30 abril 2007

45ª AG: Rumo à Aparecida

"Rumo à Aparecida" é o tema central da 45ª Assembléia Geral da CNBB, em Itaici, bairro de Indaiatuba (SP), que reunirá cerca de 350 bispos e administradores diocesanos a partir de 1º de maio.
Os bispos do Brasil dicustem sobre o tema e se preparam para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que será realizada em Aparecida (SP), a partir do próximo dia 13.
"Nós, não vamos aprovar as diretrizes gerais para a ação evangelizadora da Igreja do Brasil, como acontece a cada quatro anos na assembléia geral, justamente aguardando as conclusões da V Conferência", declarou o arcebispo anfitrião do evento latino-americano, Dom Raymundo Damasceno Assis. O principal objetivo da visita do Papa Bento XVI ao Brasil é a abertura da V Conferência, que deve ser um acontecimento histórico, um marco para a Igreja. Escolhido por Bento XVI, o tema da V Conferência é: "Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que, n'Ele, nossos povos tenham vida. 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida' (Jo 14,6)".
Segundo o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, esse tema é carregado de conseqüências para a presença dos cristãos no mundo latino-americano, com suas contradições e esperanças. "De Aparecida devem sair diretrizes para a ação da Igreja nos próximos anos em nosso continente", afirmou. "Eu acredito que não seja momento de fazer muitos documentos, mas que seja realmente de despertar esse entusiasmo e ardor missionário para que o mundo acredite que Jesus é o nosso salvador, é o nosso libertador. Eu tenho muita esperança na Conferência de Aparecida. Vou lá com muito otimismo e tenho certeza que essas esperanças vão ser plenamente realizadas", testemunhou o arcebispo de Manaus e novo vice-presidente da CNBB, Dom Luiz Soares Vieira.
A Assembléia da CNBB vai até dia 9 de maio, data em que o Papa Bento XVI chega ao Brasil.

Nenhum comentário: