26 abril 2007

Documento Síntese da Conferência de Aparecida

Está disponível em inglês e espanhol, a síntese das contribuições enviadas pelas dioceses de toda a América Latina e Caribe para a 5ª Conferência Geral. Seguem alguns "extratos" deste texto:

Identidade Latino-americana
"Sem a Igreja na América Latina e no Caribe, a identidade e o itinerário histórico dos nosso povos seriam inexplicáveis. A sua relação cordial com Deus e a sua sede de céu têm a sua raiz mais profunda no mistério da Igreja. A sua busca de paz e reconciliação, a su valorização da família e a solidariedade heróica nas horas de desgraça têm a sua primeira fonte na comunhão trinitária." (Síntese , 1)

"Para a Igreja é urgente oferecer a vida nova em Cristo e colaborar na gestação de novos caminhos que façam renascer e crescer a esperança e a vida nas pessoas e nos povos. "(Síntese , 4)

"América Latina foi reconhecida repetidamente como o “Continente da Esperança ”, um nome que deriva não só das riquezas que a Providência de Deus deu às suas terras e aos seus povos, mas sobretudo do dom da fé católica, na que reside a maior riqueza e a fonte inagotável de esperança dos povos latino-americanos." ( Síntesis , 5)

"Existe uma assombrosa riqueza de vida em muitos lugares na convivência. Existem incessantes esforços por construir a paz e buscar saídas democráticas aos múltiplos e variados problemas que afetam a nossa realidade. Além disso os nossos povos não perdem a sua fé em Deus e seu amor pela vida, a sua sede de transcendência, a sua capacidade de acolhida, serviço e ajuda fraterna”. (Síntese, 8)

"A fé que professamos manifesta a nossa identidade diante do mundo. O Espírito nos impulsa a vivê-la na comunhão da Igreja universal e nos alenta a expressá-la com as nossas próprias características específicas. Na Igreja da América Latina e do Caribe nos consideramos especialmente enriquecidos pelo patrimônio da catolicidade da fé que se exprime em variadas formas.” (Síntese, 16)

"O tema fundamental que unifica todas as Conferências Gerais é a Evangelização. Porém, é possível sintetizar muito esquematicamente, dizendo que a principal preocupação da Conferência no Rio foram os evangelizadores, em Medellín a pessoa humana e a sociedade latino-americana; em Puebla a Igreja e em Santo Domingo Jesus Cristo." ( Síntese , 24)

Nenhum comentário: