02 abril 2007

Mensagem do superior provincial - BM


Curitiba, 02 de abril de 2007

Caro confrade,

É com viva esperança no Cristo ressuscitado, presente no meio de nós de tantos modos, mas de maneira privilegiada na Eucaristia, que me dirijo a todos vocês.
Como já o fiz na carta aos superiores e párocos, desejo, primeiramente, agradecer de coração toda a solicitude no cumprimento da missão confiada a cada um.


Ainda estão muito vivas, no coração de cada um de nós, a pessoa, o carinho e as palavras de nosso Superior Geral, durante a sua recente visita à nossa Província. Ele manifestou toda a sua gratidão e seu reconhecimento pela boa acolhida em sua passagem pelo Sul do Brasil. Foi realmente um momento de graça e uma oportunidade de crescimento em nossa consagração e missão. Em seu relatório final, disse que gostou muito do que viu, mas também mostrou preocupação com alguns aspectos da nossa vida e missão, por ele já bem enfatizados, que representam um desafio para todos nós.


Quero lembrar a todos os confrades que, em virtude da necessidade de aprofundarmos a reflexão sobre a partilha e solidariedade, o caixa comum e o guia vocacional dehoniano, realizaremos, neste ano, uma assembléia provincial extraordinária. A data será nos dias 23 a 26 de julho, na Casa Dehon.
São-nos oferecidos, também, neste ano, dois momentos para retiros na linha dehoniana, ainda que os pregadores não sejam dehonianos. É importante que cada religioso participe de um ou de outro retiro. O retiro é sempre um momento oportuno para um encontro mais profundo e verdadeiro com Jesus Cristo vivo. Exorto a todos a que não percam esta oportunidade. O primeiro retiro acontece de 23 a 27 de abril, no Noviciado N. Sra. de Fátima, em Jaraguá do Sul.


Em sintonia com toda a Igreja, aguardamos com vivo interesse a visita do Papa Bento XVI para a canonização de Frei Galvão, também como a sua exortação por ocasião da abertura da V Conferência do Celam. O tema que é muito sugestivo – discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que o povo tenha vida, quer delinear as linhas de ação para uma Igreja realmente compromentida com a evangelização kerigmática, ou seja, do anúncio de Jesus Cristo vivo.
A recente Exortação Pós-Sinodal do Papa Bento VXI, Sacramentum Caritatis, nos convida, uma vez mais, a mergulhar no mistério profundo e inexaurível da Eucaristia. A Exortação é um convite para viver a Eucaristia e repropor a sua centralidade em nossa vida e na vida do nosso povo. Pois é na ‘Eucaristia que Jesus nos mostra toda a verdade do amor, que é a própria essência de Deus. Esta é a verdade evangélica que interessa a todo o homem e ao homem todo’. É da Eucaristia que haurimos forças para a nossa consagração e missão. Para P. Dehon é na Eucaristia que ‘acolhemos Aquele que é a razão de nossa vida em comum, Aquele que nos consagra a Deus, e nos envia, sem cessar, pelas estradas do mundo, a serviço do Evangelho’.
Durante a Quaresma, a proposta da Campanha da Fraternidade, vida e missão neste chão, nos ajudou na conversão para uma vida mais saudável e em sintonia com a natureza exuberante que nos rodeia. Que a sensibilidade para com cada criatura, de maneira especial para com quem está do nosso lado, nos ajude a viver a nossa vida com gratuidade e espírito de serviço. Quando isto acontecer, morrendo para nosso egoísmo, brotará a vida nova e será ressurreição, que renovamos a cada ano na liturgia.


Que a Semana Maior, apenas iniciada, nos leve a um maior aprofundamento da nossa consagração e missão. Que o encontro com Jesus Cristo vivo e ressuscitado traga mais ânimo e alegria para todos.

Uma feliz e santa Páscoa.
In Corde Jesu!
Pe. Léo Heck, scj - Superior Provincial

Nenhum comentário: