generosa para a construção da comunidade onde fomos chamados a viver e servir.
É na comunidade que, a exemplo de Maria e de João, nos reunimos em contemplação e na escuta do Coração trespassado do Senhor. Deixamo-nos modelar por Ele e pelo Espírito que derrama sobre nós para tornar-nos unidos e acolhedores. É sobretudo quando estamos juntos em torno da mesa eucarística, que procuramos permanecer mais na adoração, sentimos que é Ele que nos reúne. A escuta e a partilha da Palavra (lectio divina) são uma fonte de convergência e de critério na busca comum da vontade de Deus. É Ele que alimenta a comunhão, cura as divisões e torna possível a missão. Nenhuma justificação, pessoal ou pastoral, deve afastar-nos desta dimensão orante da comunidade. Sem ela, todas as demais dimensões perderão, cedo ou tarde, a sua razão de ser. Por isso, toda comunidade deve ter ao menos um momento cotidiano de escuta e oração comum, se possível, em torno da Eucaristia.
É na comunidade local que cada um deverá ter nome, rosto e voz , sentir-se estimado e valorizado, de modo a poder desdobrar, com alegria e generosidade, os dons que recebeu. A comunidade é mais do que um grupo de trabalho ou um coro litúrgico. Construí-la significa acolher realmente o irmão, dispensando-lhe tempo, atenção e afeto, e colaborando ativamente e co-responsavelmente na dinâmica comunitária, de acordo com o papel e a função de cada um.
É também nesta ocasião que cada um põe em comum os bens que a Providência nos dá para a vida e a missão. Ninguém considera como próprio aquilo que ganha ou recebe, mas põe tudo à disposição da comunidade, através da caixa comum, e dela recebe aquilo de que precisa. Esta liberdade evangélica a respeito dos bens, praticada com transparência e co-responsabilidade, torna-se um fator fundamental de comunhão fraterna entre nós e de solidariedade com aqueles que não dispõem do essencial para a vida.
O serviço da autoridade , inspirando-se nas imagens do Bom Pastor, do lava-pés e do Filho do Homem que veio para servir e dar a vida, desempenha um papel importante ao favorecer a expressão do Espírito na comunidade. Esse serviço se faz mediante a atenção a cada confrade, a promoção do clima de fraternidade, co-responsabilidade e na coordenação das atividades. As devidas decisões serão tomadas após conveniente participação de todos na busca das vias de fidelidade a Deus, aos irmãos e à missão da comunidade.

Nós-Povíncia
A vida das comunidades abre-se a um “nós-Província” (Região/Distrito). Aqui aprendemos a olhar para mais além dos nossos programas pessoais e da missão que realizamos. Inserimo-nos num projeto pastoral que integra ministérios diversos e complementares, quer para a vida e o desenvolvimento do Instituto, quer para o serviço pastoral que somos chamados a desempenhar na igreja local onde nos encontramos.
A identidade dehoniana e o serviço que oferecemos à Igreja e à sociedade passam através desse sentido de pertença a uma Província/Região/Distrito, que gera comunhão e participação leal em nossa vida e missão. O seu crescimento requer da parte daqueles que presidem, uma informação adequada e momentos de festa, formação e participação. Através desses momentos dá-se aos confrades a possibilidade de conhecer-se e de participar ativamente na vida da própria Entidade. A missão comum deve ser assumida como própria, colocando generosamente a seu serviço competências e capacidades, com coração aberto para construir a comunhão onde quer que nos leve o serviço do Evangelho.

Nós-Congregação
O “nós-Congregação” nos oferece a possibilidade e nos desafia a abrir o coração à universalidade da Igreja e à missão no mundo inteiro. Não se constrói cortando as raízes das origens ou por falta de empenho na construção da comunidade de vida e da Província. Requer-se precisamente esta experiência inicial para poder enriquecer a comunhão internacional com o estilo próprio do ser dehoniano na diversidade das culturas e das tradições.
A Conferência Geral de Varsóvia incentivou a Congregação a uma maior comunhão e colaboração entre as Províncias, dentro do respeito ao princípio da autonomia e subsidiariedade bem presente em nossa tradição. Como ideal, a Conferência propõe que cada dehoniano tenha a possibilidade e a disponibilidade de dedicar um tempo consistente da própria vida a uma missão diversa daquela que exerce na sua Província de origem. Começamos o caminho na Congregação numa determinada Província, mas, como discípulos de P. Dehon, nosso coração deve ficar aberto aos horizontes universais do Coração de Cristo onde quer que tenhamos nascido. Um dehoniano jamais pode fechar-se no seu trabalho, na sua comunidade local, no seu país, na sua cultura e língua. Tudo isto deve servir-lhe como ponto de partida para uma abertura e uma sensibilidade à comunhão e à missão no mundo inteiro.


3. Uma comunidade sempre em construção
Nenhuma relação humana, mesmo quando tem sua origem na simpatia e no amor, mantém-se viva graças à mera espontaneidade dos sentimentos. Para superar as dificuldades e manter a comunhão requer-se um movimento positivo da vontade . Isto é ainda mais verdadeiro numa comunidade religiosa, que não se baseia na atração mútua da família ou da simpatia, mas na comum adesão ao chamado de Deus. É o Espírito que nos transforma e nos torna aptos à construção da comunidade fraterna e à amizade. As nossas comunidades, como também a Congregação e a Igreja, constituem-se de pessoas com suas qualidades e defeitos. Cada um influi positiva ou negativamente na vida comum. Por isso, as comunidades nunca são perfeitas e sempre estão em construção. Como todas as realidades vivas, requerem, da parte de cada irmão, esforço e esperança.
Muitas vezes desanimamos porque não somos capazes de assumir a comunidade nesta sua realidade de construção. Então vem a tentação do que parece mais fácil: assumir a ruptura, manter a tensão, desistir de construir a comunhão, conformando-nos com o cômodo papel de vítimas incompreendidas e críticas em relação a uma comunidade que não funciona. Esta é uma atitude de um hóspede ou cliente da comunidade e não de um confrade. Jesus afirma a sua fiel lealdade e o seu amor aos discípulos, não por serem “amáveis”, mas porque Ele os ama. A comunidade não era já boa, mas Ele a fez crescer oferecendo-lhe o seu amor até o último respiro, não obstante a incompreensão, o abandono e a traição.
Crer quando tudo vai bem não é difícil. Manter a esperança e oferecer amor e reconciliação em meio à discórdia e ao ódio é um fruto do Espírito . É Ele que nos faz realmente profetas do amor e servidores da reconciliação, a partir de nossas comunidades. Não podemos limitar-nos em proferir palavras doces porque comemos mel ou em destilar amargura porque bebemos vinagre. Somos filhos do Espírito e por isso temos a capacidade de inverter a série de vinganças e do automatismo da destruição. O esforço e a esperança nos farão construir ou reconstruir a comunhão sempre que necessário. Esta é a nossa oblação e a nossa reparação no âmbito da comunidade. Assim a vida fraterna torna-se sinal da presença do Senhor e da esperança para a construção de um mundo novo.

4. Comunhão a serviço da missão
Ao descrever a primeira comunidade de Jerusalém, Lucas observa como a vida fraterna fundada na escuta da Palavra, na oração, no partir do pão e na partilha dos bens, constituiu um sinal de credibilidade . Isso provocava a adesão de novos fiéis e dava autoridade à palavra dos apóstolos que anunciavam o Senhor Jesus (At 2,42-47; 4,32-36).
A comunidade é, em si mesma, anúncio da validade do Evangelho para transformar o mundo a partir da reconciliação e do novo mandamento do amor. E também caminho, onde se aprende a conhecer Cristo e deixar-se transformar por Ele. Na comunidade nos abrimos ao acolhimento daqueles com os quais se partilha a vida cotidiana e a missão. Por isso, a vitalidade missionária de uma comunidade estará sempre ligada à qualidade da vida fraterna que ela vive.
A composição internacional e multi-cultural de várias de nossas comunidades e da Congregação no seu conjunto, constituem uma parte significativa desse testemunho de fraternidade. Em um mundo sempre mais globalizado, mas vítima de novas divisões, conflitos e injustiças, queremos ser, a partir de nossas comunidades, sinais concretos do amor universal de Deus. N'Ele superamos as fronteiras e torna-se possível a fraternidade, a solidariedade e a colaboração. Dessa maneira, colaboramos para infundir um coração de humanidade e de fraternidade universal no processo da globalização.
A comunhão fraterna, não apenas anuncia o evangelho ao mundo, mas é também modelo do estilo da missão . Enviando os discípulos “ dois a dois ” (Mc 6,7) o Mestre dá-nos a entender a natureza comunitária de toda missão, mesmo quando alguém trabalha sozinho: “ É importante que cada um, no desempenho de sua função, tenha consciência de ser um enviado da comunidade e que todos se considerem interessados e comprometidos na atividade e na missão de cada um” (Cst 62). Além disso, no exercício da missão, quem se deixou modelar pelo Espírito na própria comunidade, será sempre promotor de comunhão. Será também capaz de acolher as pessoas, de promover a co-responsabilidade dos leigos, de procurar solução dos conflitos pela reconciliação e de contribuir para a edificação de uma Igreja e de um mundo mais fraternos. Esse Espírito fraterno nos levará a resistir à ilusão de uma “eficiência individual”, proveniente da incapacidade de aceitar e de trabalhar com os irmãos, e da busca de protagonismo pessoal. Protagonismo que poderia levar a iniciativas que, uma vez vindo a faltar aquele que as empreendeu, poderia suscitar problemáticas ou mesmo não ter nenhuma perspectiva de futuro.
Queremos prestar este testemunho da vida fraterna com realismo e humildade . Com efeito, estamos bem conscientes das dificuldades que nós mesmos encontramos na construção da fraternidade entre nós e da fragilidade com que levamos o tesouro que nos foi confiado. Sentimo-nos, portanto, solidários com um mundo dilacerado pelas divisões e discórdias, mas que busca paz e solidariedade: “ A comunidade deixa questionar-se pelos homens no meio dos quais ela vive. Procura compartilhar e apoiar seus esforços de reconciliação e de fraternidade” (Cst 61). O nosso testemunho não é o de uma comunidade já perfeita, mas a caminho, cada dia retomado, para a sua construção. Fazemo-lo mediante a contemplação de Cristo, modelo de Mestre e Irmão, e graças à oração e ao esforço cotidiano de acolhimento mútuo e de reconciliação. Olhamos para o Cristo, que se consagra a si mesmo ao Pai, em favor daqueles que já não chama de servos, mas amigos (cf. Jo 17,19). Cada dia nos oferecemos, como oblação fraterna, para continuar a semear no mundo, a partir de nossas comunidades, a semente da reconciliação e da comunhão.
Que a contemplação do Coração transpassado do Senhor, que estamos para celebrar, forme realmente o nosso coração. Nossas comunidades sejam sinais críveis da presença e do amor d'Aquele que, mediante Seu Espírito, torna possível a construção de um mundo novo, na justiça, na fraternidade e na paz.

Fraternalmente, no Coração do Senhor,
P. José Ornelas Carvalho, scj
Superior Geral e seu Conselho

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