09 abril 2007

Semana da Cidadania 2007

A Semana da Cidadania traz ao círculo da juventude a proposta de continuidade da temática já iniciada com a Campanha da Fraternidade (CF). A Semana da Cidadania quer ampliar a discussão com os jovens, trazendo para o centro da discussão a cidadania e o meio ambiente, numa relação homem e mulher e natureza. O desejo é de provocar uma leitura da natureza a partir da criação, relatada no livro do Gênesis, capítulo 1, como espaço de vida e para que se possa fazer perguntas num tempo que julgamos, ser de direitos. Direitos individuais, sociais, ambientais, humanos.

Alguns temas são propostos para discussão nos grupos de jovens:
- biodiversidade brasileira no palco da história e da realidade;

- agronegócio, sojicultura, grandes plantações de eucalipto;

- conflitos agrários (trabalhadores rurais, povos indívegnas comunidades quilombolas);

- grilagem de terras, extração predatória de madeira, expansão da fronteira agrícola;

- as siderúrgicas e produção do carvão;

- as concessões de terras públicas a empresas mineradoras;

- lançamento da Base de Alcântara;

- impactos das grandes obras: rodovias, barragens, gasodutos, oleodutos, bases militares, campos de prova das forças armadas, entre outros.

A Semana da Cidadania inaugura, neste ano, um processo temático que liga todas as atividades permanentes das Pastorais da Juventude (PJs) ao longo do ano. Com o tema já iniciado na CF, seu aprofundamento continua em perspectivas diferentes na Semana do Estudante, no mês de agosto, e no Dia Nacional da Juventude (DNJ), em outubro.


A Semana quer ser um exercício prático de cidadania. É uma proposta de co-responsabilidade com o Reinado de Deus a partir da ação em prol de outro mundo possível, conforme o sonho da juventude. Com seriedade e profundidade, reflitamos sobre o meio ambiente e a missão da juventude diante dos gritos da realidade. Espaço e Tempo para nossa qualidade de Vida e conquista de Direitos!

Semana da Cidadania: 14 a 21 de abril de 2007.
Tema: Cidadania e Meio Ambiente.
Lema: Espaço de Vida, tempo de Direitos!


Fonte: CNBB

Nenhum comentário: