02 abril 2007

Mensagem do superior provincial - BC


TEMPO DE ESPERANÇA POR MAIS VIDA!


A cada ano somos brindados por este tempo de quaresma e páscoa com provocações por mais vida, mais alegria em viver, mais sentido em viver, mais compromisso com a coerência e o testemunho de vida.Os temas da liturgia da quaresma colocam-nos na estrada da revisão e da conversão. Conversão pessoal, de nossa vida fraterna em comunidade, da nossa maneira de atuar no apostolado.O tempo pascal, como para os catecúmenos, proporciona-nos o júbilo da vida em Cristo e nos re-propõe o caminho pedagógico da comunidade reunida em torno do Cristo ressuscitado, selada com o dom do Espírito Santo e enviada em missão como protagonista de um testemunho qualificado da obra do próprio Senhor.É nesta linha de reflexão que gostaria de retomar e propor para a Província o que nos marcou nestas últimas semanas.


1. A visita do Superior geral à Província: é um tempo de graça especial. Proporciona-nos alegria, nos estimula, encoraja, corrige e confirma na missão. Sua passagem entre nós faz-nos perceber melhor nossa pertença à Congregação e nossa missão comum. Suas palavras e exortações firmes e fortes questionam a cada um, cada comunidade e o caminho que estamos fazendo como Província. Embora não tenhamos recebido as orientações conclusivas de sua visita porque ainda está acontecendo, o que vimos e ouvimos, o que já recebemos seja objeto de reflexão e partilha entre nós para o crescimento de nossas vidas e a renovação do compromisso com a missão que a celebração da páscoa possibilita:

· Renascer (páscoa) para uma vida religiosa baseada na espiritualidade dehoniana (oblação reparadora, vida eucarística, vida fraterna em comunidade ...).

· Revitalizar (páscoa) nosso zelo apostólico, sobretudo o que é especificamente dehoniano (concretização do plano trienal, encarnação do PAP para este triênio).

· Ampliar nossa presença na missão da Congregação (páscoa), disponibilidade para os projetos da Congregação segundo consta na carta pessoal que recebemos do superior geral.


2. Vida e Missão neste Chão (Fraternidade e Amazônia): diante deste desafio tão vasto, complexo e urgente pode parecer que somos capazes de fazer pouco. Nossos confrades do Distrito MAR e do Mato Grosso (setor 6) trabalham diretamente com este desafio (estão na Amazônia legal). Faço um apelo a cada membro e comunidade da Província para que continuemos os estudos, reflexões e iniciativas sugeridas pela Campanha da Fraternidade. Os desafios da Amazônia são desafios para todos, segundo a CNBB, e nossa Regra de Vida nos diz: “A exemplo do Fundador, em sintonia com os sinais dos tempos e em comunhão com a vida da Igreja, queremos contribuir para instaurar o reino da justiça e da caridade cristã no mundo” (Cst. 32).


Como é urgente uma mudança (páscoa) no modo de ver e atuar em relação às populações, à preservação da natureza, ao tipo de desenvolvimento, aos desafios sociais e à evangelização! Onde quer que estejamos atuando podemos fazer muito para tornar conhecida a realidade da Amazônia, fazer nascer uma nova mentalidade, apoiar iniciativas que darão mais vida e esperança.


3. Sacramentum Caritatis: acolhemos com alegria e gratidão mais esta Exortação Apostólica Pós-Sinodal de fundamental importância para a Igreja. Para nós dehonianos, sua mensagem tem sabor especial. Como para P. Dehon, também para nós, na Eucaristia “acolhemos Aquele que é a razão de nossa vida em comum, Aquele que nos consagra a Deus, e nos envia sem cessar pelas estradas do mundo, a serviço do Evangelho” (cf. Cst. 82). Quanto o Padre Dehon insiste sobre a vida de amor! E a Exortação afirma: “No Sacramento da Eucaristia, Jesus mostra-nos de modo particular a verdade do amor, que é a própria essência de Deus. Esta é a verdade evangélica que interessa a todo o homem e ao homem todo” (Sacr. Caritatis, n. 2). A intenção específica e original e a índole própria da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus é a união explícita de nossa vida religiosa e apostólica à oblação reparadora de Cristo ao Pai pelos homens (cf. Cst. 6).


Não é isto vida eucarística na sua mais completa compreensão? Vejamos o que diz o Papa na Exortação: “Assim Jesus deixou-nos a missão de entrar na sua “hora”: a Eucaristia arrasta-nos no ato oblativo de Jesus. Não é só de modo estático que recebemos o Logos encarnado, mas ficamos envolvidos na dinâmica da sua oblação”. Ele “arrasta-nos para dentro de Si” (Sacr.Caritatis, 11).
Peço a Deus que a celebração das festas pascais possibilite esperança e mais vida para todos.


FELIZ PÁSCOA!
P. Paulo Hülse scj – superior prov.

Nenhum comentário: